Scientia Ad Sapientiam

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“Não há homem imprescindível, há causa imprescindível. Sem a força coletiva não somos nada” - blog da retórica magia/arte/foto/imagem.

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Negocios com Celular Moda e Sorvetes on-line

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Cresce audiência de comércio eletrônico no Brasil

Negócios no mundo digital:
Comércio eletrônico de celular, moda maquiagem, tênis, sapatos e sorvetes online. Estudos e pesquisas de negócios no mundo digital

Só há um jeito de produzir eficácia digital: medindo, analisando e corrigindo

Ibope//NetRatings



Quem estava acostumado a ver o Brasil sempre com a maior média de tempo de navegação e de páginas vistas na web mundial achou um espanto termos ficado atrás da França e da Alemanha em dezembro. Com o forte crescimento que vem ocorrendo desde 2006 na internet residencial, começa a mudar o perfil de uso da web brasileira.


A chegada do computador na residência estimula o interesse dos jovens — que navegam por muito tempo —, sobretudo por mensagens instantâneas e sites de comunidades. Mas, no segundo semestre de 2008, os adultos e idosos da família também passaram a ganhar espaço no uso do computador. No período de um ano, o número de internautas ativos com até 24 anos aumentou 7,5%. Entre adultos com 25 anos ou mais a evolução foi de 21,5%. Como os adultos não navegam tão intensamente quanto os jovens, a média de tempo e de páginas consumidas entre todos os usuários obrigatoriamente diminuiu.


O crescimento da audiência adulta na internet residencial tem um efeito imediato sobre alguns tipos de sites, com destaque para os de comércio eletrônico. Em dezembro de 2008, a audiência única conjunta de todos os sites de comércio eletrônico chegou a 14,1 milhões, incremento de 15,5% sobre dezembro de 2007. É um aumento superior ao de toda a internet residencial, que se expandiu 14,7% no período.


Os sites que mais contribuíram para o crescimento da audiência da categoria comércio eletrônico foram os da subcategoria lojas de varejo, que, de 40,9% de alcance em dezembro de 2007, subiram para 43,1% dos usuários ativos em dezembro de 2008.


O amadurecimento do perfil do internauta residencial brasileiro e dos que navegam em sites de compras produz efeitos em várias direções. Por exemplo, aumenta a média de consumo por pessoa no comércio eletrônico, já que os adultos tendem a navegar mais demoradamente do que os jovens nesses sites.
As redes sociais, que neste ano devem oferecer ao mercado mais meios de gerar rentabilidade com sua poderosa audiência, só agora começam a ser apresentadas oficialmente ao comércio eletrônico. Enquanto isso, no mundo todo, nos sites de comunidades amam-se ou odeiam-se determinadas lojas e distribuem-se links para obtenção devida ou indevida de descontos.

BOLSA DE ESTUDOS

Audiência em milhões e alcance em percentual

audiencia-unica-mensal
  • alcance % mensal
  • audiência única mensal

    Fonte: NetView - IBOPE//NetRatings VOL


Bens de consumo lideram

DOM Strategy Partners

A DOM Strategy Partners analisa dados sobre os indicadores VOL (Varejo Online) e B2BOL (Business to Business Online).

Algumas conclusões:
• Varejo online cresceu mais que o tradicional no último quarter de 2008 (efeito da maior penetração da web nas classes A e B x tíquete médio relativamente baixo na web x crise econômica), aumentando sua penetração no total.
• O VOL Bens de Consumo lidera esse crescimento, com leve vantagem no online x off-line. O Natal online chegou perto de R$ 1 bi.
• O VOL Turismo sente o efeito do aumento do dólar, enquanto o VOL Automóveis tem seus números revisados para baixo — expectativa de crescimento cai 16%.
• Os consumidores das classes C e D ainda sofrem com a menor taxa de inclusão digital e acesso a crédito (este item, estrangulado em Q4/08).


