Scientia Ad Sapientiam

Scientia Ad Sapientiam
“Não há homem imprescindível, há causa imprescindível. Sem a força coletiva não somos nada” - blog da retórica magia/arte/foto/imagem.

Pesquisar este blog

Lobos alcateia e comportamento

Leave a Comment

Lobos alcateia e comportamento


A fotografia foi feita por um homem de nome Cesare Bra e foi postada na rede há algumas semanas atrás pela usuária Hermel Barbara Bach. Até 13/01 a foto já tinha sido compartilhada por mais de 220.000 pessoas de vários países, contando com mais de 500.000 curtidas, ou seja, é uma imagem que se tornou viral em pouquíssimo tempo. 



A própria internauta Hermel Bach explicou sobre o que existe de tão especial no caso, pois o que mais levanta questionamentos é a estrutura de fila indiana que o bando assume com alguns membros específicos do grupo em posições estratégicas, indicando que eles não escolheram as suas posições na fila por acaso. Bach frisou que muito provavelmente os 3 primeiros indivíduos são idosos ou estão doentes e são eles que conferem o ritmo da marcha dos demais lobos. Se isso não acontecesse, os 3 primeiros lobos ficariam para trás e acabariam perdendo o contato com o resto do bando, podendo ser alvos de emboscada por algum predador e acabar sendo mortos. 

Logo depois dos 3 lobos do início da fila, há um sub-grupo de 5 lobos com aparência bastante forte, no que pode ser chamado de linha de frente. Na parte central há a presença de 11 lobos, depois de uma pequena lacuna vem seguindo mais 5 animais. Por fim, há o último lobo um pouco mais afastado que é chamado de alfa, ou seja, é esse último animal que controla tudo do final da fila. A conclusão que a própria internauta apresentou faz muito sentido, uma vez que nessa posição o último lobo tem no seu campo visual toda a matilha, podendo decidir a direção que tomará, movendo-se no ritmo dos idosos e ajudando uns aos outros a se cuidar e proteger. 

Milhares de usuários da rede que compartilharam a fotografia, também ficaram atônitos com a explicação anterior dada. Eles estão se perguntando se tudo isso faz sentido ou é verdade? Há sim, ao menos, uma certa lógica se for considerado que as alcateias têm uma estrutura social muito bem definida, o que é homologado com a imagem que foi capturada por Cesare Bra. 

Um site espanhol especializado em lobos ressalta que a hierarquia entre esses bichos é muito elevada, sendo que todos os membros obedecem às leis determinadas pelo coletivo. Pode soar como algo extremamente duro, mas no final garante a sobrevivência da matilha. O mesmo site elucida por meio dos estudiosos da espécie, que essa estrutura social acaba promovendo a unidade, a ordem social do grupo, reduzindo os conflitos e a chance de comportamentos agressivos entre os seus integrantes. 

Tudo indica que os lobos saem da “fábrica da natureza” com o instinto ou sabedoria programada antes do nascimento, para agir exatamente nestes moldes comportamentais de ajuda mútua e preservação entre os membros da espécie

A espécie de lobos é considerada como a super predadora. Isto significa que não tem competência externa de outros animais que determinem a sua população. Por isso, o seu nível de crescimento dependerá exclusivamente pela quantidade de alimento de que disponham ou as possíveis doenças que afectem os seus membros. Os lobos são animais sociáveis, vivem em grupos ou alcateias. Dentro de cada grupo existirá uma hierarquia interior que dirigirá o comportamento dos seus membros.

A existência destas alcateias têm como objectivo a sobrevivência. Também existem casos de lobos solitários, que procuram outros lobos ou outras alcateias para integrarem-se. Os lobos geralmente têm uma camada por ano, apesar de às vezes haver o caso de terem duas. Têm entre 3 a 8 crias de cada vez. A amamentação dura um mês e as crias são alimentadas por qualquer fêmea da matilha, sejam as suas mães ou não. Durante esse tempo, a fêmea alimento a cria e o lobo alimenta a fêmea.

Quando as crias cumprirem três meses, passam a ser considerados lobos jovens. Ao ano e meio de idade são considerados finalmente lobos adultos. A hierarquia dentro de cada matilha é marcada logo desde do princípio. Uns exemplares mandam no resto, normalmente pelo seu físico e pelo seu carácter. Esta ordem também é seguida na altura da escolha da alimentação e na produção.

De resto, se existem crias que são muito mais débeis do que os outros, a mãe pode chegar a rejeitá-los. Dentro de cada sexo também existe uma hierarquia. Os das posições mais altas são conhecidos como “alfa”, os seguintes “beta” e assim sucessivamente, até chegar aos últimos que são conhecidos como os exemplares “ómega”.

Lobo - Professor

Amor, relacionamentos saudáveis, fidelidade, generosidade e ensinamentos


Animais de poder – As ‘Criaturas’ ou ‘Criaturas Animais’ – Totens (Xamanismo)



Para os povos Nativos, o lobo é o mais fiel dos guias animais, o símbolo do professor da tribo, encorajando-nos a enfrentar novas idéias e projetos. 

