Ambivalências da sociedade da informação*
“O futuro tem muitos nomes: para os fracos, ele é inatingível; para os temerosos, ele é desconhecido; para os corajosos, ele é a chance...” Victor-Marie Hugo
O poder, como bem diria Foucault, se esgueira pelas beiradas, busca não ser percebido para influir tanto mais, procura a obediência do outro sem que este a perceba, inventa privilégio que a vítima pensa ser mérito, usa o melhor conhecimento para imbecilizar
Não seria diferente com a informação: desinformar pode ser seu projeto principal. Não se trata apenas de nos entupir com informação de tal forma que já não a saibamos manejar, mas sobretudo de usá-la para seu oposto, no sentido mais preciso de cultivo da ignorância. Mais que tudo, conhecimento é ambivalente: sempre foi nossa arma mais decisiva da emancipação, mas não o é menos da colonização.
O processo atual de globalização aponta para esta direção de modo ostensivo: o que mais se globaliza são formas globalizantes de discriminação. Longe de as chances estarem mais bem distribuídas, concentram-se em clivagens tanto mais drásticas. Neste texto, pretendemos abordar muito preliminarmente o outro lado da sociedade da informação, com o objetivo de alargar o espectro da discussão sobre a importância marcante da informação em nossa sociedade.
*Resumo
O texto discute a possibilidade da desinformação em processos informativos como componente intrínseco da comunicação humana. Em parte é fenômeno normal, por conta de dupla seletividade: nosso aparato perceptor capta o que lhe é viável captar, e cada sujeito capta de acordo com seus interesses. O problema está sobretudo na manipulação excessiva da informação, provocando efeitos imbecilizantes mais ou menos ostensivos.
É o caso do advertising que
pretende causar um tipo de influência imperceptível muito
efetiva, porque se apóia em estratégias refinadas de
conhecimento especializado. É fundamental preservar o
ambiente crítico e autocrítico para poder reduzir e controlar a
informação.
...Continua em breve.
fonte: Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 2, p. 37-42, maio/ago. 2000
...Continua em breve.
Palavras-chave: Sociedade da informação; Sociedade do conhecimento; Globalização;
Pedro Demo
PhD em Sociologia, Alemanha, 1967-1971. Professor Titular da UnB, Departamento de Serviço Social. Pós-Doutor pela UCLA, Los Angeles, agosto de 1999 a abril de 2000. Mais de 40 livros nas áreas de política social e metodologia científica.fonte: Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 2, p. 37-42, maio/ago. 2000
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comment e colabore para expansão do conhecimento coletivo