VOL

Crecimento-Varejo-Online-trimestral
Crescimento Varejo Online (R$ bilhões)
Turismo
Bens de Consumo
Autos
Fonte: VOL - E-Consulting Corp




B2BOL

Crescimento-B2B-Online
Crescimento B2B Online (R$ bilhões)
E-Markets
Companies
Fonte: B2BOL - E-Consulting Corp




VOL

Crecimento-Varejo-Online-8-anos
Crescimento Varejo Online (R$ bilhões)
Turismo
Bens de Consumo
Autos
Fonte: VOL - E-Consulting Corp



Celular, tênis e sorvete em blogs e redes sociais

E.life

O E.Life Map é uma metodologia de análise que permite visualizar os termos mais associados com uma marca em depoimentos espontâneos de consumidores em blogs e redes sociais. A proximidade dos termos do centro do mapa reflete o quanto cada um está associado à marca. A análise da proximidade dos termos com a marca proporciona insights sobre cada marca analisada.


E.Life Map – Celular

E-Life-Map-Celular
• No mapa da categoria celular, vemos que os termos mais associados ao produto são relacionados às funcionalidades oferecidas pelos aparelhos ou suas características (internet, vídeo, música, tela, mp3 e SMS). Observamos que câmera já não é o item mais desejado. As características atuais denotam um interesse maior por funções ligadas ao acesso à internet, à música e ao vídeo.
• As operadoras aparecem com mais freqüência nos depoimentos dos blogs em relação aos fabricantes de aparelhos.
• O iPhone ainda é um objeto de desejo entre os blogueiros. É a marca mais próxima do centro do mapa. Motorola, Samsung, LG e Sony Ericsson estão próximos entre si e com uma distância similar do centro do mapa.
• Com relação aos atributos, “bonito” é um termo que aparece com alta freqüência nos depoimentos sobre celulares, denotando a importância do design como fator de venda para a blogosfera.


E.Life Map – Tênis

E-Life-Map-Tenis
• Na categoria tênis, as marcas aparecem mais no centro do mapa, principalmente Nike, Adidas, Fila e All Star.
• Reebok e Converse surgem com menos freqüência.
• As modalidades de esportes também têm alta freqüência nos depoimentos sobre tênis, sendo futebol e corrida as mais citadas pelos blogueiros.
• Os materiais também aparecem altamente associados a tênis. Jeans e moda estão bem próximos entre si.
• Nike Shox é o modelo que se destaca nos depoimentos na categoria.
• Os atributos são mencionados com menos freqüência nos depoimentos, sendo design, casual e sneakers os mais comuns.


E.Life Map – Sorvete

E-Life-Map-Sorvete
• Os termos relacionados a situações de consumo de sorvete e atributos são os mais associados à categoria.
• Aparecem com alta freqüência e associadas entre si as palavras praia, amigos, criança, verão, calor, janeiro, melhor, vontade e delícia.
• As marcas Kibon e Nestlé são as mais citadas nos depoimentos sobre sorvete, mas não estão associadas aos demais termos de situações e atributos.
• O termo promoção aparece mais próximo a Kibon, o que demonstra a repercussão de promoções relacionadas à marca na blogosfera brasileira.



Aumenta o uso de campanhas Rich Media

O Índice Único de Performance Digital

é a taxa de click-through (CTR) de todas as campanhas veiculadas pela Aunica – The Tagnology Company. O click-through na publicidade online é a divisão entre o número de cliques e a quantidade de impressões das respectivas peças publicitárias. O IUPD® pode ser encontrado no www. aunica.com/iupd.asp.
Com mais de cem campanhas por mês, uma média de 70 anunciantes monitorados e todos os segmentos/modelos de anunciantes na América Latina, o IUPD® serve como referência para comparação de resultados e definição de qual tecnologia e serviço são ideais para os objetivos das empresas no mercado digital. O índice é formado pela amostragem das campanhas veiculadas no mês vigente. Não são contabilizados dados de e-commerce.
O CTR é uma métrica cujo diferencial é permitir uma análise geral comparativa de efetividade de campanha entre os mais diversos segmentos e utilizações, já que o clique é igual para todos.

