Scientia Ad Sapientiam

Scientia Ad Sapientiam
“Não há homem imprescindível, há causa imprescindível. Sem a força coletiva não somos nada” - blog da retórica magia/arte/foto/imagem.

Pesquisar este blog

Institucional

Leave a Comment



Gênesis 1 – O começo de tudo - parte I






Havia um tempo em que eu vivia num lugar longe e estranho, onde tudo era distante, impossível e demorava, demorava muito tempo para que alguma coisa acontecesse.

Era assim que eu me sentia, como numa ilha distante a milhas e milhas de qualquer continente ou forma de vida. E o processo era longo, as idéias demoravam a tomar forma e não havia instrumentos, ferramentas ou qualquer tipo de conhecimento que permitisse aos pensamentos chance de se tornarem concretos.



Mas esse lugar solitário hoje se encontra no passado. Além disso, não há sombra sequer de um dia ter existido. E um novo mundo desperta. Cheio de novidades, cheio de luzes que piscam, botões que se multiplicam, incontáveis menus, atalhos, funções, ações... Personalização e liberdade de customização à vontade. Tudo aí na sua frente a um passo, ou melhor, a um “click”.



Já deu para perceber que falo de um tempo que chegou para ficar e, que depois da última grande revolução da produção em série, não a dúvidas de que agora a nova revolução é muito mais sutil e não por isso menos poderosa. Pelo contrário, ela é silenciosa no que diz respeito à possibilidade de transformar indivíduos a nível pessoal, de dentro para fora. Mudar hábitos e comportamento, afetar a economia e agitar o mundo social e político como nunca antes na história. Tudo isso de forma silenciosa mas poderosamente transformadora: a revolução da informação. Um computador na mão e uma boa conexão e o mundo está na sua mão.



E essa introdução toda para tentar expressar minha própria descoberta deste novo mundo que se apresenta. Ao mesmo tempo Virtual e utópico, onde deposito todos os meus desejos, expectativas e sonhos, no mesmo instante que vejo neste mesmo mundo as pessoas colocarem nele todos os seus feitos e criar uma bibliografia viva, mutante, com fotos, vídeos, imagens e textos, que se renovam diariamente e se transformam na mais perfeita forma de interação, utilitário para o trabalho, como se fosse uma espécie de canivete suíço, ou a caixa de pandora. Onde todas as informações estão ali na sua frente. Tudo de bom e tudo de ruim, tudo misturado num garimpo sem fim, onde é possível mergulhar de cabeça e passar horas e horas a fio sem enxergar o fim do caminho.

E pensar que eu ainda resisti um bom tempo fazer parte dele, achando que seria uma perda de tempo e um desperdício ficar diante de um computador na web e perder o mundo real lá fora. Quando, na verdade, este momento chegou justamente para dar conta do recado da grande produção de coisas e informação do mundo moderno, e não para virarmos escravos ou máquinas da própria tecnologia que criamos.



E ai esta o grande desafio: decifrar e entender como e para que serve este novo mundo, e a melhor forma de fazer uso dele em prol de uma grande causa, ou apenas um agente transformador para benefício próprio e satisfação pessoal.



E de que lado você vai estar?



Do lado dos que entendem e acompanham estas transformações e percebe uma grande oportunidade de expansão de conhecimentos, ou apenas um observador e curioso, que acredita que tudo é passageiro e está satisfeito com as coisas como elas por si mesmo acontecem, e não quer interferir nem fazer diferença na história?



Eu escolhi a primeira opção. E aqui estou buscando a minha própria forma de entender e buscar utilidade prática nisso tudo, tentando decifrar e encaixar todas as peças nesse enorme quebra-cabeça, acreditando que, se estou aqui e faço parte dessa era, é porque faz parte da minha missão quebrar o código e ver a verdadeira transformação que a era da informação pode proporcionar. A busca está apenas começando, e nessa jornada a passagem é só de ida e não há como retornar: uma vez adquirido o conhecimento não dá mais para retornar a ignorância e a indiferença.



A seguir um alerta.



É preciso se preparar antes de mergulhar nessa viagem e ter em mente valores e conceitos bem definidos, para que no caminho você não se perca e encontre um buraco vazio ou uma passagem sem saída, e não entender o verdadeiro sentido para a sua viagem.

