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Plano de Marketing na Web de baixo custo: Rede Social – parte I

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Plano de MKT na Web de baixo custo: Rede Social – parte I

Mais de 80% dos brasileiros que estão na internet participam de redes sociais. O que são essas redes, e que diferença elas podem fazer na sua vida pessoal e profissional.

Se sua empresa precisa de um sólido planejamento de marketing digital para 2010

Como já mencionei várias vezes as empresas têm que estar preparadas em 2010 para utilizarem a Internet como ferramenta de marketing digital em seus negócios.
A questão da preparação é talvez o ponto fundamental para as empresas brasileiras. Não basta imaginar que sua empresa, seja ela pequena, média ou grande, irá obter bons resultados com o Google, Twitter ou Facebook isoladamente. Pior que não saber, é pensar que se sabe. Tantas idéias, tantas opções na Internet, então como saber onde vale a pena investir tempo e dinheiro?
As empresas têm que começar pelo começo : A Pesquisa on-line e pelo Planejamento de Marketing Digital.
O Planejamento de Marketing Digital é o ponto de partida de tudo. A única forma viável da empresa utilizar adequadamente a Internet é através do Planejamento de Marketing Digital.
São realmente infinitas as possibilidades da Internet, seja na criação de novas formas de negócio, na divulgação dos produtos, no atendimento aos clientes, em fim no Marketing Digital.
Somente elaborando um Planejamento de Marketing Digital forte é que você pode criar o FOCO necessário para ser bem sucedido. É comum dizer que a Internet pode ser um enorme exercício do niilismos, ou seja, do nada. Você perde o foco muito facilmente. Assim o Planejamento de Marketing Digital é fundamental pois cria o FOCO necessário e obter retorno dos investimentos.


LEIA MAIS AQUI COMO CRIAR UMA IMAGEM DIGITAL

As 7 estratégias do Marketing Digital são:
  • Marketing de Conteúdo;
  • Marketing nas Mídias Sociais;
  • E-mail Marketing;
  • Marketing Viral;
  • Publicidade on-line;
  • Pesquisa on-line;
  • Monitoramento;

  1. Marketing de Conteúdo : Você tem que oferecer algo útil e relevante para o consumidor. Algo que ele queria.

    A Palavra-chave é Informação;


  2. Marketing nas Mídias Sociais. Você tem que criar uma rede forte ligada ao negócio. Sem ela você não é nada.

    A palavra-chave é relacionamento;



  3. E-mail Marketing : Nem todos os consumidores usam o Twitter. Você tem que ter ações de e-mail Marketing. E-mail Marketing pra quê ? Essa é a pergunta que você tem que se fazer.

    Informativo, Promocional e Inovador;



  4. Marketing Viral. Esta é a ferramenta mais importante, eficiente e lucrativa da Internet, e que poucas pessoas sabem utilizá-la. É aí que o seu negócio realmente decola.

    No Marketing Viral, você multiplica tudo que faz por 10, por 100, por 1000;


  5. Publicidade on-line : Você tem que ter um plano de mídia e divulgação que não pode ser só baseado no “buzz”. A Publicidade é importante, mas não é mais a mesma.
    Você tem que ser criativo e focar seu investimento em nichos. Além disso você pode usar a publicidade on-line gratuita, através do SlideShare, You Tube, e tantos outros serviços web.
  6. Pesquisa. Assuma que o importante é o consumidor, não você, e que você precisa entender melhor o seu público alvo. Pesquise, pesquise, pesquise. Aprenda tudo que puder sobre seu consumidor on-line. Como pensa, o que quer, quem é e o que faz.

    Entenda sua mente;


  7. Monitoramento : Monitore Tudo e aprenda com isso. Quem mais vai te ensinar sobre Internet é a Internet. Monitore tudo. Monitore sempre. Mas analise o que está monitorando, entenda e aprenda com isso.


Resumindo: Pesquise, Planeje, Defina recursos, e Mantenha o FOCO. Sempre.Comece a usar o Marketing Digital e insira seu negócio na Internet

LEIA AQUI LIÇÕES TOMADAS A PARTIR DAS ELEIÇÕES NOS E.U.A




Em minhas ações e relacionamentos, muitas pessoas me perguntam sobre como utilizar os Blogs para divulgar suas empresas na Internet.