IUPD-Rich-Media


Análise dos dados

Durante os últimos meses, o IUPD® registrou tendência de aumento do CTR% das peças de padrão criativo de Rich Media Standard e Advanced, bem como queda nas peças de AdServer.
Pelo histórico da amostra, as peças AdServer são menos elaboradas em termos visuais, gráfico e sonoro, e tendem a menor efetividade em relação à Rich Media, lembrando que a análise é feita pelo CTR% (Clique/Impressão), e não pelo volume absoluto de impressões.
De fevereiro para janeiro , o CTR% dos dois tipos de Rich Media aumentou em média 64,22%; em relação ao formato AdServer, a queda foi de 44%.

OS INDICADORES

AdServer

Peças com poucas e breves imagens, de baixa ou média qualidade, sem nenhuma interação ou engajamento do usuário, permitindo apenas o clique. Geralmente, com baixo custo de produção e não mais do que 30Kb de peso.

Rich Media (Standard)

Peças enriquecidas com imagens de melhor qualidade, recursos multimídia e possibilidade de interação do usuário, tal como formatos que expandem ao comando da ação e que podem ou não combinar áudio e animação, fazendo uso de linguagens distintas como Flash, Shockwave e Java. Contemplam produção mais avançada e geralmente utilizam até 100Kb de peso.

Rich Media (Advanced)

Contemplam todos os recursos de mídia enriquecidos com o uso avançado de atributos que abrangem maior interação, tal como a possibilidade de inserir até mesmo vídeos de alta qualidade nas peças, games, formulários completos, transmissão ao vivo, diversos menus, cadastros e compartilhamento com outros usuários sem precisar clicar e sair da página onde a peça está veiculada. São peças avançadas que potencializam a exposição de marca/ produto através de maior interatividade e engajamento com o usuário. Essas peças geralmente apresentam imagens e sons de altíssima qualidade e podem ter peso de até 4Mb ou mais.

Mais pessoas compram pela web

O número de pessoas que já fizeram uma compra na internet continua crescendo. Só em 2008, aproximadamente 4MM de internautas aderiram a esse mercado. O perfil do consumidor virtual vem, a cada ano, sofrendo alterações, se tornando mais feminino e com perfil socioeconômico menos abastado.
O tíquete médio subiu 9% em relação a 2007 em virtude do aumento nas vendas de produtos de informática, eletroeletrônicos e eletrodomésticos.
A satisfação de compra na internet permaneceu elevada, com 85,65%, mostrando que ainda há espaço para chegar à excelência de atendimento.
E-BIT-compras-internet-aumentam
Fontes desta edição: Ibope//NetRatings, E-Life, DOM Strategy Partners, e-bit, Aunica – The Tagnology Company e Chat Trax
fonte:MEIO DIGITAL Maio, Junho 2009.

Cresce o valor médio das compras pela web

O tíquete médio de compras pela internet continuou a crescer no segundo semestre de 2009. Subiu de R$ 315, no primeiro trimestre, para R$ 330. O número de e-consumidores, pessoas que já realizaram uma compra pela web, também aumentou. Desde o ano 2000, são 15,2 milhões de consumidores que compraram na internet. Apenas no segundo trimestre deste ano o índice chegou a cerca de 1 milhão de novos e-consumidores.

E-BIT

Novos e-consumidores 1 milhão
Total de e-consumidores desde 2000 15,2 milhões
Tíquete médio R$ 330



Crise afeta menos os produtos com tíquete médio baixo

A E-Consulting analisa dados sobre os indicadores VOL (Varejo Online) e B2BOL (Business to Business Online). Veja os resultados do segundo trimestre de 2009

Para o indicador B2BOL, o segundo trimestre apresentou volumes menores em termos percentuais do que nos anos anteriores, ou seja, a representatividade do período no ano foi inferior a outros anos.
Entretanto, o B2BOL Companies (que computa as transações feitas entre as empresas e seus parceiros em ambiente digital próprio da empresa) ainda representa um volume muito superior ao B2BOL E-Markets (que representa o volume de transações entre empresas nos mercados online abertos). No último trimestre, a representatividade média prevista para o B2BOL E-Markets caiu 4%. Mas, ainda assim, não foram alteradas as previsões para o ano, uma vez que foram considerados os efeitos sistêmicos da crise em diversos segmentos que compõem esse indicador, como exportações e indústria de transformação, na composição da perspectiva para o ano. A expectativa é que no terceiro e quarto trimestres, com previsão de crescimento do País anualizado (jul/09-jul/10) de 4,2%, já seja recuperado o ritmo anterior do B2BOL.


