!LEIA-ME ANTES DE PREENCHER!
Estes são os pontos básicos que você deve desenvolver ao encomendar uma fotografia:
- Defina suas necessidades;
- Contrate o fotógrafo que corresponda ao seu trabalho;
- Procure valor em vez de preço;
- Negocie criteriosamente os direitos de uso que você precisa;
- Especifique corretamente a utilização: quem usará a foto, em que peças, em qual mercado e por quanto tempo será usada;
- Tenha tudo sempre por escrito.
(“On buying photography” - tradução autorizada pela ASMP)
Nos capítulos seguintes você poderá ter uma visão abrangente de como funciona e do que se compõe o complexo trabalho da fotografia encomendada.
> Foto Publicitária;
> Guia do cliente;
> Direito Autoral;
> Guia do Fotógrafo;
> Resumo.
ORÇAMENTO INICIAL FOTOGRÁFICO E SERVIÇOS PUBLICITÁRIOS
(sem compromisso, podendo ser convertido em contrato após aceite)
GUIA DO FOTÓGRAFO
Após receber o pedido de orçamento, será feita uma cotação de preços envolvendo as necessidades do cliente, todas as técnicas e possibilidades para realização do pedido, bem como produção e serviços de terceiros. Feito este levantamento inicial, o valor de seu orçamento será fechado e enviando para avaliação e aceite da proposta.
Leia mais clique aqui
Na fase de realização dos serviços solicitados - após aprovação dos custos e acerto da forma de pagamento – seguem estas etapas e procedimentos, nesta ordem:
1. ENVIO DAS FOTOS
Em baixa resolução para seleção e edição, se digital, envio de material em tira de contatos com fotogramas para edição, se em película;
2. CLIENTE RETORNO [FEEDBACK]
Com o nome de cada foto selecionada com as seguintes informações:
A - QUAIS (NOME) E QUANTAS (QUANTIDADE) FOTOS SERÃO UTILIZADAS?
B - QUAL O TAMANHO DAS FOTOS?
EM DIGITAL [pixels quadrados] largura X altura X resolução em DPI [72 video, 175 jornal, 300 revista, etc...
OU PAPEL FOTOGRÁFICO ( TAMANHOS PRÉ-DEFINIDOS) ver tabela formatos.
[VER equivalente em milímetros na tabela de formatos]
C - QUAL O USO e por quanto tempo usará cada foto?.
DESCREVER OS MEIOS / VEÍCULOS: [ Jornal, Revista, Impressos, Capa Álbum, Internet ]
UMA LICENÇA TEMPORÁRIA para usar as fotos na mídia por PERÍODOS DE TEMPO determinados, através de termo de uso de fotos com registro em cartório.
B - SEGUNDA OPÇÃO
Vai precisar da foto por período indeterminado e com total liberdade, assim terá que adquirir algumas permissões de direitos do autor,através de uma CESSÃO PARCIAL DE DIREITOS com contrato em cartório,bem como se faz ao usar imagem de terceiros em fotos produzidas pelo fotógrafo. Pois o direito da obra - direitos morais - será sempre do autor e herdeiros até a sua terceira geração.
fonte: http://www.abrafoto.org
Leia mais aqui:
> Foto Publicitária;
> Guia do cliente;
> Direito Autoral;
> Guia do Fotógrafo;
> Resumo.
Technorati Marcas: orçamento,processos,encomenda foto,passo-a-passo,foto publicitária,direitos autorais,cotação de preços
A - QUAIS (NOME) E QUANTAS (QUANTIDADE) FOTOS SERÃO UTILIZADAS?
B - QUAL O TAMANHO DAS FOTOS?
EM DIGITAL [pixels quadrados] largura X altura X resolução em DPI [72 video, 175 jornal, 300 revista, etc...
OU PAPEL FOTOGRÁFICO ( TAMANHOS PRÉ-DEFINIDOS) ver tabela formatos.
[VER equivalente em milímetros na tabela de formatos]
C - QUAL O USO e por quanto tempo usará cada foto?.
DESCREVER OS MEIOS / VEÍCULOS: [ Jornal, Revista, Impressos, Capa Álbum, Internet ]
3. DIREITO AUTORAL
A - PRIMEIRA OPÇÃOUMA LICENÇA TEMPORÁRIA para usar as fotos na mídia por PERÍODOS DE TEMPO determinados, através de termo de uso de fotos com registro em cartório.
B - SEGUNDA OPÇÃO
Vai precisar da foto por período indeterminado e com total liberdade, assim terá que adquirir algumas permissões de direitos do autor,através de uma CESSÃO PARCIAL DE DIREITOS com contrato em cartório,bem como se faz ao usar imagem de terceiros em fotos produzidas pelo fotógrafo. Pois o direito da obra - direitos morais - será sempre do autor e herdeiros até a sua terceira geração.
fonte: http://www.abrafoto.org
Leia mais aqui:
> Foto Publicitária;
> Guia do cliente;
> Direito Autoral;
> Guia do Fotógrafo;
> Resumo.
Technorati Marcas: orçamento,processos,encomenda foto,passo-a-passo,foto publicitária,direitos autorais,cotação de preços
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comment e colabore para expansão do conhecimento coletivo