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“Não há homem imprescindível, há causa imprescindível. Sem a força coletiva não somos nada” - blog da retórica magia/arte/foto/imagem.

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Marketing na Web baixo custo – Rede Social parte II

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Plano de MKT na Web de baixo custo: Redes sociais – parte II

Lições de Barack Obama

Enquanto Hillary Clinton, esposa de um ex-presidente americano, e John McCain, um respeitado senador americano, pensavam como iram se enfrentar na disputa eleitoral americana, surge um jovem afro-americano, nascido em Honolulu no Havaí, com sobrenome árabe, que sai do quase anonimato para tornar-se o 44o presidente americano, com uma estratégia de campanha fortemente baseada em redes sociais, mensagens de celular, voluntários e micro-financiamento.



Mas apesar do grande feito de Barack Obama, a maioria das pessoas desconhece o que de fato aconteceu nos Estados Unidos, e o que contribuiu para a sua eleição.
O que Obama, e sua equipe, fizeram com redes sociais e com a tecnologia móvel, já era feito por ele quando trabalhava em Chicago como líder e advogado comunitário na década de 90 : Mobilizar voluntários por uma causa justa. Mas o que ele fez em Chicago durante seis anos para pequenas comunidades, ele conseguiu reproduzir em menos de dezoito meses por todo os Estados Unidos durante as prévias, e depois, na campanha presidencial.



O que de fato mudou nestes dezoito anos, entre sua formatura em Harvard, e sua posse como Presidente dos Estados Unidos da América, foram os meios e as tecnologias, que viabilizaram a velocidade, abrangência e a eficácia necessárias para implementar aquilo que Obama sabia que funcionava com o povo americano.


O grande mérito do atual presidente americano, que mudou a forma de se fazer política no seu país, e mudará em todo o mundo, foi ficar atento a evolução dos meios, mídias e tecnologias, para usá-los, assim que fosse viável e necessário, a seu favor, e mais importante, antes que seus concorrentes tivessem coragem de fazê-lo.



Pense nisso:

A grande questão é estar atualizado, ter visão e coragem de implementar uma nova ação digital antes dos seus concorrentes. Esse é o diferencial competitivo do novo milênio

LEIA MAIS AQUI COMO CRIAR UMA IMAGEM DIGITAL


Obama começou sua campanha com uma quantidade ínfima de recursos financeiros e operacionais, mas por ter adotado as tecnologias certas no momento certo, ao final da campanha já tinha captado, com doações de campanha, mais que o dobro do que seu concorrente conservador, John McCain.

Então não interessa se neste momento você é um grande político de abrangência nacional, ou um pequeno candidato a empresário ou empreendedor de seus objetivos, prepare-se para o que vem por aí e passe na frente de todos.


Mas vamos aos pontos fundamentais da campanha de Barack Obama e que podem ser aplicados no Brasil em campanhas eleitorais, planejamentos estratégicos, ações em marketing ou a realização de seus sonhos.
  1. Seja social : As mídias sociais permitem criar relacionamentos duradouros com uma legião de seguidores. Não se trata de invadir o Twitter ou Orkut com mensagens publicitárias, mas permitir que as pessoas se organizem e transmitam voluntariamente sua mensagem através delas. As mídias sociais permitem que você se apresente diretamente ao eleitorado, com um custo muito mais baixo e um impacto muito maior que o da publicidade tradicional. Durante a campanha eleitoral americana, a equipe de Obama esteve presente em todas as principais redes sociais, disponibilizando material e informações para os milhares de voluntários engajados na campanha. Lembre-se que o brasileiro já passa três vezes mais tempo na Internet que na televisão, e mais de 80% dos Internautas participam de alguma redes sociais.
  2. Seja ágil : O celular é um sucesso inegável, e se tornou uma plataforma móvel para interação, navegação e envio de mensagens de texto. Assim é possível criar uma estratégia de e-mail marketing móvel, ou SMS marketing, que mobilize os voluntários e o eleitorado na campanha. Não se trata de enviar mensagens não solicitadas para milhares de pessoas, mas sim de criar uma base de voluntários que pode ser acionada de forma ágil e barata. Quando Obama iniciou sua corrida eleitoral nas prévias do partido democrata ele contou com um aliado poderoso : seu BlackBerry. A equipe de Obama cadastrou milhares de voluntários e obteve seus números de celular. A partir daí usou as mensagens SMS para distribuir tarefas, que incluíam o contato com os amigos e a obtenção de novos números de celular para aumento da base de voluntários. Antes de cada prévia os celulares dos eleitores de cada região recebiam mensagens com informações das ações necessárias e o que cada um deveria fazer. A mobilização e a agilidade alcançadas com as mensagens SMS, enviadas para os telefones celulares de milhares de voluntários, foram decisivas.