VOL-B2BOL-Seg-trimestre-09

Valores em Bilhões de Reais

B2BOL 2009
783.7
Demais 673.99
Companies 2009 642.3
E-Marketing 2009 141.4

B2BOL em Q2
109.71
B2BOL Companies em Q2 89.9
B2BOL E-Markets em Q2 19.81

Companies 2009 82%
E-Markets 2009 18%
Representatividade Segmentos 2009

Demais 86%
Q2 14%
Representatividade Q2

B2BOL Companies em Q2 81,9%
B2BOL E-Markets em Q2 18,1%
Representatividade Segmentos Q2



Em relação ao indicador VOL, a categoria bens de consumo manteve o desempenho esperado, uma vez que a crise afetou menos as compras de produtos de varejo de baixo tíquete médio e alta recorrência. Porém, automóveis representou queda relativa em relação à expectativa anual. Apesar de representar apenas 19% do total anual, o segundo trimestre não teve desempenho tão negativo quanto se poderia imaginar, sustentando as metas analisadas para o ano. No terceiro trimestre deverá haver início de recuperação de autos e pequeno crescimento de bens de consumo, que tenderá a ser maximizado no último trimestre deste ano.


VOL-B2BOL-Cat-trimestre-09

Valores em Bilhões de Reais

total e-commerce
21.8
Demais 17.66
total Q2 4.14

Autos 1.12
Turismo 0.87
Bens de consumo 2.15

Autos 27,1%
Turismo 21%
Bens de consumo 51,9%
Representatividade Categorias

Demais 81%
Q2 19%
Representatividade Q2



E-Consulting




Moda, sapato e maquiagem em blogs e redes sociais

A metodologia de análise E.Life Map E.Life, desenvolvida pela empresa E.Life, especializada em inteligência de mercado na web 2.0, acaba de concluir um estudo sobre moda, sapato e maquiagem. Com a ferramenta, é possível visualizar os termos mais associados a uma marca ou assunto em depoimentos espontâneos de consumidores postados em blogs e redes sociais abertas, proporcionando insights sobre cada tema analisado. A coleta de dados foi feita entre os dias 1º de janeiro e 20 de julho de 2009.


E.Life Map – Moda



E-Life-Map-Moda
• Os blogs são bastante utilizados pelos internautas para noticiar sobre moda e compartilhar dicas e truques.
• Não somente roupas, mas também a casa, incluindo o design de móveis e interiores, e calçados e acessórios entram nas discussões sobre moda. Com relação ao design, entram também discussões sobre design de jóias, design de moda e design de calçados, dentre outros.
• Mulheres compartilham também dicas e tendências de moda na blogosfera.
• Acontecimentos do calendário de moda mundial também aparecem nos posts e comentários. Os desfiles, as semanas de moda, as coleções outono/inverno e primavera/verão, principalmente de 2010.
• As semanas em Paris e São Paulo são as mais freqüentes nos depoimentos dos blogs brasileiros.


E.Life Map – Sapato



E-Life-Map-Sapato
• Nos blogs também aparecem discussões sobre sapatos. Lindo, moda e super são os termos mais associados a sapatos pelas mulheres na blogosfera.
• São freqüentes blogs que servem como brechós para a venda de roupas, acessórios e sapatos usados, geralmente das próprias blogueiras. A troca de dicas de brechós e bazares com a venda de calçados também é freqüente. Nos posts aparecem indicações de preços e tamanho dos calçados.
• Tipos de calçado (como os de couro) estilo boneca também são indicados nos posts. As cores que possuem mais referências são preto e branco.
• Qual tipo de sapato usar com um tipo de vestido e sapatos de noiva são outras discussões presentes na blogosfera.


