Marketing Esportivo e Projeto de Patrocínio para Atletas
SERVIÇOS
MARKETING
> MARKETING ESPORTIVO
Leia mais aqui sobre marketing cultural
Surf time! Free surfing championship action with surfboards from Brazil.
LEIA MAIS AQUI COMO CRIAR UMA IMAGEM DIGITAL
MARKETING CULTURAL
PROJETO de PATROCÍNIO
Vale lembrar que nossa Lei de Incentivo ao Esporte e Cultura prevê descontos e incentivos fiscais às empresas que praticam tais ações,como desconto no imposto de renda. LEIA AQUI MAIS SOBRE MARKETING E PRODUÇÃO CULTURAL e o que podemos fazer por você para interagir com uma empresa patrocinadora.LEIA MAIS AQUI COMO CRIAR UMA IMAGEM DIGITAL
Veja aqui um exemplo de Planejamento de Marketing Esportivo
APRESENTAÇÃO E OBJETIVO
O atleta profissional é apresentado e qualificado com seus principais objetivos.
O exemplo à seguir aplica-se a um atleta de nível profissional de surf, esporte radical bastante difundido na mídia e culturalmente associado com marcas de empresas que buscam uma imagem símbolo de juventude, saúde e estilo de vida.
Exemplos de partes de um projeto de patrocínio
...
É também parte do objetivo principal do atleta participar de algumas etapas do Circuito Mundial de Surf Profissional WQS (World Qualifining Series), a fim de aprimorar seu talento e experiência-lo em diversas condições de ondas e culturas dentro e fora do Brasil.
CAPITULO I - Relatório de despesas e custos de manutenção do atleta.
Estes custos detalhados integram o relatório semestral.
1> Equipamentos e acessórios, roupas e vestuário.
Os acessórios para a prática do surf como parafinas, decks antiderrapantes, leashing (cordinhas de segurança), bem como as roupas e uniformes usados nas competições e viagens, dentro e fora d´água. Empresas e marcas estão sendo pesquisadas a fim de produzir peças personalizadas com as marcas patrocinadoras.Quiver de pranchas
Visa manter o conjunto de pranchas de surf utilizadas pelo atleta, variando desde o tamanho 5´11´´ à 9´0´´ e em quantidades diversas, para cada tipo de onda a ser surfada.
2> Campeonatos
Datas, nomes e locais. Pela primeira vez no Brasil a CBS, ABRASP e ASP SOUTH AMERICA divulgam o calendário de suas competições de forma unificada. Os assinalados com “>” fazem parte do objetivo do atleta.Despesas de inscrição, transporte, hospedagem, alimentação e reserva técnica, são detalhados no relatório semestral.
3> Treinamento – staff técnico
3,1- Técnico de surf (treinador)3,2 – Preparador físico
3,3 – Nutricionista
3,4 – Psicólogo
3,5 – Manager - Coordenador profissional de carreira
3,6 – Pro labore atleta
Valor estimado e custos detalhados estarão no relatório semestral.
5> Viagens
5,1 – Roteiros, locais e temporadas Nacionais.Relação dos locais
MA - São Marcos
CE - Praia do Futuro, Titanzinho, Boca da Barra, Havaizinho
RN – Búzios, Tabatinga, Baía Formosa, Ponta Negra
PB - Mar dos Macacos, Bessa
PE – Maracaípe, Cupê
AL – Leprosário, Fortunato
BA – Jaguaribe, Ilhéus - Praia do Sul e Praia do Norte, Itacaré – Tiririca, Salvador – Estela Marins
RJ - Geribá – Búzios, Peró, Cabo Frio - P. do Forte, Foguete, Praia Grande - Arraial do Cabo, Itaúna – Saquarema, Itacoatiara, Arpoador, Ipanema Posto 9, Leblon 11, São Conrado, Barrada Tijuca, Reserva, Recreio-Gláucio Gil, Canto do Recreio, Macumba, Prainha, Grumari
SP – Itamambuca, Baleia, Camburi, Maresias, Tombo, Maluf – Pitangueira, Enseada
RS - Atlântida/Píer, Xangri-lá, Capão, Mampituba (Torres), Molhes (Torres), Prainha (Torres), Tramandaí – Backdoor, Imbé, Cidreira - Plataforma
5,2 – Roteiros, locais e temporadas Internacionais
Australia* Hawaii* Mexico* Puerto Escondido Costa Rica* Pavones, Playa Hermosa, Playa del Carmem, Santa Teresa Peru* La Isla, Senhoritas, Caballeros Uruguai* Punta del Este, El Emir Indonésia* Bali – Uluwatu África do Sul* Jefrey´s Bay Espanha* França* Portugual*
*Os roteiros serão definidos a partir das melhores épocas para a pratica de surf e seguindo o calendário da ASP (Associação Profissional de Surf).