Os Blogs estão inseridos em Marketing de Conteúdo, pois ajudam seus clientes a encontrar sua empresa e a valorizar seus produtos e serviços, através do conteúdo e das informações que você, ou sua empresa distribui livremente.

Embora dê resultado, criar e manter um Blog requer planejamento e disciplina. Assim, para o planejamento e implantação de um Blog, voltado a divulgar sua empresa e produtos na Internet, você deve ter em mente:

1 - Defina quem é o seu público-alvo : Antes de mais nada o seu blog tem que ter um objetivo claro, e um público alvo. Obviamente ele deve ser parte do seu público consumidor.

2 - O que se pretende do público-alvo : Você deve definir que tipo de relacionamento quer desenvolver com o seu consumidor. Se você espera uma ação imediata, como uma compra ou pedido, seu blog tem que estar focado em informações que o publico busca antes de decidir pela compra.

3 -Como se comporta o público-alvo : Onde este público está, como ele navega na Internet, e o que ele gosta. Você deve fazer uma pesquisa na Internet para saber como o seu consumidor busca informação e o que procura.

4 -Que conteúdo produzir para o público-alvo : Somente com as respostas dos três passos anteriores é que você irá definir o foco do seu Blog e que conteúdo será produzido. Lembre-se: seja específico, faça uma lista dos temas e conteúdos que você pretende publicar.

5 - Como produzir este conteúdo : Não se engane, você tem que planejar como irá produzir o conteúdo e em que volume e periodicidade. Defina se vai contratar alguém ou se você irá escrever. Mas se for você quem escreve, reserve tempo para isso semanalmente.

6 - Que plataforma utilizar : Antes de sair criando um Blog estude bem qual a plataforma que irá utilizar, como e onde vai instalar o Blog. Minha sugestão é que você instale o Blog dentro do seu próprio site.

7 -Como vou divulgar o meu Blog : Seu blog não será descoberto por mágica. Acelere as coisas. Faça uma lista das ações de divulgação que pretende implementar e quais mídias que você irá utilizar para divulgação. Novamente seja específico, liste os nomes dos sites, portais, blogs, comunidades, fóruns e redes sociais onde pretende difundir a informação de que seu blog agora existe.

Com estes passos a minha experiência mostra que você irá criar um Blog que produz resultados para você ou seus negócios. Como um blog pode resolver seus problemas e substituir uma série de ferramentas na web como:


- Solução para publicidade de sites

- Links patrocinados que aparecem nas páginas de resultados dos buscadores e também podem surgir
em páginas internas. Necessário segmentar uma campanha baseada em uma ou mais palavras-chave relacionadas à oferta ou serviços com pay-per-click.
Ex: Pesquisa por palavras chave no google;

- Usar fórum relevantes e postar tópicos que aumentem e direcionem para seus sites e blogs. - Colocar anúncios em Classificados;

- Outras Estratégias nos resultados de buscas do Google.

As mídias sociais são um fenômeno, que se consolidou no Brasil e no mundo, e que não pode mais ser desconsiderado pelas empresas. No Brasil, com cerca de 50 milhões de pessoas acessando a Internet, mais de 80% dos internautas participa de algum tipo de rede social, e nesta mesma proporção lêem blogs regularmente.

Mas como todo novo fenômeno de mercado, as empresas ainda estão se adaptando a esta realidade, e na maioria dos casos não sabem como agir, principalmente nas relações públicas e na comunicação empresarial.

Os executivos se dividem quando o assunto é a relação com as mídias sociais. Há a turma dos ansiosos, que acham que já deviam ter feito seu perfil no Twitter, e a dos conservadores, que acham que as mídias sociais são muito arriscadas, sem controle algum, e portanto preferem ficar de fora.
Para os dois grupos a empresa deve controlar os ímpetos dos ansiosos, e criar um sério e consistente planejamento de comunicação nas mídias sociais, e sair do imobilismo dos conservadores, entendendo uma realidade incomoda : Não cabe a empresa decidir se entra ou não, pois os consumidores vão falar da empresa e de seus problemas, queira ela ou não.