E.Life Map – Maquiagem



E-Life-Map-Maquiagem
• As mulheres trocam dicas e truques de maquiagem com freqüência na blogosfera. Além dos blogs, que, fora as dicas, falam sobre produtos, os vídeos são utilizados como meio de ensinar a fazer maquiagem. Informações sobre cursos também são trocadas.
• O termo make também é freqüente nos posts dos blogs ao se referir à maquiagem. As meninas falam sobre quais produtos utilizar na pele, no rosto, nos olhos, quais as modas do verão e do inverno, que tipo de maquiagem utilizar em uma festa, dentre outros.
• Os produtos mais discutidos são blush, sombra, base, pó e maquiagens minerais. As cores, as linhas das diversas marcas e os tipos de pincéis também são discutidos. Linda e super são adjetivos bastante citados pelas blogueiras.
fone: PROXXIMA Setembro 2009

Mídias sociais conquistam internautas brasileiras

As mídias sociais conquistaram o público feminino de forma avassaladora.

Uma pesquisa realizada pela Sophia Mind, empresa de inteligência de mercado do Grupo Bolsa de Mulher, mostrou que 93% das 1.962 entrevistadas costumam usar, pelo menos, uma modalidade de mídia social.
As modalidades mais acessadas são as ferramentas de mensagens instantâneas e os sites de relacionamento. A freqüência de acesso é bastante elevada: 36% das usuárias visitam as redes sociais várias vezes ao dia, com objetivos diversos — da comunicação à busca de informações e opiniões sobre produtos e serviços. As entrevistas foram realizadas entre outubro e novembro de 2009, com usuárias de internet, via questionário online.
A pesquisa revelou também que, comparado com os últimos dois anos, 83% das mulheres afirmam acessar a internet por mais tempo hoje — especificamente para as redes sociais, esse percentual é de 58%. Em contrapartida, o tempo de utilização das mídias tradicionais, como rádio, revista, jornal impresso e TV, está sendo reduzido.

Perfil da usuária

Mulheres de todas as idades e estados civis são freqüentadoras assíduas. Dentre as mulheres mais jovens, entre 18 e 25 anos, 97% costumam acessar alguma modalidade de mídia social. Já para as mulheres entre 31 e 60 anos esse percentual é de 90%. Entre as mulheres com acesso semanal às mídias sociais, as mães apresentam percentual mais baixo de utilização do que as mulheres sem filhos em todas as modalidades.

O acesso

Na média, o consumo diário das mídias sociais concentra-se em até duas horas. Mulheres que trabalham em casa ou não trabalham dedicam mais tempo às mídias sociais.
As atividades mais importantes no uso das mídias sociais são a comunicação com amigos/familiares, a leitura sobre assuntos de interesse e a atualização, por meio de notícias. Uma parcela grande das mulheres também utiliza as mídias sociais para assuntos relacionados ao trabalho ou networking.
O Orkut predomina entre os cadastros femininos dos sites de relacionamento, com 75% das usuárias de mídias sociais. O Sonico e o Facebook se igualam na segunda posição, com 22% e 21%, respectivamente. O microblog Twitter também possui cadastro de 21% das entrevistadas.

Publicidade

O público feminino usa cada vez mais a web para dividir informações sobre produtos e serviços. 60% delas afirmam comentar suas experiências com produtos nas redes sociais. O ambiente deixou de ser usado apenas para reclamações — 26% dizem comentar quando se surpreendem positivamente.
Mais da metade das entrevistadas já comprou algum produto baseado em comentários que leram em redes sociais.
O impacto da publicidade online na decisão de compra é o mesmo que o da publicidade veiculada na TV. As mulheres não se sentem incomodadas quando são expostas a promoções ou comunicações criativas e de seu interesse.
fonte: PROXXIMA Março 2010



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E-commerce e candidatos a presidente na blogosfera

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Só há um jeito de produzir eficácia digital: medindo, analisando e corrigindo.

