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“Não há homem imprescindível, há causa imprescindível. Sem a força coletiva não somos nada” - blog da retórica magia/arte/foto/imagem.

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Estrategias e Ferramentas para vencer no jogo da vida

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Estratégias e Ferramentas para vencer no jogo da vida

ÍNDICE
Neste post
> Geração digital
> Imagem Virtual
> Negócios
> Melhores Práticas
> Mercado

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Entre 9 e 14 de março de 2010, o SENAI realizou a sexta edição da Olimpíada do Conhecimento do SENAI, reunindo docentes e alunos do SENAI e do SENAC para uma competição de talento e criatividade, destacando a qualidade da educação profissional na formação para o mercado de trabalho. Paralelamente a Olimpíada, foi realizada, pela primeira vez no continente americano, a World Skills Americas.

senai olimpiadas conhecimento

Ao todo, 623 alunos do SENAI e do SENAC de todo Brasil, além de competidores de 11 países das Américas: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Republica Dominicana, Jamaica, Peru, Paraguai, Suriname, Estados Unidos, além da Holanda, realizando provas em 41 segmentos profissionais e 5 ocupações de serviços comerciais. Os 571 mil m² no Riocentro com oficinas, laboratórios, cozinhas industriais, onde os alunos selecionados na etapa estadual realizaram suas provas nas áreas de Construção e Edificações, Moda e Criatividade, Serviços, Tecnologias da Informação e Comunicação, Tecnologias de Manufatura e Engenharias e Automotivas.
Além disso, as áreas de Manutenção de Aeronaves e Técnico em Equipamentos Médico-hospitalares tiveram demonstrações.
Paralelamente à competição, eventos diversos como o Espaço SENAI Indústria, onde instituições e empresas parceiras do SENAI expuseram suas marcas e produtos, o Seminário Internacional de Inovação e Educação, a Mostra PSAI – Programa SENAI de Ações Inclusivas, o INOVA SENAI 2010 - Etapa Nacional, o III Fórum SENAI Empresas, o Workshop de Inovação SENAI/SESI, além de lançamentos na Livraria SENAI, entre outros.
Diante dessa magnitude de informações, destaco a seguir o que pude formular como realmente útil na vida de quem pretende, de forma independente, adquirir conhecimentos e desenvolver uma opção de carreira e negócios, a fim de tornar-se apto a concorrer ou ser uma pessoa de valor no mercado.



Primeiro, um pequeno panorama do cenário da economia atual no Brasil. E quais os caminhos para fazer parte ativa nesta economia.

O intuito é de auxiliar os profissionais a utilizar, da melhor maneira possível, todos os recursos disponíveis para transformar sua busca profissional em um sucesso. Nossas pesquisas indicam que 60% das pessoas passam, pelo menos, por uma demissão ao longo de sua vida profissional e o número mediano de empregos é 5,06.

É razoável supor, portanto, que você precisará recorrer, em média, cinco vezes ao longo de sua carreira profissional seja para reingressar no mercado, (em caso de desemprego), ou alavancar sua carreira (para os profissionais e empresários empreendedores).
Número mediano de empregos do executivo
Idade (%)
Nível Hierárquico Geral Até 25 anos 26 a 30 31 a 35 36 a 40 41 a 45 46 a 50 51 a 55 acima 55 anos
Geral 3,05 1,91 2,86 3,05 3,92 4,09 4,30 4,96 5,75
Presidente 3,84 1,78 2,65 3,23 3,95 4,36 4,30 5,05 5,75
Gerente 3,51 1,91 2,52 3,08 3,71 4,22 4,95 4,71 5,13
Supervisor 3,06 1,56 2,44 2,98 3,72 4,42 4,86 5,25 7,00
Profissional Especializado 2,94 1,90 2,87 3,09 3,91 4,04 4,07 5,00 6,00
Consultor 3,11 1,70 2,85 3,28 3,25 4,50 5,00 4,00 7,00

Mudanças no mercado de trabalho

Nossas pesquisas indicam que a competição no mercado de trabalho tornou-se bem mais acirrada neste início de século: a presença crescente de profissionais jovens e de mulheres contribui, significativamente, para este novo panorama. Indícios claros deste aumento de competitividade são a ampliação do tempo mediano de desemprego e a dificuldade de pessoas acima de 45 anos obterem uma colocação.

Razões para o aumento de competitividade

Os jovens - Houve um aumento considerável no número de jovens ingressando no mercado de trabalho, passando de um total de 228.757 formados em curso superior em 1991 para 390.048 em 2001. Esta população chega ao mercado de trabalho com conhecimentos atualizados, vontade de trabalhar e sem grandes pretensões salariais, em outras palavras, exatamente o que as empresas buscam : competentes, baratos e motivados.

As mulheres

A participação das mulheres é crescente em todos os níveis hierárquicos. Uma análise da participação da mulher no cadastro Catho com 69.995 empresas analisadas nos últimos 12 meses, indica que as mulheres já ocupam 31,3% dos cargos executivos. Nos últimos oito anos, a participação das mulheres no principal posto de comando das empresas – presidente, executivo principal, gerente geral ou equivalente saltou de 8,10% em 1995 para 15,24% em 2003. Consequências do aumento de competitividade Aumento do tempo médio de desemprego – Conseguir um emprego está mais difícil a cada ano. O gráfico abaixo (Figura 2) mostra que o tempo mediano necessário para o desempregado conseguir uma nova colocação aumenta desde 1997. Para o profissional especializado (engenheiro, contador, analista, etc..),em 2002, foi atingida a desastrosa cifra de 11,33 meses, ou seja, praticamente um ano.






Aumento das dificuldades para os profissionais maduros

O mercado discrimina os profissionais maduros, sobretudo, em função de seu custo. Segundo dados de nossas pesquisas, o executivo de 50 anos chega a ganhar de 50% a 100% a mais que um executivo de 30 anos no mesmo cargo em empresa de porte similar. O gráfico abaixo (Figura 3) ilustra as conseqüências deste fenômeno: observe que a proporção de executivos na população cresce consideravelmente entre os 25 e os 42 anos de idade atingindo uma parcela máxima de 40% do total da população. A partir dos 45 anos, contudo, este percentual começa a cair e passa a girar em torno de 22% até os 60 anos de idade. O que este gráfico mostra, portanto, é que existem empregos para os profissionais acima de 45 anos, porém em número significativamente inferior.

tx-executivos-idade-populacao

O advento da internet revolucionou o método de busca por empregos e de contratação. O celular também contribuiu para que as comunicações se tornassem incrivelmente mais ágeis e eficientes, impactando diretamente a forma de busca por uma nova colocação. A lista de avanços relacionada neste capítulo é apenas um resumo do que a internet pode fazer por você. 


A revolução da Internetuso-internet-contrato-executivos
Do profissional especializado ao presidente da empresa, a internet é, cada vez mais, o veículo responsável por intermediar a contratação de executivos e profissionais especializados. O gráfico do percentual de utilização da internet na contratação por cargo (Figura 4) indica que, em 2002, esta ferramenta foi responsável por 13,80% do total das contratações.
Mesmo nas contratações que não ocorreram via site, observa-se um aumento explosivo na utilização da rede como ferramenta de busca de emprego passando de 3,00% para 52,50% de usuários em apenas seis anos.

O que a internet pode fazer por você?