Aqui ofereço um bom motivo para embarcar nessa jornada e seguir os passos do mestre, alguém que procurou o crescimento em todos os sentidos e extrapolou possibilidades da existência e riqueza humanas... Em “Salomão - o homem mais rico que já viveu”, Salomão não só ganhou uma reputação mundial como o homem mais sábio da história, mas sua saúde e riqueza eram lendárias também.

Suas reservas de ouro sozinhas valiam quase um trilhão de dólares se em dólares de hoje. No livro bíblico dos Provérbios, Salomão revela suas estratégias para alcançar o sucesso, a riqueza e felicidade pessoal.





A chave para ganhar qualquer desafio




“Você vê um homem diligente na sua empresa? Ele estará entre os reis”. Provérbios 22:29



Torne-se a um em um milhão que produz resultados incríveis




Em todo o esforço que empreendemos, ou qualquer outro objetivo que perseguimos, podemos experimentar os resultados que podem ser medidos como: grande, bom, muito bem, pobre, terrível e catastrófico. Na minha experiência de mais de cinqüenta anos, tenho experimentado todos esses resultados, pessoalmente, profissionalmente e financeiramente. Ao estudar a vida de muitas das pessoas mais bem sucedida da história, descobri que eles também tiveram de toda a gama destes resultados em uma ou mais áreas de suas vidas. Porém, nas áreas de suas maiores conquistas, sem exceção, têm conseguido resultados incríveis. Um semestre convivendo ao lado de cada um deles, sem exceção, todos atingiram marcas incríveis, porque eles aprenderam e utilizaram uma simples, porém incrivelmente poderosa habilidade.



Essa habilidade era a sua chave para alcançar os seus sonhos impossíveis.



George Washington, Thomas Jefferson, Benjamin Franklin, Thomas Edison, Clara Barton, John D.Rockefeller, Henry Ford, Sam Walton, Walt Disney, Bill Gates, Oprah Winfrey, e Steven Spielberg são apenas algumas das pessoas que a usaram. O fato é que, sempre que é utilizado, em última análise, produz resultados incríveis.

Além disso, os resultados incríveis quase nunca são atingidos sem ela. Infelizmente, menos de um em mil pessoas plenamente a utilizam. A boa notícia é que é uma habilidade que pode ser facilmente aprendida e pode ser usado por qualquer pessoa, independentemente da sua origem, educação ou QI.



Eu estou falando sobre a habilidade de diligência.



A grande maioria das pessoas pensa que entendem o que significa a diligência, mas nada poderia ser tão distante da verdade.

Quando Salomão fala sobre a diligência, ele está falando de uma característica que é tão rara quanto um diamante de dez vezes o mesmo quilate. A razão de tão raro é que a verdadeira diligência é contrária à natureza humana.

Temos todos os traços que fazem parte da condição humana. Estes traços produzem nossos impulsos naturais, tendências, pontos fortes e fracos. Diligencia, no entanto, não é nenhum deles. Na verdade, o traço comum a todos os seres humanos é o nosso desejo ou a unidade de gratificação instantânea. Queremos tanto quanto nós podemos conseguir, tão rápido quanto nós podemos conseguir, com o menor esforço possível. Essa é a nossa natureza.

Nós todos temos uma inclinação natural a seguir o caminho de menor resistência.


Felizmente, apesar da nossa inclinação natural, podemos optar por seguir um caminho de maior resistência, e se tornar diligente na busca de qualquer empreendimento, projeto ou objetivo.

E se você desenvolver o tipo de diligência que Salomão se refere, você pode conseguir resultados incríveis em qualquer área importante de sua vida.

Para entender completamente o que Salomão quis dizer com a palavra diligente, precisamos adicionar estas definições para as palavras de Salomão encontrado em Provérbios 20:11.



"Até uma criança é conhecida por suas ações, se seu trabalho é puro e se esta certa."

As palavras-chave aqui são "puras” e “certas”. Salomão usa a palavra “pura”, não apenas no sentido de um valor moral ou ético, mas sim sobre o trabalho em sua forma mais pura. É mais parecido com um termo de mineração do que um termo de ética. As minas de Salomão representaram uma enorme parcela de sua riqueza, muitas vezes ele usou termos de mineração em seus escritos.