Encontre aqui um apanhado de indicadores, estudos, análises e pesquisas de variadas fontes, todas vitais para avaliação e mensuração do desempenho e dos negócios no mundo digital. Confira





Pesquisas e Análises de Mercado AQUI Tipos de Negócios na Internet


E-BIT

E-commerce continua a crescer

A estimativa de faturamento do mercado de e-commerce no terceiro trimestre do ano, excluindo- se vendas de passagens aéreas, automóveis e leilões virtuais, é de R$ 2,6 bilhões. O setor deverá registrar crescimento de 30%.
O tíquete médio, de R$ 340, é o maior da história do e-commerce no Brasil. De acordo com a ebit, esse aumento foi impulsionado pelas vendas do Dia dos Pais e de eletrodomésticos por conta da redução do IPI, que continua em alta.

ebit-pesquisa-terceiro-trimenstre-09
Terceiro trimestre/2009: Faturamento: R$ 2,6 bilhões Crescimento: 30% Tíquete médio: R$ 340
fonte: E-BIT


E.LIFE

O que a blogosfera fala sobre os pré-candidatos a presidente

A metodologia de análise E.Life Map, desenvolvida pela E.Life, empresa especializada em inteligência de mercado na web 2.0, acaba de concluir um estudo sobre o que se fala em posts da blogosfera de três pré-candidatos à Presidência da República nas eleições de 2010 — José Serra, Dilma Rousseff e Ciro Gomes.
A coleta de dados foi feita entre 1o de janeiro e 23 de agosto de 2009.

elife-map-pesquisa-jose-serra E.Life Map — José Serra

Os depoimentos na blogosfera falam principalmente do cargo atual, governador do Estado de São Paulo, e da candidatura para a eleição de 2010. O presidente Lula aparece nos posts que comentam a declaração de que Serra omite as verbas federais e naqueles em que se discute a sua sucessão, entre outros assuntos. Os termos “candidatura” e “disputa” aparecem com freqüência, assim como “pesquisas” que mostram o candidato como preferido, como as do instituto Datafolha. PT, PMDB e PSDB também são citados nos depoimentos dos internautas. Entre seus possíveis concorrentes nas eleições para presidente em 2010, as pré-candidatas Dilma Rousseff e Marina Silva são as que mais aparecem nos posts em que o nome de Serra é citado. Aécio Neves tem mais citações do que Ciro Gomes.

elife-map-pesquisa-dilma-rousseff E.Life Map — Dilma Rousef

Os termos mais associados à atual ministra-chefe da Casa Civil são relacionados ao cargo e à possível candidatura à Presidência em 2010. Além de seu partido, PT, também são citados o PSDB e o PMDB. Possivelmente seu maior adversário, José Serra é o pré-candidato que mais aparece nos posts que mencionam Dilma Rousseff. Os pré-candidatos Marina Silva e Ciro Gomes também aparecem em posts em comum com a ministra na blogosfera. A polêmica que ronda a ministra Dilma e a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira também é um tema freqüente entre os internautas. Muitos blogs incluem comentários e citações de declarações dos políticos em seus posts e, por isso, “disse” é um termo muito usual.

elife-map-pesquisa-ciro-gomes E.Life Map — Ciro Gomes

O pré-candidato aparece altamente associado ao governador de Minas Gerais Aécio Neves, por conta de notícias recentes de reuniões entre os dois políticos. O nome de Heloísa Helena aparece, principalmente, em depoimentos que comentam pesquisas de intenção de voto nas eleições 2010 em que os dois candidatos têm um percentual similar de preferência de eleitores. Entre os possíveis candidatos à eleição, além de Aécio Neves e Heloísa Helena, José Serra aparece com mais freqüência nos posts que citam Ciro Gomes. Dilma Rousseff e Marina Silva também aparecem no mapa, com menor número de citações. Além de seu partido, PSB, são mencionados também o PT e o PSDB nos posts, e o termo “disse” também é muito usado ao citar declarações de políticos.

Crise afeta menos os produtos com tíquete médio baixo

O poder do efeito viral

Estudo do XPLab (Experience Lab), que faz parte da E-Consulting Corp., denominado O Poder do Efeito Viral, define três tipos de impactos virais ligados a esse processo contínuo realizado por usuários-consumidores em sua atividade de gerar mídia, emitir opiniões, juízos de valor, proferir críticas, reclamações, lançar elogios e postular dúvidas. O estudo, conduzido durante o primeiro semestre, monitorou cem temas ligados ao consumo, em mais de 150 marcas, em 500 ambientes online brasileiros ou em língua portuguesa, como sites e hotsites de empresas e organizações, além de sites abertos (como os de reclamação), redes sociais e comunidades online (Orkut, Twitter, LinkedIn, MySpace etc.), fóruns e blogs.