  3. Seja transparente : Criar um ambiente na Internet que permita ao eleitor acompanhar a campanha, contribuir para seu candidato, e interagir com o partido, leva naturalmente ao voluntariado, a transparência, e ao micro-financiamento. O site My.BarackObama.com reproduziu as ferramentas de sucesso do Facebook e serviu a dois propósitos : Criar uma estrutura de micro-financiamento, onde voluntários se dispunham a arrecadar pequenas quantias para a campanha, e criar um ambiente de divisão de tarefas e atividades, onde os voluntários sabiam o que tinham que fazer antes mesmo da chegada da comitiva e do candidato a sua cidade. Os dois juntos representaram mais da metade dos recursos da campanha de Barack Obama.

  4. Comece já : Nos novos tempos da Internet o volume de informações e a velocidade de troca são imensos. Portanto não adianta começar junto com seus concorrentes. Você deve começar antes de todos, quando ninguém pensa ainda sequer em planejar ações. A campanha de Barack Obama na Internet começou muito antes das prévias do partido, e foi crescendo e ganhando velocidade. Vencer Hilary Clinton, para muitos foi uma surpresa, mas na verdade foi fruto de um trabalho iniciado muito antes de todos os outros candidatos.

  5. Seja contínuo : Não seja uma onda, seja um rio. A continuidade das relações e das atividades é fundamental para o crescimento e para a manutenção de relacionamentos duradouros. Os partidos aparecem esporadicamente, e os candidatos, que não estão no poder, só aparecem durante as campanhas. Criar um movimento contínuo, que junte os eleitores e voluntários em torno de suas ideais, e na sua luta, ajuda a criar uma base forte e sólida. O site My.BarackObama.com continuou a existir mesmo após as eleições. Ele agora tem outras funções, mas mantém acessa a chama, o entusiasmo e a interação com seus eleitores.
A estratégia da campanha de Barack Obama, e sua aplicação às eleições brasileiras de 2010, vão muito além deste artigo. Mas ele serve para lhe dar uma visão ampla do que pode ser feito. Se você quer um conselho final : Não espere, comece já.
Quanto antes você iniciar, menos recursos vai investir e melhor será o resultado.




Aqui vai uma dica de leitura onde os principais tópicos estão destacados por mim, que farão você se familiarizar com o novo mundo virtual proposto pela web, e suas infinitas possibilidades.
Entenda: seu computador e sua conexão de internet valem muito mais do que objetos parados em cima de uma mobília.

GOOGLE MKT
Ed.Novatec
Conrado Adolpho Vaz
Capítulo 3
Influenciando mercados – p.71
Seja simples – seja ético – seja encontrável.
O consumidor no inicio da cadeia de valor.
Crie relacionamentos, renove-se a cada dia.

Capítulo 4

A economia do excesso – p.87

Capítulo 5

Usabilidade - p.109
Encontrabilidade – parte II na prática - p.123

Capítulo 6

Uma balsa no meio do oceano – p.119
A entrada de um novo player

Capítulo 8

Sua empresa na busca natural – p.129
8.3 Utilizando tudo isso na prática – p.135
8.4 A importância do conteúdo – p.137

Capítulo 9

Links patrocinados - p.139

Capítulo 10

Palavras-chave - p.165
10.2 Micro pesquisa de mercado – p.168

Capítulo 11

Links patrocinados X site otimizado

Capítulo 12

Multidisciplinaridade – p.175
12.5 Tudo ao mesmo tempo agora – p.185

Capítulo 14

Os 4Ps – p.203
14.6 O “P” mais importante e a economia digital – p.223

Capítulo 17

Construção de marcas num mundo globalizado – p.241
17.2 Preço e valor na economia digital – p.244
17.3 A importância da credibilidade – p. 246


Capítulo 18

Interagindo com a rede – p.247
18.1 Tornem-se uma referencia – p.251
18.4 Conte uma boa historia – p.258

Capítulo 19

Comercio social – o novo e-commerce – p.263

Capítulo 20

Blogs – p.271
20.2 Monitorando mentes – p.274

Capítulo 21
Vídeo viral – p.283
21.1 Somando esforços – p.285
21.4 O que as pessoas gostam de ver – p.290

Capítulo 23

ROI – p.301
23.1 Google analytics – p.305
23.3 Ferramenta para webmasters – p.314

Capítulo 24

Novas ferramentas – p.323-259

Capítulo 25

O e-empreendedor digital –p.363-380
Capítulo 26
Adsense – p.383-399

Capítulo 27

Google marketing nos próximos anos – p.401-408

Apêndice A

Diretrizes do webmaster – p.417-421


Apêndice B
Como incluo meu site nos resultados do Google – p.423-425


Apêndice C
Dicas de sucesso para links patrocinados – p.427-433


Apêndice D
Diretrizes editoriais do Adwords – p.435-438


Apêndice E
Mais Adwords – p.443-448




Ferramentas e Utilidades para você

Gerenciamento de Projetos, Recursos e ferramentas
HTTP://8apps.com



Palavras mais digitadas por seus usuários
www.google.com/press/intl-zeitgeist.html#br




Dados de vendas no checkout do Google
HTTP://checkout.google.com/trends




Quais produtos mais procurados em e-commerce
HTTP://tendencias.mercadolivre.com.br



Para um correto entendimento do consumidor usar varias ferramentas de medição e cruzar os dados de todas as fontes. Ver também dados demográficos no Orkut.

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