E se você está em uma mineração de ouro que você faz?

Você cavar um monte de sujeira, você encontra uma grande pedra, e você toma a grande pedra e a submete a uma quantidade imensa de calor que derrete todas as impurezas. O que resta é ouro puro. Esse é o lado "puro" da diligência. É descer ao fundo da mina e investir um dia, cada hora e cada minuto em algo que traga um retorno puro sobre o tempo e o esforço investidos.
O outro lado da diligência é o lado "certo". Não é apenas sobre o trabalho em algo com persistência e pelo trabalho inteligente.

É sobre fazê-lo direito - de forma ágil, eficiente e eficaz.
Em outras palavras, fazê-lo na hora e nos mais elevados padrões possíveis, independentemente do que é exigido ou esperado. Significa trazer a criatividade, persistência e até mesmo o esforço de outras pessoas e recursos de terceiros para alcançar um resultado extraordinário.



Agora, antes de recuar e dizer: “Eu não sou um tipo criativo ou persistente da pessoa”.

Deixe dizer-lhe: - você pode ser.

Tudo que você precisa fazer é seguir a receita de Salomão para o desenvolvimento da habilidade de diligência. Ele compreendeu que qualquer um poderia desenvolver essa habilidade. Lembre-se, ele disse: "Mesmo uma criança. . . ”



E uma vez que já domina a arte de diligência, podemos usá-la em qualquer outra área importante de nossas vidas, em qualquer empreendimento ou propósito para alcançar resultados incríveis. Podemos usá-la para transformar casamentos pobres em grandes casamentos, boas carreiras nas carreiras mais incríveis, e uma projeto falido em um negócio de sucesso.



Diligência é uma habilidade aprendida que combina: persistência criativa, um esforço inteligente de trabalho corretamente planejado e corretamente executado de forma rápida, eficiente e eficaz, para atingir um resultado, que é puro e da mais alta qualidade de excelência.



Parece complicado?



Isso porque diligência verdadeira envolve todas as nove qualidades. É por isso que a diligência verdadeira é tão rara como um diamante.

É da natureza humana seguir o caminho de menor resistência. Salomão compreendeu que precisava ser motivado a escolher a diligência ao invés da nossa inclinação natural para "ir com o fluxo." E o que é motivação?

Ser verdadeiramente diligente, ele nos diz que traz prêmios de valor inestimável, ao mesmo tempo em que uma falta de diligência pode ter conseqüências devastadoras.



A seguir algumas das recompensas que ele promete



Você vai ganhar verdadeira vantagem


Em todo empreendimento, você prefere procurar fazê-lo forte e inabalável, ou ter um "handicap" estável, uma imagem ou posicionamento duradores?

Salomão nos garante que aqueles que são verdadeiramente diligentes ganharão uma insuperável vantagem sobre aqueles que não o são. Ele diz:

"Os planos do diligente conduzem à vantagem." (Pv 21:5).

Se nós estamos competindo com empresas , indivíduos, circunstância ou, simplesmente o tempo, a diligência nos dará uma vantagem única, que irá resultar em uma maior produtividade, realização, riqueza e satisfação.



Você estará no controle da situação, ao invés de ter a situação no controle de você.


Você prefere ter seu destino controlado por seu chefe e as outras pessoas, ou seria melhor controlar seu próprio destino? Salomão diz: "A mão dos diligentes dominará, mas a mão folgada será submetida a trabalhos forçados." (Pv 12:24). Aqueles que são verdadeiramente diligentes não apenas controlam seu próprio destino, mas promovem a realização daqueles em torno deles também.



Você vai experimentar a verdadeira realização.


A grande maioria das pessoas está em um estado permanente de fome. Não por comida, pelo menos aqui, mas pelas coisas. Americanos têm hoje mais dívidas e baixa poupança do que qualquer outra geração na história da nossa nação. Não importa o que temos, parece que nunca é suficiente.

Contentamento e satisfação verdadeira parece ser tão raro como um bilhete de loteria premiado. Em contrapartida, Salomão nos diz: "a alma dos diligentes é cheia." (Pv 13:4).