É extensa a lista de benefícios que a internet agregou aos recursos tradicionais - listamos abaixo os principais:

Newsletters – por meio da Internet o profissional tem à sua disposição, em tempo real, uma série de newsletters que tratam de aconselhamento de carreira. No Brasil, além de entrevistas e opiniões de renomados executivos, notícias sobre as práticas e tendências existentes no mercado nacional e orientação sobre carreira profissional.

Informações sobre empresas - o usuário da Internet pode obter informações sobre as principais organizações com potencial de oferta de trabalho nos sites das próprias empresas. Estes endereços poderão ser acessados através de sites de busca como Yahoo, Google ou do site da Catho, que disponibiliza mais de 12.000 links corporativos.

Consultor virtual e “chats” sobre emprego - os internautas poderão receber orientação e aconselhamento de carreira em contato direto com profissionais experientes. Poderão também fazer contatos com milhares de empresas cadastradas nos sites de emprego.

Aconselhamento salarial, e-mail gratuito e cursos diversos - receber orientação atualizada quanto às práticas salariais vigentes, e-mail gratuito, acessar vagas em aberto no banco de vagas, além de consultar sites de empresas, potenciais empregadoras, e inserir seu currículo.

Nos sites poderá participar de cursos e-learning, receber orientação, através de vídeo tape digitalizado, sobre as práticas de networking e como conseguir um ótimo emprego. Testes psicológicos e verificação de referências - através da Internet as empresas contratantes terão à sua disposição a aplicação de testes de avaliação dos candidatos e a possibilidade de verificar referências.

Dois mercados de trabalho distintos

Paralelamente às mudanças no mundo do trabalho e conseqüentes mudanças na organização, constatamos a ascensão de dois mercados de trabalho distintos: o mercado de trabalho sistemático e formal e o mercado de trabalho não sistemático e aleatório.

A seguir, faremos um breve resumo sobre cada um deles.

Mercado de trabalho sistemático e formal - está em pleno crescimento e se caracteriza pela organização de seus métodos de recrutamento e seleção bem como pelos elevados níveis de competitividade. Este mercado está construído como um “funil” com inúmeros candidatos em sua base e um processo de triagem extremamente rigoroso: a relação candidato/vaga chega a ser de 1 para 100.

Este é o reduto preferencial dos profissionais jovens com excelente formação acadêmica, fluência em idiomas e alto potencial. Este mercado costuma dar pouquíssimo retorno a candidatos maduros ou com currículos falhos.

São componentes importantes deste mercado os sites da Internet que oferecem às empresas valiosos bancos de currículos;
os anúncios veiculados em jornais e a ação das consultorias especializadas na procura e colocação de profissionais.

Um Curriculum Vitae bem escrito pode ser a diferença entre uma “carta de agradecimento” informando a suspensão do processo e o convite à primeira entrevista. Testes e entrevistas estruturadas fazem parte da rotina deste mercado onde existem critérios bastante claros para a aprovação ou não dos candidatos.

Mercado de trabalho não sistemático – este é o mercado de trabalho tradicional, ou seja, no qual as contratações são feitas com bases subjetivas sejam elas a aparência do candidato, seu grau de influência em determinado setor da sociedade ou a confiança e os sentimentos que se nutre por quem o indicou. A competição é sensivelmente mais baixa neste mercado – esta pode ser a “saída” para os profissionais com mais idade, ou para aqueles que não obtiveram sucesso no mercado competitivo descrito acima.

O método profissional do mercado de trabalho em muito se assemelha ao marketing industrial. Seus principais aspectos envolvem:


1. Organizando a busca – a maioria das pessoas tem dificuldade em compreender que a busca por trabalho constitui, em si mesma, um grande trabalho e como tal deve ser organizada. Inúmeras providências precisam ser tomadas, desde o envolvimento de sua família e o planejamento financeiro, até a criação de um local apropriado no qual você terá a tranqüilidade e os recursos adequados para direcionar seus esforços para a obtenção de uma boa posição no mercado de trabalho.


2. Definição do produto – ou “O que você tem para vender para o mercado?” Essa pergunta, aparentemente trivial, é de importância crítica para direcionar os próximos movimentos de sua carreira. Para auxiliá-lo a identificar a identificar sua habilidades-chave e refletir sobre sua trajetória profissional, desenvolvemos uma ferramenta abrangente e ao mesmo tempo específica para a qual demos o nome de Inventário Pessoal.


3. Elaboração de seu currículo – um currículo sucinto e bem elaborado pode ser a diferença entre um convite para entrevistas e uma carta de agradecimento. Este capítulo descreve os diferentes formatos de currículos existentes e faz recomendações sobre como valorizar os pontos fortes de sua carreira e minimizar eventuais lacunas.


4. Desenvolvimento de sua home page – este capítulo trata da importância de você construir uma “vitrine” de seus talentos e de sua capacidade de trabalho – home page – acessível ao seu público-alvo (potenciais empregadores) 24 horas por dia. Oferece também um modelo de home page, além de recomendações acerca de conteúdo e hospedagem.


5. Criação de seu portfólio – “Uma imagem vale mais do que mil palavras” – o objetivo de se ter um portfólio, ou seja, uma coletânea dos principais trabalhos realizados, é justamente agilizar e conferir credibilidade à conversa (entrevista) com seu entrevistador. Este capítulo vai orientá-lo na preparação desse material.


6. Referências – contar com alguém que possa testemunhar sobre a qualidade de seu trabalho é quase tão importante quanto realizar um bom trabalho. Este capítulo oferece diretrizes sobre como selecionar e lidar com a sua lista de referências.


7. Confidencialidade – este conceito aplicável exclusivamente aos processos de contratação de executivos empregados é o objetivo de reflexão deste capítulo.


8. Preparação para contatos – “Você raramente terá uma segunda chance para causar um boa impressão” – o propósito deste capítulo é orientá-lo para que cause uma boa impressão já em sua próxima empreitada.


9. Networking – também conhecida como “QI” (Quem indicou) – esta fonte responde por quase 40% das contratações dos executivos. Este capítulo o orienta sobre como criar e manter uma rede de relacionamentos que lhe possibilite oportunidades futuras no mercado de trabalho.


10. Dizendo adeus ao empregador – existem três fortes razões para você se despedir de seu empregador de forma positiva: você poderá voltar a trabalhar para ele, você precisará de referências e você poderá se beneficiar de convites de trabalho de ex-colegas. Este capítulo dá sugestões de como despedir-se de maneira tranqüila.

Com estas informações atualizadas e tendo em mente todos estes conceitos, você conhecerá pessoas novas que lhe servirão como contatos úteis por muitos anos. Conhecerá muitas empresas diferentes e sua cultura geral crescerá muito.

ORGANIZANDO A BUSCA

Neste capítulo vamos ajudá-lo a organizar-se para ser bem-sucedido em sua busca.

Para isso, trataremos da atitude necessária neste momento de transição, daremos sugestões de como envolver sua família para que ela se torne sua aliada em questões como: planejamento financeiro, atualização profissional e atendimento aos “clientes” (ou empregadores potenciais) e vamos orientá-lo acerca da melhor forma de organizar seu local de trabalho.

Além disso, convidamos você a refletir sobre o fator sazonalidade e a eventual necessidade de mudança geográfica.

A paranóia da sobrevivência

No exato momento em que escrevo este, entre 20% e 25% dos executivos encontram-se desempregados e em busca de uma nova colocação.

Embora o desemprego seja um dado estatístico comum a todos os integrantes do mercado de trabalho, ele é sempre sentido como um fato isolado quando se trata da perda de seu próprio emprego.