A transparência e prevenção são as palavras chaves, e recentemente três empresas, Domino´s Pizza, Amazon e Dafra, se envolveram com incidentes nas mídias sociais, que exemplificam bem essa nova realidade da comunicação entre a empresa e o consumidor.

No caso da Domino´s Pizza, dois funcionários publicaram um vídeo no YouTube, fazendo coisas realmente nojentas, como espirrar sobre as pizzas que iam ser entregues. A empresa reagiu, publicando um vídeo, também no You Tube, com as desculpas e explicações do CEO da empresa, além de demitir, processar os funcionários, e pedir ao You Tube que retirasse o vídeo.

A Amazon, que furtivamente retirou do ar os livros relacionados ao público Gay, se enrolou com explicações mal elaboradas, quando blogueiros e twitters começaram a falar mal e se rebelar publicamente com a atitude da loja virtual.

A Dafra teve seu comercial, no qual o ator Wagner Moura faz um discurso épico para uma multidão de consumidores, redublado por um consumidor revoltado, que publicou, no YouTube, uma versão bastante ofensiva à marca. A empresa conseguiu saber do fato a tempo e retirou o vídeo do ar.

Os três casos mostram uma realidade simples : Não há onde se esconder. Se a empresa não participar, ela será engolida pelas mídias sociais e não terá como se defender. Além disso, não participar significa também deixar de falar com milhões de consumidores, sobre sua marca e seus produtos.

Coletando vários casos e opiniões de outros especialistas, elaborei um conjunto de sete recomendações, que na minha opinião devem ser adotadas pelas empresas na comunicação corporativa e na relação com as mídias sociais, sem se deixar levar pelos ansiosos, nem ficar estático, como querem os conservadores, esperando pelo caos.

Vamos então as recomendações.

1. Monitore tudo : Escute o que o consumidor está falando nas mídias sociais. Monitore o que está acontecendo e acompanhe as redes sociais. Existem inúmeras ferramentas para isso.

2. Se conheça melhor : Defina as suas reais prioridades e o que mais importa para a sua empresa. Seja sincero e pergunte o que a sua organização realmente valoriza. Esteja preparado para expor isso para as mídias sociais.

3. Seja social : Amplie seu networking. Exponha-se. Participe. Não se esconda atrás da mesa. Use as mídias sociais para ser social.

4. Comande a festa : Faça com que o site de sua empresa comande a conversa. Comece a falar e a liderar a discussão sobre os fatos importantes do seu setor, através de blogs e da participação nas mídias sociais.

5. Seja multimídia : Converta todo o material da sua empresa em versões para áudio, vídeo, imagem e texto, e publique seu material em todos os meios possíveis, disponíveis nas mídias sociais.

6. Continue na mídia : Não abandone a mídia convencional, ao contrário, foque seus esforços nos principais veículos de mídia on-line do seu setor.

7. Planeje : Planeje para uma crise. Crie uma estratégia de mídias sociais que planeje sua empresa para se comunicar, mas também para enfrentar uma eventual crise de comunicação e imagem.

Ela é inevitável, então esteja preparado e discuta o que fazer. O mais importante, nos dias de hoje, é que a empresa seja responsável, autentica e sincera na sua comunicação com as mídias sociais, respondendo aos consumidores e adotando ações transparentes de correção quando algo sair errado.

Ações promocionais no marketing digital





Uma das atividades mais populares no marketing é a ação promocional, ou como muitos chamam, a Promo.
O principal motivo é que a promoção de vendas está diretamente ligada ao desejo de toda empresa de incrementar seu faturamento. As ações promocionais falam diretamente com o lado mais sensível da empresa : O bolso.