Ao usar a palavra "alma", Salomão está se referindo a um homem ou mulher no seu ser mais íntimo, sua essência, a sede da sua personalidade e emoções. Imagine estar tão contente e satisfeito que você não almejar nada. Esse é o tipo de realização prometida para o diligente.



Você vai ter o respeito e a admiração das pessoas em posição de autoridade.


Enquanto outros lutam para serem notados, os diligentes são procurados por pessoas em posições de autoridade ou destaque. Isso é o que Salomão quer dizer quando diz que a pessoa que é diligente em seus negócios "estará diante de reis" (Provérbios 22 : 29).

Elas se tornam estrelas brilhantes que emitem tanta luz que chamam a atenção de todos ao seu redor.



Suas necessidades serão satisfeitas.

Aqueles que trabalham diligentemente na sua área de especialização irão alcançar o sucesso material suficiente para satisfazer as suas necessidades. Em Provérbios 28:19, Salomão escreve: "O que lavra sua terra se fartará de pão, mas quem segue os ociosos é negado o entendimento".

Aqui, ele também adverte que, se você desviar o seu campo de esforços para seguir as pessoas tolas ou os seus conselhos, você vai perder o caminho do entendimento. Tradução: não se deixe enganar por pessoas que buscam sucesso superficial e oferecem "métodos de ficar rico rápido" que soam demasiadamente bom para ser verdade. Eles são. Quando você encontrar essas pessoas, fuja.



Você vai experimentar cada vez mais sucesso.


Salomão nos garante que aqueles que diligentemente trabalham irão experimentar o sucesso e a riqueza que cresce continuamente, mas, dinheiro que chega até nós com facilidade, sem grande esforço, quase sempre vai ser perdido. Ele diz: "A riqueza obtida por vaidade deve ser diminuída., Mas aquele que a reúne pelo trabalho deve aumentar. "(Prov.13: 11).

Por mais difícil que seja de acreditar, a maioria dos ganhadores de loterias perde todos os seus ganhos em um período relativamente curto de tempo. E mesmo os apostadores com sorte para ganhar o suficiente, acabam por perder os seus ganhos e terminam em dívida. Os cassinos em Las Vegas não oferecem gratuitamente Suítes no Hotel Palacial para altos jogadores por bondade de seu coração. Eles fazem isso porque sabem que não importa o quanto ganhe um jogador experiente, ele acabará por perder muito mais.



Seus esforços serão rentáveis.


Salomão promete que TODOS que trabalham diligentemente terão lucro como resultado.

Um que seja medido pelo êxito da realização de seus objetivos, e você receberá recompensa financeira para atingir esses objetivos. Em Provérbios 14:23, diz: "Em todo trabalho há proveito, mas falar apenas só leva à pobreza".



Aplicar esse trabalho para o seu casamento ou na manutenção de sua família, e seu lucro será medido pela quantidade de satisfação que você e sua família ganharão. Falar apenas, por outro lado, Salomão adverte, é barato e fácil, e só leva à pobreza. Trabalho diligente é exigente. Exige visão, criatividade, compromisso e parceria efetiva.



Essencialmente, Salomão está nos dizendo que se você não é rentável em sua carreira, ou se o casamento não é tão completo como você deseja, você provavelmente não está se empenhando o suficiente. Aplicando a diligência em qualquer área de nossa vida sempre traz resultados lucrativos.



As conseqüências de não ser diligente.


Nossas maiores motivações na vida são o desejo de ganhar, e o medo de perder. Salomão tenta motivar-nos com ambos. Se suas sete recompensas não fornecem a motivação que você precisa para prosseguir a diligência, talvez as conseqüências de não ter sido diligente vão estimular você.




Conseqüências de não ser diligente


Você sempre estará em uma desvantagem insuperável.


O diligente toma todo o tempo de que necessitam para planejar e se preparar para que possam desempenhar com excelência o objetivo. Aqueles que não são diligentes não têm tempo necessário para planejar, preparar ou executar. Eles tendem a "atirar a partir do quadril", e sua pressa finalmente resulta em fracasso.