Lembro-me, como se fosse hoje, quando fui demitido pela primeira vez. Senti meu mundo desabar, a sensação de fracasso era insuportável.

Apesar disto, não perdi um minuto sequer: assumi uma atitude absolutamente paranóica – era como se eu estivesse em guerra, lutando no front – considerava todas as ameaças possíveis ao mesmo tempo que traçava uma estratégia vencedora.

Tinha em mente, neste “período de guerra”, que o objetivo era não apenas sobreviver aos tempos difíceis mas sair vitorioso. Esta paranóia voluntária resulta em uma busca pela continuação da carreira, repleta de lutas, frustrações e transposição de obstáculos, sucessos e realizações…

Aqui valho-me de uma licença poética e uma apropriação indébita: Na abertura do celebrado show em Long Beach Arena, do Iron Maiden, o discurso de Winston Churchill , o primeiro-ministro britânico da Segunda Guerra Mundial, que precede a música Aces High, usada ao vivo nos anos 80, expressa bem este sentimento que precede esta missão:


We shall go on to the end. We shall fight in France. We shall fightover the seas and oceans. We shall fight with growing confidence and growing strength in the air. We shall defend our island whatever the cost may be. We shall fight on beaches, we shall fight on the landing grounds, we shall fight in the fields and in the streets, we shall fight on the hills. We shall never surrender.

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Melhores Práticas Melhores Resultados
Associação Brasileira de Anunciantes

Na pauta da Diretoria da ABA:
1. Relacionamento entre anunciantes, agências e veículos, visando transparência no mercado publicitário.
2. Melhoria da qualidade dos serviços de mídia no Brasil.
3. Restrições à publicidade de alimentos e dirigida a crianças e adolescentes e publicidade de bebidas alcoólicas. É bandeira da ABA a promoção da auto-regulação publicitária e da propaganda livre e responsável.
4. Valor da publicidade para a economia da sociedade e dos consumidores

WFA - FEDERAÇÃO MUNDIAL DE ANUNCIANTES

A WFA (www.wfanet.org) reúne entidades de anunciantes de 55 países e perto de 50 grandes corporações anunciantes globais. O vp executivo da ABA, Rafael Sampaio, é o decano dos dirigentes da WFA e é membro de seu Comitê Executivo, que funciona como o board da organização.
Em julho, o Brasil foi sede da 7 ª Reunião Regional Anual da WFA para América Latina. O encontro reuniu dirigentes das associações de anunciantes da Argentina, Brasil, Chile, México, Uruguai, Paraguai e Peru, que discutiram as prioridades regionais de comunicação e marketing e o papel e o valor da propaganda dirigida às crianças e do segmento de alimentos.
Em 2009 a ABA fez 50 Anos e, como início das comemorações, os principais encontros da WFA - Federação Mundial de Anunciantes no Brasil, dentro da WFA/ABA Global Advertisers Week

Todos os trabalhos elaborados pelos Comitês estão em áreas específicas:

Atendimento ao Consumidor

Além da realização da tradicional Campanha do Dia Internacional do Consumidor, que está em sua 15ª edição, os integrantes estiveram envolvidos nas discussões e audiências públicas que resultaram no Decreto Regulamentador dos SACs para setores regulados pelo Governo. Além disso, foram discutidas questões sobre Condutas relacionadas aos Órgãos de Proteção ao Consumidor. Continuaremos a discutir as Ações Judiciais envolvendo Consumidor, Monitoramento dos Novos Meios de Comunicação e Ações de Reconhecimento das Equipes.

Comunicação Corporativa

Durante as reuniões mensais, muitas vezes realizadas nas sedes das empresas associadas, vários temas foram abordados visando a disseminação de melhores práticas:

“Como tratar o Marketing Viral, Blogs e Sites de Relacionamento”;

“Gestão de Comunicação numa Crise";

“Blogs – Hábitos de Utilização no Brasil";

"Reestruturação da Área de Comunicação – Ameaças e Oportunidades

Relações Governamentais

Este foi o primeiro ano do grupo como Comitê. O primeiro trabalho concluído foi o Mapeamento da Área de Relações Governamentais. Acompanharemos as diversas propostas de mudanças de legislações e PLs direcionados à publicidade, para orientar as ações a serem tomadas pelos demais Comitês.

Jurídico

Os integrantes deste Comitê acompanham as atividades que envolvem a publicidade de alimentos, as direcionadas ao público infantil e de bebidas alcoólicas, bem como todos os PLs que estão tramitando em Brasília. Acompanha, também, as ações envolvendo a Legislação de Promoção e da Legislação da cidade de São Paulo sobre a poluição visual e publicidade exterior.

Um grupo específico está trabalhando na atualização dos Modelos de Contratos Publicitários, em conjunto com o Comitê de Produção.

Gestão de Negócios de Mídia e Marketing Digital e Tecnologia

Durante essas reuniões alguns treinamentos foram realizados como:

Business Planning Model, Comportamento do Consumidor e Modelo Econométrico.

Estamos finalizando o estudo sobre a Política Comercial das TVs e acompanharemos os trabalhos do CENP para a melhoria da qualidade dos serviços de mídia nas agências e também os trabalhos do IVC, para a criação de um critério único de mensuração de Internet.

Pesquisa de Mercado e Inteligência Competitiva

Neste ano lançamos, em parceria com a ABEP, a primeira revista científica sobre pesquisa, intitulada “PMKT – Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia”.

Concluímos também a Pesquisa sobre o Profissional de Pesquisa de Mercado nas Empresas.

Continuaremos em negociações com a ABEP para a inclusão, no Critério de Classificação Econômica Brasil, de um anexo que visa segmentar as classes mais altas.

Produção

Estamos em negociação com as entidades afins (APRO, ABAP, ABRAFOTO e APROSOM), para discutir pontos ainda conflitantes, o objetivo é chegarmos a um consenso para realizar o “III Fórum de Produção Publicitária”.

Continuaremos acompanhando as atividades da Câmara de Arbitragem, criada no final de 2007, com foco voltado aos litígios de relacionamento comercial entre empresas do segmento publicitário.

Acompanharemos as atividades da ANCINE para o setor publicitário.

Promoção, Trade Marketing e Comunicação de Varejo

Neste ano firmamos parceria com a AMPRO, para a melhoria do relacionamento cliente/agência e estamos trabalhando na criação de um Guia de Melhor Prática para Concorrências, Modelo de Briefing do Cliente, Guia de Promoções (quem envolve também o POPAI e a APAS) e também acompanhando o processo da criação da Certificação das Agências pela AMPRO.

Concluímos um projeto que envolve a realização de Promoções Conjuntas entre as empresas associadas, que em breve será disponibilizado no site da ABA.

COMITÊS DE MELHOR PRÁTICA

Comitê de Branding

Este Comitê está elaborando diversos trabalhos simultaneamente. Três deles foram concluídos:

Definição do conceito de “Posicionamento de Marca”, uma apresentação padrão foi feita para difundir o tema em Escolas e Universidades;

Primeira apresentação foi feita no Business-hour da ESPM-SP e já foram agendadas quatro para 2009;

O Glossário Essencial de Branding foi desenvolvido para contribuir com as ações práticas de Branding, será distribuído nos eventos e enviado para as Universidades brasileiras, além de ser disponibilizado no site da ABA;

O Guia de Seleção e Contratação de Empresas de Design foi concluído em parceria com Future Brand e foi divulgado juntamente com o Glossário no final de janeiro de 2009.