O objetivo para o patrocínio é correr também as etapas do WQS da perna européia pela qualidade e tamanho das ondas, que são favoráveis para melhorar o desenpenho do atleta.
5,3 – Despesas transporte, hospedagem, alimentação e reserva técnica. Estes custos detalhados estarão no relatório semestral.
6> Staff
6,1 – Fotografo6,2 – Cinegrafista / vídeo maker
6,3 – Jornalista e/ou Publicitário e RP
Valor estimado e custos detalhados estão no relatório semestral.
7> Custo Mensal Estimado
7,1 – Manutenção atletaInscrições, transporte, hospedagem, alimentação, equipamentos, pro labore, reserva técnica e staff técnico.
7,2 – Staff
7,3 - Treinamento
CAPITULO II - Benefícios para o patrocinador
1> Relatórios semestrais
1,1 – AtividadesDetalhamento das atividades com textos e gráficos da evolução dos treinamentos, dos lugares visitados, e todas as atividades desenvolvidas do atleta e sua relação com os staffs técnicos e publicitário, com balanço financeiro para o patrocinador
1,2 – Resultados
Sumário dos resultados obtidos nas competições e objetivos técnicos de treinamento.
2> Clipping de Mídia
Coleta de todas informações pertinentes ao atleta e suas atividades divulgadas nas mídias especializadas e demais meios de comunicação.
3> Participação em rede de conteúdo
Desenvolvida por grupos especializados em cobertura esportiva, marketing esportivo e cultural. Credenciais para espaço informativo com produção de conteúdo nos portais divulgando tudo o que acontece na rotina dos trabalhos do atleta e sua relação com a marca patrocinadora.
4> Retorno Publicitário
4,1- Material ilustrado impresso das viagens Criação de material gráfico e divulgação no portal surferszone.net das viagens e notícias das competições a cada bimestre, em formatos diversos com fotos e textos.
4,2 - Gerenciamento Estratégico de Marca e Mix de Marketing
Acompanhamento e planejamento estratégico para a imagem da marca e estudos de melhor uso e visualização segundo plano de marketing para a empresa patrocinadora.
4,3 – Planejamento e Criação de campanha publicitária
Criação de campanha publicitária com material criado a partir das viagens e competições, planejamento de comunicação com as imagens do atleta para a empresa patrocinadora.
Formatos x quantidade por sessão fotográfica [ diária somente para eventos, viagens, shows ]
Leia aqui mais infos
Item
| Fotos por Sessão | Sessão 1 hora | Sessão 1 dia | Fotos por Unidade | |
Tamanho cm | Qtd.máx. | Qtd.máx. | |||
1 | 10x15 | 102 | 409 | R$ 18,00 | |
2 | 13x18 | 83 | 332 | R$ 23,00 | |
3 | 15x21 | 42 | 169 | R$ 28,00 | |
4 | 20x25 | 42 | 169 | R$ 32,00 | |
5 | 20x30 | 26 | 105 | R$ 32,00 | |
6 | 24x30 | 26 | 105 | R$ 38,00 | |
7 | 30x45 | 13 | 52 | R$ 45,00 | |
Valores unidade por foto | digital ou filme | custo de processamento lab não inclusos | |||
fotos especiais | dentro d´água | on board | sob consulta | ||
Item
| DIÁRIAS | Fotos por Unidade | |||
DIÁRIAS APLICÁVEIS SOMENTE À | EVENTOS | SHOWS | PERFORMANCE | USO PESSOAL | SEM FINS COMERCIAIS |
1 | POR HORA | R$ 100,00 | |||
2 | 1 DIÁRIA | R$ 550,00 | |||
3 | 1/2 DIÁRIA | R$ 300,00 | |||
digital ou filme | custo de processamento lab não inclusos | ||||
fotos especiais | dentro d´água | on board | sob consulta | ||
2 atletas máx. por hora | custo de fotos | por fotógrafo | |||
4 atletas máx.por diária |
Exemplos de serviços relacionados ao marketing esportivo: fotos de capa para periódicos e editoras, cobertura de eventos esportivos, cobertura de shows, foto de inauguração, fotografia para show business, fotos de galerias de arte, exposição e fotos de obras e peças de arte.
Sobre LEOFOTOARTE
Atuando hoje como freelance em fotografia seja clicando, na pós-produção de imagens ou até mesmo criando conceito e identidade aos clientes sempre tendo a fotografia como ponto de partida. Recentes trabalhos desenvolvidos para Red Bull, durante três anos acompanhei alguns atletas no circuito profissional de Surf, fiz assistência de direção de fotografia para o programa piloto na BandTV, formando extenso banco de imagens de surf, além de esportes de ação.
Tenho extenso banco de imagens de esporte e ação acompanhando atletas no Circuito Profissional de Surf Brasileiro - SuperSurf e Brasil Tour.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comment e colabore para expansão do conhecimento coletivo