Mas quando olhamos para a Internet vemos ações promocionais tímidas, normalmente servindo de apoio para outras campanhas, para promoções do ponto de vendas, ou informando sobre desconto promocionais. Na verdade é possível obter muito mais do que isso. Você pode criar ações promocionais exclusivas para a Internet, que aproveitem as redes sociais dos próprios consumidores, e que criem um efeito rápido de divulgação. O resultado pode ser muito rápido e a relação custo-benefício bastante atraente. Mas para criar uma ação promocional na Internet você primeiro deve se perguntar: O que o consumidor quer ? É obvio que todos querem promoções e descontos, mas temos que lembrar os três principais desejos do consumidor on-line, antes de definir nossa ação promocional. O consumidor on-line busca Informação, Entretenimento e Relacionamento. São estes três desejos que devem ser trabalhados em uma ação promocional para que ela seja eficiente. Assim sua ação promocional deve explorar estes três desejos do consumidor com um enfoque integrado :

1. Informação : A ação deve informar sobre a oportunidade única disponível somente pela Internet. A oferta pode estar associada diretamente ao produto, ou relacionada a alguma outra ação atraente para o público-alvo.

2. Entretenimento : A ação deve fazer com que o consumidor participe e se envolva em algum tipo de evento. Os sorteios parecem atraentes, mas são muito estáticos para a Internet. Uma competição, uma gincana, ou um jogo geram resultados mais interessantes.

3. Relacionamento : A ação deve envolver a rede de relacionamento do consumidor. Deve explorar de forma consciente a rede social a qual o consumidor pertence. O consumidor deve se sentir importante, na medida que a promoção valoriza não só ele, mas também seus amigos.

Para exemplificar o funcionamento das ações de promoção na Internet vamos falar de alguns produtos utilizados como plataformas promocionais :


1. Twitter promo : Metodologia e ferramenta que permite lançar ações promocionais no Twitter, utilizando a capacidade viral da rede. Com ela, transformamos a oferta da promoção em uma competição onde o consumidor divulga a própria promoção, e ganham aqueles que trouxerem mais visitas ao site da promoção. Assim o consumidor se envolve em uma promoção, informando seus amigos de uma oportunidade imperdível, e ao mesmo tempo se beneficia dela, sendo premiado pela divulgação.

2. Pollgate ( www.pollgate.com.br ) : Uma rede social baseada em enquetes multimídia sobre diversos assunto. Com ele uma empresa pode promover um produto ou serviço a partir de enquetes, a serem respondidas pelos internautas. Além disso, é possível criar uma competição premiando aqueles que criarem uma pergunta relacionada ao produto e tiverem mais respostas.

3. Orkut.com: O Orkut tem ampla aceitação no Brasil e vem aprimorando seus serviços, e já dispõe de uma ferramenta para criar promoções direcionadas aos seus amigos que a parecem na página inicial depois do login, numa excelente localização com bom tamanho.

4. IMVU: Fundada em 2004, IMVU Inc. (www.imvu.com) é um avatar baseado em redes sociais e mundo virtual onde as pessoas se encontram e interagem em 3D. IMVU atingiu 40 milhões de usuários registrados, 6 milhões de visitantes únicos mensais e uma taxa de 25 milhões dólares de receitas. O serviço oferece uma simples, mas envolvente ambiente 3D onde os usuários podem personalizar seus avatares e salas, e conhecer e interagir com outras pessoas de todo o mundo. IMVU tem a maior do mundo catálogo virtual de produtos de mais de 3 milhões de itens, quase todos os que são criados por seus próprios usuários, você cria e vende seus próprios projetos em 2D e 3D. IMVU é rentável. IMVU é apoiado por investidores de risco alto Menlo Ventures, Allegis Capital, Bridgescale Parceiros e Best Buy Capital, e está localizado em Palo Alto, CA. A empresa foi nomeada em Hollywood Top 100 companhia em 2009, ganhou no Virtual Worlds 2008 Innovation Award e foi nomeado também uma estrela em ascensão no programa de 2008 do Vale do Silício Technology Fast 50.

Todas estas ferramentas já estão disponíveis para implantação em campanha promocionais, e são adaptadas a cada cliente.


LEIA AQUI LIÇÕES TOMADAS A PARTIR DAS ELEIÇÕES NOS E.U.A
LEIA MAIS AQUI COMO CRIAR UMA IMAGEM DIGITAL


Fontes: Cláudio Torres | Consultor, palestrante e escritor.
Autor do livro "A Bíblia do Marketing Digital" e do curso de marketing digital "Social Marketing"


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