O Guia de Identidade Visual e Naming e o Guia de Proteção Legal da Marca e das Propriedades de Branding, este em conjunto com o Comitê Jurídico.

O Comitê apresentou duas propostas: criar o “Prêmio Marcas do Brasil”, em âmbito nacional, e promover o “Café da Manhã com os Criadores de Marcas”, com a participação dos CEOs de grandes empresas.

Também estamos programando uma caravana a Londres, viagem de experiência e conceituação ligada ao Design e Branding, ancorada em evento relevante sobre o tema, poderão participar executivos de anunciantes, diretores de criação de Agências de Publicidade e Design.

Comitê de Gestão Financeira de Marketing

Mapeamento da Carga Tributária na Cadeia de Serviços de Marketing, trabalho concluído com a parceria da Integration.

Está em fase final um estudo sobre as Práticas de Contratação e Aquisição de Serviços de Marketing, pelas áreas de marketing e suprimentos, incluindo processos de procurement e similares, que é uma tendência mundial e uma das últimas fronteiras de ganho expressivo de produtividade nas empresas.

Nosso objetivo é desenvolver um Guia de Melhores Práticas, que reunirá as experiências das empresas participantes, realidade local e orientações de guias internacionais semelhantes.

O ROI constantemente está na pauta do Comitê, estamos elaborando um Guia de Melhores Práticas em ROI e uma pesquisa para detectar o estágio dessa prática nas empresas associadas. Estamos fechando parceria com uma universidade para a realização de Cursos Básicos de ROI.

Comitê de Responsabilidade Socioambiental para a Sustentabilidade

Desde a criação deste Comitê incentivamos a troca de experiência.

Integrantes e especialistas da área apresentam, nas reuniões mensais, suas práticas no setor, contamos com apresentação do Grupo SEB, Coca-Cola, PepsiCo, Banco Real, Pfizer, TetraPak.

Está em fase final, para referência, um Banco de Dados de ONGs indicadas pelas associadas, com forte grau de aderências aos seus negócios e atualmente estamos elaborando um Banco de Dados de Fornecedores Sustentáveis, também recomendados pelas sócias, este dois trabalhos estarão no site da ABA para consultas.

Atualizar a Pesquisa sobre as Ações em Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade, retomar o ciclo de palestras Caminhos para a Sustentabilidade e elaborar uma proposta para a criação do Prêmio ABA de Responsabilidade Socioambiental, que tem como objetivo reconhecer o que as empresas associadas realizam em Comunicação Institucional, a partir das ações de Sustentabilidade.

Comitê de Pessoas & Marketing

Com a proposta de “compartilhar práticas de desenvolvimento de pessoas, gerar e aplicar conhecimento”, o Comitê quer construir uma parceria sinérgica com todos os associados e contribuir para uma nova prática comportamental.

A estrutura do Projeto ABA Network foi aprovada. O ABA Network tem o objetivo oferecer uma rede de relacionamento para os profissionais das empresas associadas à ABA, voltado para o desenvolvimento profissional e gestão do conhecimento, os executivos poderão estabelecer conexões com outros membros que tenham afinidades profissionais para trocar idéias, experiências e informações de diversas áreas.

A ABA RIO está no seu 9º ano de atividades.

Em 2008 a prioridade foi o fortalecimento dos Comitês existentes:

- Atendimento ao Consumidor
– Pesquisa de Mercado e Inteligência Competitiva e Promoção, Trade e Varejo.

A ABA Rio foi sede da 7 ª Reunião Regional Anual da WFA para América Latina. Foi uma oportunidade de trocas de experiências, avaliação de tendências e de legislações com vários países vizinhos.

Em 2008, destacamos I Fórum Internacional ABA Petrobras de Comunicação Digital, que debateu os aspectos fundamentais da mídia digital e a 3ª. Edição do ABA ESPORTES que mostrou experiências brasileiras e internacionais de estratégias de marketing e de posicionamento de marca a partir do patrocínio de ações esportivas.

A ABA Rio está realizando um trabalho de aproximação com entidades de classe como: ABAP RIO, ABP, Clube de Criação, AMPRO e como com autoridades civis, estaduais e municipais, para ampliar e esclarecer a nossa missão, valores e responsabilidade como entidade associativa.

PROGRAMA ABA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Destacamos três eventos:

Fórum ABA Mídia, evento bianual da ABA, consolidado como um dos mais importantes do país pelo enfoque diferenciado e temas discutidos. Mais do que ter contato com as principais tendências da área de mídia, os participantes conheceram estratégias e experiências que têm permitido aos clientes e suas agências obter um melhor retorno das verbas de comunicação;

ABA RELACIONAMENTO discutiu os desafios na gestão do relacionamento com clientes de forma harmônica entre as áreas da empresa.

Interatividade e mobilidade digital no PDV foi o tema central do PDV no Marketing Mix, que debateu as principais tendências mundiais na área de merchandising e trade marketing. Durante os dois dias de debate, confirmou-se o enorme impacto sobre o comportamento do consumidor gerado pela difusão das novas tecnologias.

Mais informações estão disponíveis no site www.aba.com.br

Leia a seguir:

Geração Digital
A Revolução da Informação e a criação da InfoVia



Primeiro, apresento vinte e três aspectos que definem como as pessoas – e sua possível rede de relacionamento – se comunicam e pensam:

1. Perfil do novo usuário na web:

- Editor

- Fotógrafo

- Videomaker

- Crítico

- Vendedor

- Agência de notícias

- Marqueteiro

2. Compartilhe afinidades e conhecimentos profissionais, ex. www.slideshare.net para compartilhar apresentações.

- Criar Portfolio virtual;

- Discussão de temas preferidos, opinar e debater;

- Atuar como repórter de temas ou empresas que participa ou aprecia;

- Diversão, Divulgar fotos, trabalhos e hobbies.

3. Lojas virtuais, modelos de ecommerce. Uso de recomendações, pessoas são influenciadas, agregam transparência ao site, que podem afetar as intenções de compra dos interessados.

Ex. www.buscape.com.br www.mercadolivre.com www.ebay.com www.submarino.com.br

Entidade que pesquisa propaganda boca-a-boca www.woma.com

4. Característica de sites com ferramentas colaborativas: baixo custo de publicação e manutenção

5. Sites de relacionamentos

Criar buchichos para sua marca, produto, serviço ou evento.

Orkut como Marketing de Guerrilha (divulgação de ações)

Referência de notícias, tendências e opinião

6. Conteúdo relevante, entrar na blogosfera, ser um apaixonado pelo tema que escreve, interagir com quem lhe escreveu, trocar idéia com quem sabe mais sobre o assunto, criar oportunidade, fazer negócio e gerar conhecimento

7. Pesquisa e Rastreamento da blogosfera www.technorati.com

8. Empresas contratam blogueiros para advogar suas marcas

Ex.www.melissa.com.br www.youtube.com/view_play_list?p=b67ad8c72e0a5886

9. Construir blog: www.blogger.com

www.wordpress.com permite PHP, XML, XHTML e CSS, pagar se quiser domínio próprio e personalizações

www.vox.com divulgar áudio e vídeo e www.typepad.com personalização e espaço maior por U$4,95 a.m.

