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“Não há homem imprescindível, há causa imprescindível. Sem a força coletiva não somos nada” - blog da retórica magia/arte/foto/imagem.

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Marketing esportivo e projeto de patrocinio

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Marketing Esportivo e Projeto de Patrocínio para Atletas


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Surf time! Free surfing championship action with surfboards from Brazil.
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MARKETING CULTURAL
PROJETO de PATROCÍNIO

Vale lembrar que nossa Lei de Incentivo ao Esporte e Cultura prevê descontos e incentivos fiscais às empresas que praticam tais ações,como desconto no imposto de renda. LEIA AQUI MAIS SOBRE MARKETING E PRODUÇÃO CULTURAL e o que podemos fazer por você para interagir com uma empresa patrocinadora.

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Veja aqui um exemplo de Planejamento de Marketing Esportivo

APRESENTAÇÃO E OBJETIVO


O atleta profissional é apresentado e qualificado com seus principais objetivos.

O exemplo à seguir aplica-se a um atleta de nível profissional de surf, esporte radical bastante difundido na mídia e culturalmente associado com marcas de empresas que buscam uma imagem símbolo de juventude, saúde e estilo de vida.
Exemplos de partes de um projeto de patrocínio

...
É também parte do objetivo principal do atleta participar de algumas etapas do Circuito Mundial de Surf Profissional WQS (World Qualifining Series), a fim de aprimorar seu talento e experiência-lo em diversas condições de ondas e culturas dentro e fora do Brasil.

CAPITULO I - Relatório de despesas e custos de manutenção do atleta. 


Estes custos detalhados integram o relatório semestral.

1> Equipamentos e acessórios, roupas e vestuário.

Os acessórios para a prática do surf como parafinas, decks antiderrapantes, leashing (cordinhas de segurança), bem como as roupas e uniformes usados nas competições e viagens, dentro e fora d´água. Empresas e marcas estão sendo pesquisadas a fim de produzir peças personalizadas com as marcas patrocinadoras.
Quiver de pranchas
Visa manter o conjunto de pranchas de surf utilizadas pelo atleta, variando desde o tamanho 5´11´´ à 9´0´´ e em quantidades diversas, para cada tipo de onda a ser surfada.

2> Campeonatos

Datas, nomes e locais. Pela primeira vez no Brasil a CBS, ABRASP e ASP SOUTH AMERICA divulgam o calendário de suas competições de forma unificada. Os assinalados com “>” fazem parte do objetivo do atleta.
Despesas de inscrição, transporte, hospedagem, alimentação e reserva técnica, são detalhados no relatório semestral.

3> Treinamento – staff técnico

3,1- Técnico de surf (treinador)
3,2 – Preparador físico
3,3 – Nutricionista
3,4 – Psicólogo
3,5 – Manager - Coordenador profissional de carreira
3,6 – Pro labore atleta
Valor estimado e custos detalhados estarão no relatório semestral.

5> Viagens

5,1 – Roteiros, locais e temporadas Nacionais.
Relação dos locais
MA - São Marcos
CE - Praia do Futuro, Titanzinho, Boca da Barra, Havaizinho
RN – Búzios, Tabatinga, Baía Formosa, Ponta Negra
PB - Mar dos Macacos, Bessa
PE – Maracaípe, Cupê
AL – Leprosário, Fortunato
BA – Jaguaribe, Ilhéus - Praia do Sul e Praia do Norte, Itacaré – Tiririca, Salvador – Estela Marins
RJ - Geribá – Búzios, Peró, Cabo Frio - P. do Forte, Foguete, Praia Grande - Arraial do Cabo, Itaúna – Saquarema, Itacoatiara, Arpoador, Ipanema Posto 9, Leblon 11, São Conrado, Barrada Tijuca, Reserva, Recreio-Gláucio Gil, Canto do Recreio, Macumba, Prainha, Grumari
SP – Itamambuca, Baleia, Camburi, Maresias, Tombo, Maluf – Pitangueira, Enseada
RS - Atlântida/Píer, Xangri-lá, Capão, Mampituba (Torres), Molhes (Torres), Prainha (Torres), Tramandaí – Backdoor, Imbé, Cidreira - Plataforma
5,2 – Roteiros, locais e temporadas Internacionais
Australia* Hawaii* Mexico* Puerto Escondido Costa Rica* Pavones, Playa Hermosa, Playa del Carmem, Santa Teresa Peru* La Isla, Senhoritas, Caballeros Uruguai* Punta del Este, El Emir Indonésia* Bali – Uluwatu África do Sul* Jefrey´s Bay Espanha* França* Portugual*
*Os roteiros serão definidos a partir das melhores épocas para a pratica de surf e seguindo o calendário da ASP (Associação Profissional de Surf).
O objetivo para o patrocínio é correr também as etapas do WQS da perna européia pela qualidade e tamanho das ondas, que são favoráveis para melhorar o desenpenho do atleta.
5,3 – Despesas transporte, hospedagem, alimentação e reserva técnica. Estes custos detalhados estarão no relatório semestral.