Salomão diz: "Os planos do diligente conduzem à vantagem. Mas quem é precipitado (recebe) vem certamente à pobreza. "(Prov.21: 5).

Eu perdi minhas economias de vida cinco vezes e, em cada caso, agi com pressa - eu era tudo menos diligente. As duas primeiras vezes, minhas perdas chegaram a US $ 20.000 e $ 120.000, respectivamente. As próximas três vezes, os valores eram muito maiores, na casa dos milhões de dólares.



Da mesma forma, minha filha perdeu a poupança quando ela agiu precipitadamente, sem procurar o meu conselho ou aos outros. Se qualquer um de nós agisse com diligência e não na pressa, ela ainda teria uma conta de poupança agradável, e eu teria milhões de dólares a mais na minha carteira financeira.



Você vai ser excluído.


Ninguém gosta de viver a sua vida fora de controle. Nós odiamos ser excessivamente controlado por outros.

No entanto, Salomão adverte: "A mão dos diligentes dominará, mas a mão folgada será submetida a trabalhos forçados." (Pv 12:24).

Quem decide como você gasta seu dia? Quanto dinheiro será pago a você? Se vai ou não vai ser promovido, rebaixado, ou mesmo deixar sair?

Mesmo com aqueles que possuem seus próprios negócios, se não forem diligentes, seus clientes ou a concorrência controlá-los-á.



Você vai implorar, mas vai encontrar pouco consolo.


Enquanto aqueles que são diligentes terão seus mais profundos desejos satisfeitos e desfrutarão de um profundo senso de realização, aqueles que não estão sujeitos a diligência terão desejos infinitos que nunca serão cumpridos. Em Provérbios 13:4, Salomão, não só nos diz que a alma dos diligentes será feita de fartura, mas também ele adverte: "A alma do preguiçoso implora, mas não recebe nada."

Infelizmente, para aqueles na falta de diligência, suas vidas são definidas pelo desejo, em vez de realização.



Você não vai entender nada.


Hoje, as ondas de televisão estão cheios de pessoas que prometem riqueza sem trabalho.

Você pode comprar imóveis com nenhum dinheiro, fazer centenas de milhares de dólares em títulos e ações , mesmo se você não tem dinheiro na poupança, e assim por diante. Salomão adverte que aqueles que perseguem celebridades com dinheirinho rápido em ascensão, e seus esquemas de ficar rico rápido, só demonstram a sua ignorância.

"O que lavra sua terra se fartará de pão, mas quem segue os tolos é farto de falta de entendimento." (Pv 28:19).



Sua riqueza e segurança desaparecerão.


"A riqueza obtida por vaidade deve ser diminuída., Mas quem reúne pelo trabalho deve aumentar." Pv 13:11

Salomão contrasta as duas formas de ganho e riqueza das pessoas, aqueles que obtêm através de seus esforços diligentes e aqueles que ganham sem trabalhar para ele .



Em Provérbios 13:11, ele adverte que aquele que ganhar a sua riqueza através de desejos da vaidade, verá que a sua riqueza diminuirá, até finalmente, desaparecer.



Seu esforço resultará em nada.


A respeito daqueles que trabalham diligentemente até o limite de sua capacidade, enquanto outros estão constantemente falando sobre o que eles vão fazer um dia. Falar é fácil. Não requer nenhum esforço.

Trabalho diligente exige um grande acordo de esforço. Mas enquanto o diligente lucra com seu trabalho, o falador está apenas perdendo o seu tempo e o dos outros.

É por isso que Salomão nos diz em Provérbios 14:23, que, "falar apenas só leva à pobreza".



Como você pode trazer verdadeira diligência em todas as áreas da sua vida?


É isso que veremos na continuação deste post em:


Genesis - O Começo de tudo - parte II


e


Gênesis 1 – O começo de tudo - parte III




















Esta parte está em construção!



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comment e colabore para expansão do conhecimento coletivo

_hedonism_taken_serious

by The Hedonist Cover Art: "Portrait of Sun Ra", oil on canvas by Paul David Elsen

World_cloud

banner

Louco ou criativo, depende de que lado voce está.
Inovador ou bizarro, ousado ou abusado, diferente ou excêntrico, qual sua imagem?

Top_blog