10. Controlar quais postagem podem ser comentadas, apagar as indesejadas.

11. Blogs coletivos com mais de um autor, criar rotina de atualizá-los, atualização via e-mail e celular.

Ex. Ecommerce colaborativo multi-autor www.camiseteria.com.br

12. Micro blogs com textos rápidos e pontuais, fenômeno recente, mensagens instantâneas, pode receber um feed RSS e acompanhar cada post atualizado. ex. www.twitter.com e www.tumblr.com com fotos e vídeos e diferenciação para post e comments

13. Blogs coorporativos

www.blog.intel.com/brasildigital sete especialistas abordam os produtos e a marca no Brasil

www.blogtecnisa.com.br com dicas de compra de imóvel com FGTS

14. Pesquisa com 3 mil executivos dos EUA:

80% usam tecnologia para armazenar e compartilhar conhecimento

37% usarão algum tipo de ferramenta de rede social

32% tem projetos de blogs para comunicação interna ou externa

78% os serviços web 2.0 são a principal ferramenta de seus negócios

15. FEEDS funcionam com Agregadores de notícias:

www.google.com/reader no desktop

www.newsgator.com www.netvibes.com www.feeddemon.com www.sharpereader.com www.netnewswire.com para mac

www.bloglines.com on-line, em pt, bom catálogo de feeds

www.feeds.com.br lista de sites brasileiros oferecendo conteúdo para feeds

NetNewsWire para Macs

Agregadores para ler feed e Rss:

www.netvibes.com

www.start.com

AJAx tecnologia:

www.limao.com.br

www.adaptivepath.com/ideas/essays/archives/000385.php

Blog e blogsfera
www.marcelotas.blog.uol.com.br

Creative Commons
www.creativecommons.org.br

16. O conhecimento coletivo dos Wikis

Páginas comunitárias na Web. Organiza a informação com regras básicas a usuários cadastrados e ou convidados. Facilidade de interface e de uso. Páginas com botão editar. Edição direto na página através do código-fonte. Não precisa saber HTML para criar a arquitetura da informação. Maior interação com as pessoas. Ferramenta ideal para gestão de conhecimento, recursos humanos e Endomarketing.

Ex. www.pt.wikipedia.org

17. www.limao.com.br para o público jovem do Grupo Estado

Criação de 2 mil wikisites e 18mil cadastrados em 1 mês. Mais fácil a atualização do site pessoal. Conteúdo feito pela comunidade conforme personalizações.

Sites pessoais dentro de grandes portais de conteúdo, estratégia de atualização, user generated content.

Parceiros em grupo jornalístico, ideal para entretenimento interativo.

Ex. www.coolnex.com.br acervo de musicas digitais, www.essentialgeneration.com cultura música eletrônica.

www.guiatimeout.estadao.com.br guia de viagem e Bandas de Garagem, com cadastro para divulgar bandas.

18. Planilhas, textos, apresentações, organizadores, blogs, wikis e outras ferramentas sem os especialistas em tecnologia. Lightweight collaboration tools, baixo custo. Ex. www.basecamphq.com para gerenciar projetos, www.campfire.com para realizar chat em grupos de trabalho.

www.aprex.com.br para escritório on-line, apresentações e e-mail de Marketing.

19. Ferramentas para criar wikis: www.pbwiki.com opção de baixar o conteúdo em Zip, mais simples, e www.wetpaint.com com bom controle de usuários, para temas específicos, nível de personalização sofisticado, gratuito e fácil uso.

20. Widgets são pequenos softwares, módulos ou serviços para personalizar a tela do pc ou celular e mobiles. Podem rodar no site ou ficar hospedados no desktop. Normalmente divididos em ferramentas, serviços ou diversão. Também é possível criar seu próprio widget, exigindo um pouco de programação. Veja www.google.com/ig/directory?synd=open e http://widgets.yahoo.com/widgets/lost este com muitas opções de rádios para desktop. No www.widgetbox.com há opção de money makers para gerar receita no blog, seja com vendas de propaganda ou doações.

21. os Mashup são grandes coleções de funções e pequenos serviços combinados para gerar uma única funcionalidade. Baseado no uso por Dj´s nos 90´s para recriar músicas a partir de outras. Como exemplo temos www.powerscrap.com, www.limao.com.br, www.housingmaps.com nos EUA para localizar imóveis, www.apontador.com.br para adicionar dados de estabelecimentos que funciona junto com os maps no google. Localizador de Graffiti em SP em www.gmapsbrasil.com/mapa/147175 outro bom exemplo de Mashup. Para criar temos http://pipes.yahoo.com/pipes exige muita lógica e espírito empreendedor, mas não começa do zero e permite clonar partes. www.popfly.ms é mais amador e exige registro. E http://editor.googlemashups.com onde tudo pode ser transformado, reutilizado e remixado. Ainda os amadores e trabalhando como feeds www.netvibes.com e www.pageflakes.com como agências de notícias. Ver também www.programmableweb.com com mais de 200 serviços integrados.

22. Podcast junção dos termos ipod + broadcast, permite distribuir arquivos pela internet, áudio e vídeo, mas comumente áudio em MP3 para tocar em diversos meios não apenas ipods. Os assuntos vão desde música, depoimentos, piadas e programas de rádio. As empresas utilizam com ferramenta de marketing, não falando diretamente do produto mas algo do interesse e universo do consumidor, como depoimentos e estilos de uso. Os arquivos ficam hospedados na internet e atualizados via RSS, combinando a liberdade de criação de blogs com a tecnologia do MP3. Sendo um serviços gratuito e utiliza equipamento de áudio barato para criar, o usuário faz a assinatura do podcast para baixar os arquivos via RSS. Criado em 2004 pelo ex-VJ da MTV Adam Curry.
Para criar um podcasting, editar e publicar temos www.feedforall.com, www.audioblogger.com para criar a partir de qualquer telefone. Visite www.revistaonline.com.br para mais informações.
!Assine a lista de seguidores desde blog e receba as principais dicas de como devem ser suas transmissões via internet!

23. Folksonomia folks + taxonomia forma algo como classificação do povo. Adotada por muitos sites colaborativos, o usuário escreve e registar por meio de tags, palavras chave. Ex.: www.delicious.com www.flickr.com e www.youtube.com com vocabulários controlados.


CAPITAL SOCIAL

O capital social significa a rede de contatos e relacionamentos que o indivíduo possui, tanto pessoal como profissionalmente. A tese é que quem cultiva mais capital social tem mais possibilidades de resolver problemas. Ver o sociólogo Pierre Bourdieu

INTEGRAÇÃO SITES
BLOG
PERFIL
REDES SOCIAIS

PARA PESQUISAR

Sistemas de busca

www.marketingdebusca.com.br

CPC - Fazer busca por sistema de busca e links patrocinados

Disseminação do termo web 2.0 www.oreilly.com

Desenvolvendo sua Imagem Virtual
Bases para suas relações reais

A partir da Fotografia, artes gráficas, multimídia e computação gráfica (C.G) aplicadas na comunicação, por meio do conhecimento e aplicação destas e outras, tenho me especializado nas ferramentas de trabalho contemporâneas, faço parte da National Association of Photoshop Professionals NAPP e comunidades criativas na web, antenado nas mudanças e evolução do Marketing no Brasil e no Mundo. Estudos atuais em E-commerce e Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo CMS, e na Training Courses in Web Marketing University baseada em Londres, com especializações em Search Engine Optimization SEO and Search Engine Marketing SEM – disciplinas em que estou em formação para Competent Internet Marketer CIM, objetivando e capacitando-me em marketing, difusão e propagação de diferentes formas de comunicação através das artes plásticas e publicitária.