6> Staff

6,1 – Fotografo
6,2 – Cinegrafista / vídeo maker
6,3 – Jornalista e/ou Publicitário e RP
Valor estimado e custos detalhados estão no relatório semestral.

7> Custo Mensal Estimado

7,1 – Manutenção atleta
Inscrições, transporte, hospedagem, alimentação, equipamentos, pro labore, reserva técnica e staff técnico.
7,2 – Staff
7,3 - Treinamento

CAPITULO II - Benefícios para o patrocinador


1> Relatórios semestrais

1,1 – Atividades
Detalhamento das atividades com textos e gráficos da evolução dos treinamentos, dos lugares visitados, e todas as atividades desenvolvidas do atleta e sua relação com os staffs técnicos e publicitário, com balanço financeiro para o patrocinador
1,2 – Resultados
Sumário dos resultados obtidos nas competições e objetivos técnicos de treinamento.

2> Clipping de Mídia

Coleta de todas informações pertinentes ao atleta e suas atividades divulgadas nas mídias especializadas e demais meios de comunicação.

3> Participação em rede de conteúdo 


Desenvolvida por grupos especializados em cobertura esportiva, marketing esportivo e cultural. Credenciais para espaço informativo com produção de conteúdo nos portais divulgando tudo o que acontece na rotina dos trabalhos do atleta e sua relação com a marca patrocinadora.


4> Retorno Publicitário

4,1- Material ilustrado impresso das viagens
Criação de material gráfico e divulgação no portal surferszone.net das viagens e notícias das competições a cada bimestre, em formatos diversos com fotos e textos.
4,2 - Gerenciamento Estratégico de Marca e Mix de Marketing
Acompanhamento e planejamento estratégico para a imagem da marca e estudos de melhor uso e visualização segundo plano de marketing para a empresa patrocinadora.
4,3 – Planejamento e Criação de campanha publicitária
Criação de campanha publicitária com material criado a partir das viagens e competições, planejamento de comunicação com as imagens do atleta para a empresa patrocinadora.



Formatos x quantidade por sessão fotográfica [ diária somente para eventos, viagens, shows ]
Leia aqui mais infos




Item
Fotos por Sessão Sessão 1 hora Sessão 1 dia Fotos por Unidade
Tamanho cm Qtd.máx. Qtd.máx.
1 10x15 102 409 R$ 18,00
2 13x18 83 332 R$ 23,00
3 15x21 42 169 R$ 28,00
4 20x25 42 169 R$ 32,00
5 20x30 26 105 R$ 32,00
6 24x30 26 105 R$ 38,00
7 30x45 13 52 R$ 45,00
Valores unidade por foto digital ou filme custo de processamento lab não inclusos
fotos especiais dentro d´água on board sob consulta
Item
DIÁRIAS Fotos por Unidade
DIÁRIAS APLICÁVEIS SOMENTE À EVENTOS SHOWS PERFORMANCE USO PESSOAL SEM FINS COMERCIAIS
1 POR HORA R$ 100,00
2 1 DIÁRIA R$ 550,00
3 1/2 DIÁRIA R$ 300,00
digital ou filme custo de processamento lab não inclusos
fotos especiais dentro d´água on board sob consulta
2 atletas máx. por hora custo de fotos por fotógrafo
4 atletas máx.por diária











Exemplos de serviços relacionados ao marketing esportivo: fotos de capa para periódicos e editoras, cobertura de eventos esportivos, cobertura de shows, foto de inauguração, fotografia para show business, fotos de galerias de arte, exposição e fotos de obras e peças de arte. 

Sobre LEOFOTOARTE


Atuando hoje como freelance em fotografia seja clicando, na pós-produção de imagens ou até mesmo criando conceito e identidade aos clientes sempre tendo a fotografia como ponto de partida.  Recentes trabalhos desenvolvidos para Red Bull, durante três anos acompanhei alguns atletas no circuito profissional de Surf, fiz assistência de direção de fotografia para o programa piloto na BandTV, formando extenso banco de imagens de surf, além de esportes de ação. 

Tenho extenso banco de imagens de esporte e ação acompanhando atletas no Circuito Profissional de Surf Brasileiro - SuperSurf e Brasil Tour.


Making Waves - the dream about create and search the perfect surfable wave

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by The Hedonist Cover Art: "Portrait of Sun Ra", oil on canvas by Paul David Elsen

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