O lobo é um explorador de rotas, precursor de novas idéias que volta para tribo para ensinar e compartilhar a medicina.

O senso do lobo é muito aguçado e a Lua é sua aliada de força. A medicina do lobo permite o professor dentro de nós todos aparecer e ajudar os filhos da Terra a compreender o Grande Mistério da vida. Relacionamentos saudáveis, fidelidade, generosidade, união, a criança interior.







O LOBO SOLITÁRIO


Ser um lobo solitário é geralmente o contrário do que a grande maioria das pessoas pensam.

Muitos acham que por serem sozinhos, se tratam de seres que estão sempre tristes e que se auto condenam a depressão. Isso varia de cada um, o que torna alguém assim pode ter várias razões, uma delas pode ser a própria opção por esse caminho ou um acúmulo de decepções durante a vida.

 De fato, são pessoas que passam grande parte do tempo refletindo sobre vários assuntos, se empenham em adquirir conhecimento através da literatura e de bons filmes e músicas. Estar neste estado de isolamento tem seus contrastes, as vezes fazendo bem, pois quando estamos sozinhos temos uma capacidade maior para nos concentrarmos e nos expressarmos melhor. Por outro lado, é evidente que em algumas horas o lobo precisa de uma matilha ou até mesmo de alguém para ter seus laços amorosos. Deve existir um balanceamento entre ficar só e ficar em grupo, porque estar sempre em sua própria companhia pode ser tão cortante e doloroso que nos dá uma profunda tristeza e que conseqüentemente é uma das maiores causas das crises existenciais.

Tentar estar sempre se melhorando é sem dúvida nenhuma, uma das características deste grupo social. A busca incessante pelo que faz bem, pelos pequenos prazeres e ter apegos que possam suprir algumas carências por alguns momentos também incluem uma discrição geral.

Pode ser que muitos pensem que eles não tem hábitos normais ou sejam do contra, mas eles apenas enxergam o mundo de uma outra maneira, isto quando não vivem em seu próprio mundo por não se adequarem perfeitamente a sociedade que vivemos. Logo, um lobo solitário é uma pessoa comum, mas com princípios, conceitos, e um estilo de vida diferente do habitual.

A ORIGEM DO MEL


No começo do mundo o lobo guará era o dono do mel. Todos os dias seus filhotes amanheciam com o peito lambuzado de mel. Apenas ele e seus filhotes conheciam o mel e ninguém mais podia provar.

Todos os animais iam pedir mel para o lobo, mas ele não dava. Quando as crianças pediam mel, o guará dava a fruta do araticum do campo, dizendo que era mel.


Um dia o jaboti disse que ia conseguir trazer o mel para todos. Foi até a toca do guará e disse: 

“Eu vim buscar o mel que você tem”. 

O guará respondeu: 

“Não tenho mel nenhum. Onde é que você ouvir falar isso?”. 

Mas o jaboti insistiu e o guará lhe disse: 

“Tá bom. Então deita debaixo dessa poruga e chupa o mel dela". 

Quando o guará viu o jaboti deitado, pediu aos filhotes que trouxessem lenha. 

“Agora vamos comer esse bichinho assado.” 

Tocaram fogo e o jaboti continuou chupando mel, sem ligar para o fogo.

Depois o jaboti disse: 

“Agora que já provei o mel, você tem que dar o mel para meus companheiros”. 

O guará saiu correndo e o jaboti foi atrás dele, juntamente com outros animais dispostos a pegá-lo.

O lobo foi parar num capinzal, o preá tocou fogo no capim e o fogo começou a apertar. Um dos bichos disse então: 

“Ora, não tem lobo nenhum, o que saiu voando foi uma perdiz”. 

Mas o jaboti sabia que era o guará que tinha virado perdiz, e ficou observando onde ela iria pousar.
Chamou os outros animais para irem até o pau em que ela estava, mas tiveram que andar muito tempo até chegar lá.

O pau ficava bem na frente da casa das abelhas, onde estava um marimbondo de cupim, que não deixava ninguém se aproximar.
Os passarinhos que iam experimentar o mel eram atacados pelos marimbondos. Mas então o beija-flor disse: 


“Agora o mato está cheio de mel. Podem tirar quanto quiserem.”


Mais infos: 
http://super.abril.com.br/ciencia/lobo-cinzento-tudo-em-familia
http://www.espiritualidadefeminina.com.br/animais-de-poder-as-criaturas-ou-criaturas-animais-totens-xamanismo/
http://pib.socioambiental.org/pt/povo/ofaie/834


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comment e colabore para expansão do conhecimento coletivo

_hedonism_taken_serious

by The Hedonist Cover Art: "Portrait of Sun Ra", oil on canvas by Paul David Elsen

World_cloud

banner

Louco ou criativo, depende de que lado voce está.
Inovador ou bizarro, ousado ou abusado, diferente ou excêntrico, qual sua imagem?

Top_blog