TENDENCIAS

– Buscadores alternativos

CMS

– Sistema de Gerenciamento de Conteúdo de Sites

APLICATIVOS

– Desenvolvimento E Aplicativos On-line

SERVIÇOS

Maior poder ao BLOG

RSS avançado

E-MAIL Filtro anti-fraude

BANNERS que flutuam

TUTORIAIS CRIAÇÃO

NOTÍCIAS

- Site com votação como DIGG(tecno) REDDIT, LINKK e REC6(Bra)

VIDEO INTERFACE

SITE COLABORATIVO
- Gerenciamento de projetos e documentos

DokuWiki.
www.info.abril.com.br/download/4920.shtml

WAMP [Apache, PHP e MySQL] para Windows
www.info.abril.com.br/download/4919.shtml

Servidor SMTP na máquina
www.info.abril.com.br/download/1661.shtml

AUDIÊNCIA
Google Adsense
BUSCADORES

Busca de vídeos, áudio e gente – em vários sites especializados com previa na pagina. www.blinkx.com

Busca por imagens – interface mais limpa que Google www.picsearch.com

Busca por MP3 – baseado em comunidades, upload e playlists em streaming

www.gruuve.com

Endereços físicos e perfis com base em nome, sobrenome e localidade, busca em sites de relacionamento, busca web invisível em banco de dados

www.pipl.com

Pesquisa em diversas ferramentas do Google e vários serviços na web

www.sputtr.com
Busca que combina em módulos resultados em diversos sites e redes personalizável com outros mecanismos open source da web. Beta version.

HTTP://au.alpha.yahoo.com

Combinação de 22 tipos de busca num só lugar e quais sites enviam links para determinada pagina na web

www.findforward.com

FERRAMENTAS CMS – Content Management System

Objetivo desde é apresentar ferramentas que gerenciam e criam conteúdo na web de forma interativa e simples. O CMS vem com ótima opção para variados fins e seu uso vem se desenvolvendo aceitavelmente entre todos os níveis de usuários de sistemas na internet, seja você visitante-usuário ou profissional de desenvolvimento, em todos os níveis de interatividade. Premissas básicas deste sistema:


- Construir um portal ou um site dinâmico;

- Aberto à contribuição do visitante;

- Gerenciamento complexo e interação de vários módulos de serviços;

- Opções gratuitas e fáceis de usar;

- Exige conhecimento prévio na construção de sites. Necessário tempo para dominar o funcionamento e ajuste para cada projeto;

- Exige gasto com hospedagem e Registro de Domínio próprios;


Tarefa / Ferramenta
Setup de linguagem
Configuração até Entrada do site no ar, incluindo ajustes finos e debugging
Upload do site   3 mil arquivos
Drupal
60min
4horas
06min
Joomla!
20min
8horas
35min
TikiWiki
05min
2dias
3horas

TESTE COM FERRAMENTAS DE COMUNIDADES DE SOFTS LIVRES
DRUPAL TIKIWIKI JOOMLA!

JOOMLA! – O visual
- Derivado do Mambo, pacote básico que pode ter e-comm por modulos avulsos. Menos tempo de desenvolvimento, códigos conforme a necessidade e backup simples;
- Necessário banco de dados MySQL e PHP;
- Instalação simples mas com ajustes finos, principalmente na linguagem;
- Tradução parcial dos comandos para o português, prejudica Administração;
- Destaque para identificação dos usuários on-line e em quais páginas estão;
- Add-ons fáceis, upload do modulo mesmo compactado;
- principal vantagem: admin visual e design flexível;
- Ajustes com caixas de seleção e modulos definidos já com posição na página;
- Edição de itens direto no site com login de administrador;

DRUPAL – O veloz
- Para iniciantes em criação de sites sofisticados com assistentes em todas as fases do trabalho;
- Textos assistentes detalhados para instalação, desenvolvimento e admin;
- Instalação por módulos e linguagem de programação PHP igual ao Joomla!;
- Mais opção de instalação: Servidor Apache e database MySQL, admite também Microsoft IIS e database PostgresSQL;
- Opções de módulos avulsos pouco menor que o Joomla!, dependência de desenvolvimento posterior pela comunidade;
- Admin assistida mais confortável que TikiWiki e mais complicada que Joomla!;
- Ideal para sites com textos predominantes, operador difícil inserir imagens;
- Desenvolvimento mais rápido dos três;
- Rápido setup;
- Recurso de aumento de performance com ativação armazenamento de páginas e pré-processamento de CSS;

TikiWiki – O completo
- Maior número de recursos nativo como: botão imprimir página sem menus e exportação de conteúdo para PDF;
- Tempo de upload de arquivos altíssimo;
- Suporta PHP e conversa melhor com MySQL mas suporta outros database;
- Instalação simples e multilíngüe;
- Administração complicada: 177 permissões de visualização e ação de um site básico para cada usuário, consumindo tempo no desenvolvimento;
- Design fraco e limitado a fontes e cores;
- Não possui e-comm, indicado para intranets;


MAQUINAS DE GERENCIAR CONTEÚDO – COMPARATIVO AVALIAÇÃO

CMS
DRUPAL 5.1
TIKIWIKI 1.9.1



PRO
Admin fácil com Assistente
Maior recursos nativos
CONTRA
Edição imagens difícil
Design limitado
INSTALAÇÃO
8
8,5
ADMIN
7,7
7,3
RECURSOS
7,9
8,1
DESIGN
8
6,5
PREÇO grátis
CUSTO / BENEFICIO
7,9
7,5
INDICAÇÃO
Maior conteúdo texto
Intranets colaborativas
ONDE BAIXAR


ALTERNATIVA COM O PLONE
Baseado na plataforma Zope
- Ampla possibilidades de personalização e programação;
- Integra recursos de fórum, cobrança de propaganda entre outros;
- recursos avançados de vários servidores para dividir tráfego e sistema de cache para agilizar carga de páginas e ataques externos;
- Dispensa instalação prévia de servidor;
- Versão sistema Windows;
- www.info.abril.com.br/download/5016.shtml


Encontre-se e seja encontrado

search_engines

JOOMLA! 1.0.7
THE POWER OF JOOMLA
PRO
Design flexível
CONTRA
Manipulação de idioma complicada
INSTALAÇÃO
7,8
ADMIN
8,2
RECURSOS 8,0
DESIGN
8,5
PREÇO grátis
CUSTO / BENEFICIO
8,2
INDICAÇÃO
Design diferenciado



THE POWER OF JOOMLA

Joomla! proporciona muita flexibilidade ao exibir o conteúdo da web. Se você estiver usando o Joomla! para um site de blog, notícias ou um site para uma empresa, você vai encontrar um ou mais estilos de conteúdo para exibir suas informações. Você pode também mudar o estilo de conteúdo de forma dinâmica em função das suas preferências. A cada link Joomla! chama uma página é apresenta um layout. Use o guia abaixo para entender quais esquemas estão disponíveis e como você pode usá-los.


header-sampler-buz-theme


Conteúdo
Joomla! torna extremamente fácil adicionar e exibir o conteúdo. Todo o conteúdo é colocado em sua tag mainbody no seu modelo onde está situado. Existem três tipos principais de layouts disponíveis no Joomla! e todos eles podem ser personalizados através de parâmetros. O display e os parâmetros são definidos no item de menu usado para exibir o conteúdo em seu trabalho. Você cria esses esquemas, criando um item de menu e escolhe como você deseja que o conteúdo seja mostrado.


 emporium_preview



Blog Layout
Blog layout irá mostrar uma listagem de todos os artigos do tipo de blog selecionados (Seção ou Categoria) na posição principal do site. Ele lhe dará o título padrão, e introdução de cada artigo em particular que a categoria e / ou secção. Você pode personalizar o layout através da utilização das preferências e parâmetros, (ver artigo Parâmetros), este é feito a partir do Menu  e não por Gerenciador de seção!


negotium_preview
 Layout Blog Archive
Um Blog Archive layout vai lhe dar uma saída similar de artigos como o normal Blog Display, mas vai acrescentar, no topo, duas listas suspensas por mês e ano, além de um botão de pesquisa para permitir que o usuário busque para todos os artigos arquivados em um mês específico e ano.


 expeditus_preview
 

Layout Lista
Tabela layout irá simplesmente dar-lhe uma lista tabular de todos os títulos em determinada seção ou categoria. No texto de introdução serão exibidos apenas os títulos. Você pode definir quantos títulos serão exibidos nesta tabela de parâmetros. O layout da tabela irá também fornecer uma secção de filtro para que os usuários possam ordenar, filtrar, e definir quantos títulos são listados em uma única página (até 50)

 
 emporium_quality



Invólucro
Wrappers permitem que você coloque aplicativos autônomos e web sites de terceiros dentro do seu Joomla! site. O conteúdo dentro de um invólucro aparece dentro da área de conteúdo principal definido pela tag "mainbody" e permite que você exiba seu conteúdo como parte de seu próprio site. Um Wrapper irá colocar um IFRAME para o conteúdo do seu site e envolva o seu modelo padrão de navegação em torno dele,  para que ele aparece da mesma forma que um artigo.



neohome_pvwneohome_features 

Parâmetros de Conteúdo
Os parâmetros para cada tipo de esquema pode ser encontrado no lado direito das caixas de editor na tela de configuração do item de menu. Os parâmetros disponíveis dependem em grande medida do tipo de layout que você está configurando.


malum stilus preview helpfile




Joomla! características:



Completamente banco de dados orientado à motores site;
Notícias, produtos, serviços ou secções completamente editáveis e gerenciáveis;
Tópicos de seções podem ser adicionados com a contribuição dos autores;
Totalmente personalizável, incluindo esquemas na esquerda, no centro e direita de caixas de Menus;
Browser upload de imagens para sua própria biblioteca para uso em qualquer lugar do site;
Dynamics Fórum / Polls / enquetes para resultados em local específico;
Funciona em Linux, FreeBSD, servidor MacOSX, Solaris e AIX. omnium_preview

Administração extensiva:


Alterar a ordem dos objetos, incluindo notícias, FAQs, artigos, etc;
Random gerador de Newsflash;
Autor remoto de apresentação do módulo de notícias, artigos, FAQs e Links;
Hierarquia de objetos - como muitas seções, departamentos, divisões e páginas que você quiser;
Biblioteca de Imagens - guardar todos os seus PNGs, PDFs, DOCs, XLS, GIFs e JPEGs on-line de fácil utilização;
Automático Path Finder. Coloque uma foto e deixe o Joomla! corrigir o link;
News Feed Manager. Facilmente integra feeds de notícias em seu site;
Formato disponível para impressão de cada história e artigo, para enviar um E-mail à amigos e versões em PDF;


emporium_pros

Na linha de editor de texto semelhante a qualquer software básico de processador de textos;
Edição para Usuário simples e intuitivo;
Enquetes / Pesquisas / Relatórios - Agora coloque uma diferente em cada página;
Página de Módulos Personalizados. Módulos para Download de página personalizada para apimentar seu site;


emporium_flexibility 

Além de ser uma plataforma FREE, Joomla conta com desenvolvimento em comunidade ativa, o que significa constante evolução e assistência técnica em fóruns de discussão, o que garante que sempre teremos atualização de suas funcionalidades.


probusouns


Template Manager. Download de Modelos e implementação em segundos;
Layout de visualização. Veja como fica antes de colocar no ar;
Banner Manager. Ganhar dinheiro com seu site com um gerenciador de propaganda e publicidade.


neohome_ludicrum_preview


DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS e PROGRAMAS NAS NUVENS [ ON-LINE ]




Instant RubyOnRails 2.0 – avaliação [somente para assinantes]

- Novo padrão para serviços web;

- Maior segurança;

- Consultas rápidas;

- Sessões no cookies, Validações avançadas;

Pacote para desenvolvimento de aplicativos online - framework

www.info.abril.com.br/download/5023.shtml

Ex:. www.measuremap.com




Django Framework - avaliação [somente para assinantes]

Baseado em Python para desenvolvimento de apps online

www.info.abril.com.br/download/5028.shtml

Aprendizado www.djangobook.com

Necessário conhecimento sólido de Python, senão investir no RubyOnRails ou outras ferramentas comerciais.




Visual Studio 2008 - avaliação [somente para assinantes]

- Microsoft Projects – programas para desktop, web e híbridos;

- Dados como objeto;

- Informações na tela;

- Vista e Office, maior compatibilidade;

Training Kit em inglês

www.info.abril.com.br/download/5073.shtml

Ferramentas para aprendizado e pequenos projetos express grátis

www.info.abril.com.br/download/5037.shtml

Para Windows e apps para web dependem do Servidor IIS







DreamWeaver CS3

Editor de paginas web. Traz componentes Ajax prontos e integrado ao PS. Falta de recursos para blogs. Gerenciador de CSS eficiente. Poucos cliques para aplicar recursos complexos.







Flash Studio 8 PRO

Para criação de aplicações multimídia. Integrado ao photoshop. Bom para animações e desenhos e media streaming.








MAIOR PODER AOS BLOGS




WIDGETBOX

- Modulos para blog, com jogos e suporte a arrecadação de dinheiro pelo site;

- Blogify transforma um blog em um módulo, bom para divulgar posts de blogs parceiros no blog;

www.widgetbox.com




GOOGLE gadget

- 38mil variados tipos de modulos www.google.com/ig/directory?synd=open




CLUSTERMAPS

- Localidade dos visitantes em mapa-mundi www.clustmaps.com




TWITTER

- Mostrar no próprio blog as novidades do micro blog www.twitter/badges




FLICKR

- Últimas fotos do flickr no blog www.flickr.com




RSS avançado




Google Controle de audiência – para páginas analytics, para RSS use

www.feedburner.com




De HTML para RSS

Montar RSS auto a partir de textos e links de uma página

www.feedyes.com

Com análise interna do HTML

www.feed43.com

Juntar todos canais num só quadro em seu site. Cadastre os canais desejados e escolha o link de resultado como canal RSS

www.rssmixer.com

www.feeddigest.com




Criar um canal RSS com notícias individualmente sem usar um site

www.feedxs.com




Lista vira RSS

Escolha um nome curto para o canal.

Acesse htpp://mailbucket.org/meu_canal.xml. Senão houver notícias o canal está vago.

Redirecione os e-mails da lista para meu_canal@mailbucket.org

Para usar o canal basta usar o url htpp://mailbucket.org/meu_canal.xml

Que deixará de ser vaga.




Nuvem de Tags

Aproveitar o canal RSS com uma nuvem de tags com palavras proporcionais à sua ocorrência nas notícias. Basta copiar o endereço do canal.

www.makecloud.com




E-MAIL Filtro

anti-fraude

Montar um cadastro de e-mails válidos automatizado com pedido de confirmação via hiperlink em e-mail. Necessário servidor web com PHP 4.x

Banco de dados PostgreSQL 8.1.x e Provedor de acesso que aceite SMTP para transmissão de e-mail. Ver passos 1 a 3 no PDF [somente para assinantes]

Como funciona. São três arquivos para baixar: ftp://ftp.info.abril.com.br/download/5023.shtml

Pega_email.php = formulário de cadastro que receberá o endereço de e-mail e repassa ao script seguinte, o grava_email.php. O primeiro script PHP que gravará os dados e enviará um e-mail para o novo assinante.

Nosso segundo script, o grava_email.php salva o endereço que está solicitando a assinatura newsletter, a data e o IP usado na conexão. Nesta fase o status do assinante é inativo, para não receber outras msg além do pedido de confirmação. Ao mesmo tempo é gerado um código adicional [hash] de id do usuário.

O programa envia um e-mail com hiperlink ao próximo script, o confirma_email.php, para o assinante confirmar. Este altera o status para ativo, depois grava o endereço IP e a data. Se houver reclamação, identificamos as informações de quem usou e-mail alheios.



BANNERS

O dreamweaver dispensa a escrita de códigos para executar o trabalho. Esse tipo de anúncio em HTML dinâmico como base, que combina HTML, CSS e Java Script. Escrever código em Java Script é complicado mas no DW é possível fazer visualmente sem dominar tags. Ver passos no PDF [só para assinantes]





AUDIÊNCIA OTIMIZAÇÃO

Como cada vez mais internautas chegam a sites por meio de ferramentas de busca, é fundamental aparecer entre os primeiros resultados. Search Engine Optimization SEO é o conjunto de ajustes aplicados a websites para que ganhem posições no ranking de resultados e sejam acessados fácil.

Mais que mera BuzzWord, o SEO vem ganhando espaço nas empresas segundo o Search Engine Marketing Professional Organization SEMPO. Mais investimento com Search Marketing SEM, que engloba Links Patrocinados e outras formas de marketing de busca além do SEO, sendo este o mais popular. Os departamentos de Criação e Arquitetura da informação acompanham os padrões utilizados e fazem buscas periódicas para ranquear suas páginas. O Publicador deve usar cuidados SEO com campos para palavras-chave e código HTML enxuto.

Muitos clientes querem ser os primeiros no Google. Explicamos que não é garantido mas existem meios de otimizar o desempenho nas buscas, em sites dinâmicos é mais complicado, pois precisa-se alterar a programação do publicador. Se o E-comm funciona bem, inicialmente não muda-se nada.




Erros comuns a se evitar:

- Uso excessivo de flash;

- Códigos Java Script desnecessários;

- Falta de palavras-chave;

- Títulos de páginas mal formatados;

Dicas do SEO do Google www.mattcutts.com/blog




KEYWORDS




www.wordtracker.com

Necessário assinatura. Funciona por duas horas e tem limitações. É possível mais horas de teste preenchendo novamente o cadastro.







Palavras-chave
Técnicas de SEO para posições em pesquisas, e estratégias de SEM em links patrocinados, podem gerar mais visitas a um site. Para isso, o usuário precisa ter conhecimento de como funciona as ferramentas de busca.







Que site é esse? Primeiro você deve saber que palavras identificam seu site. Daí é elaborada uma lista de mínimo 100 termos.







Quem busca o quê? Segundo, usa-se uma das palavras para mostrar buscas relacionadas em serviços como META CRAWLER, que cruza dados de mecanismos de buscas como Google, Yahoo! E MSN. Cada termo é mostrado com o número de ocorrência no banco de dados do programa [ keywords appi ].







Olho na concorrência Terceira etapa, com os termos escolhidos submetidos à ferramentas de buscas, e classificadas com Índice de Eficácia Keyword Effectiveness Index KEI, que usa algoritmo para dizer o número de sites que usam estes termos, estes concorrentes, entre outros fatores. Quanto maior o KEI mais eficiente o termo , pois possui menor numero de concorrentes.



Eficácia à Prova



De posse das palavras mais eficientes, deve-se usá-las em estratégias de SEO como:

- Inserção em cabeçalhos de página;

- Criação de conteúdo específico para palavras populares;

- Campanhas de links patrocinados;

- Recursos extras de geração de META TAGS;

- Ferramentas de análise de Cabeçalhos, TITLE PAGE.

O WordTracker é mais útil para atrais usuários que fazem buscas em Inglês. Neste caso, pousadas e sites focados em turismo.





GIGANTES DA BUSCA E PUB EM LINKS PATROCINADOS


GOOGLE ADWORDS 64%


YAHOO! SEARCH MARKETING COM PANAMA


MICROSOFT LIVE SEACH COM ADCENTER
SEO APPLICATIONS

Programas SEO para levantar seu site nas pesquisas on-line. Para muitos sites, a principal fonte de tráfego [renda] são visitantes do Google e outros mecanismos. Para isso definir bem os elementos da página, em particular palavras-chave, é essencial. Mas não adianta usar truques como encher a página de termos, pois sites de pesquisa detectam estas desonestidades.

Mais inteligente é usar programas para verificar e analisar as páginas de seu site. Assim você pode definir quais palavras ficam e quais podem ir embora.
Avaliação / Ferramenta
Características
Avaliação Técnica INFOLAB
Download
TRELLIAN SEO TOOLKIT
- Utilitários para melhorar posicionamento;
- Para Webmasters, exige copia local;
- Várias analises e cadastro em mecanismos de busca;;
7,4 / custo benefício 5,8 shareware 50 dólares
www.info.abril.com.br/download/4931.shtml
WEB CEO PACOTES EDITION 7.7
- Informações sobre um site e sua classificação em mecanismos de busca;
- Funções através de passo-a-passo em abas na janela do programa;
- Recurso que analisa um site e seus concorrentes;
7,9
FREE TRIAL
www.info.abril.com.br/download/4929.shtml
SEO FOR FIREFOX
- Extensão Firefox com utilitários de posicionamento de páginas;
- Resultados Google com vários dados, número de links, ranking e citações Wikipedia;
- Dados integrados no resultado de busca GO.
7,4
www.info.abril.com.br/download/4932.shtml
FREEMONITOR FOR GOOGLE
- Monitora posição do site no Google;
- Lista de palavras-chave com sites que as usam;
- Boa opção para verificar se estratégias SEO funcionam;
- Filtros para País;
- minimizar URL avaliadas comparação sites menores;
7,3
www.info.abril.com.br/download/4933.shtml
GOOD KEYWORD
- Lista de melhores palavras-chave a partir de principal;
- Analise de página com palavra mais repetida;
- Ranking de sites no GO e Alexa;
7,2
www.info.abril.com.br/download/4934.shtml

GO ANALYTICS

[somente para assinantes]

ADSENSE
[somente para assinantes]



 etapas-seo
RETORNE LOGO!
iCM – Internet Competent Marketer

sebrae-apoio-bk

Apoio Sebrae

Como elaborar um Plano de Negócios

Um comentário:

  1. Obrigado amigo visitante pelo comentário. Perdoe-me pelo tardio agradecimento!
    Gratidão.

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by The Hedonist Cover Art: "Portrait of Sun Ra", oil on canvas by Paul David Elsen

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