Primeira conclusão: a lei dos 10% mobilizados

A cada post negativo ou positivo, desde que relacionado a temas relevantes e materiais publicados por um usuário sobre algum produto, marca ou fato, 10% do total de sua rede de relacionamentos tenderá a absorver a mensagem e se mobilizar para a ação, seja ela qual for (cancelar uma assinatura, trocar de empresa ou de produto).

Segunda conclusão: a lei dos 90% impactados

Os outros 90% impactados leem a mensagem, mas não necessariamente acreditam ou se mobilizam para agir. Mais interessante ainda é saber que, a cada usuário direto da rede impactado, cinco outros indiretos têm contato com essa mensagem, por participarem das redes e comunidades destes usuários diretos.

Terceira conclusão: a lei da materialidade e da relevância

Cada post colocado por um usuário, desde que tenha materialidade e relevância razoável, gera um efeito viral impressionante.

Quarta conclusão: sobre a matemática das redes para o “usuário comum”

e-consulting-membros-rede-post
• Valores médios que desconsideram posts de grau elevado ou insuficiente de materialidade vs. relevância

• Valores médios que desconsideram posts colocados por “âncoras de credibilidade”


Quinta conclusão: sobre o racional da dinâmica de viralização de posts opinativos


Pode-se dizer que há duas categorias centrais de post: positivos e negativos

Os posts podem ser genuínos ou não. Os negativos não genuínos, por exemplo, podem ser ligados a reclamações para a assistência técnica de uma empresa que simplesmente não fazem sentido sob o ponto de vista contratual. O consumidor, contudo, age por ignorar as condições do contrato, por ingenuidade ou mesmo má-fé. Em geral, a atratividade dos temas está ligada às seguintes naturezas motivacionais: aumento de prazer e/ou fuga da dor.
Quanto mais prometer gerar prazer (sexo, piadas, dicas do interesse do usuário, tendências) ou mais evitar dor (encontrar empregos, dicas de como evitar impostos e eficiência e comodidade de serviços), mais serão abertos, lidos e repassados.
Se este post original for colocado — ou avaliado — por um chamado “âncora de credibilidade” (alguém sabidamente respeitado ou envolvido com o tema) existe mais chance de ser viralizado.

Se o “âncora de credibilidade” for um nó de rede, alguém com alta capacidade de mobilização, maior será a capacidade de alcance e penetração. O poder, a credibilidade e o efeito real desses posts variam, igualmente, em função dos ambientes em que ocorreram.

Os ambientes podem ser categorizados em função de dinâmica, natureza e finalidade da seguinte maneira:


Colaborativos, abertos e genéricos, como redes e comunidades de amigos (Orkut, MySpace);

Colaborativos, abertos e temáticos, como redes e comunidades sobre carros, doenças, marcas, etc;

Colaborativos, fechados e genéricos, como uma rede que só aceite pessoas ricas ou bonitas;

Colaborativos, abertos e transacionais, como os sites de trocas e leilões do tipo eBay e Mercado Livre;

Colaborativos, abertos e técnicos, como fóruns sobre engenharia e biologia;

Controlados, proprietários e institucionais, como o site da empresa x;

Colaborativo, proprietários e relacionais (finalidade), como o blog corporativo da empresa n;

Colaborativos, abertos e instantâneos, como o Twitter de fulano de tal.


Total de membros das redes do
usuário responsável pelo post inicial
1000
Usuários destas redes impactados
diretos e mobilizados
100 (10%)
Usuários destas redes impactados
diretos e alertados
900 (90%)
Impactados indireto
(cinco vezes
o total de usuários)
5000




fonte: PROXXIMA Outubro 2009








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Multimedia Professional Curriculum

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Leonardo de Barros

Specialist in advertising photography, work since 1994 providing services, studies and projects with applied techniques of communication. I have Technique degree by Advertising Foundation of Fine Arts and MBA in Superior School of Propaganda and Marketing.



My goal is to create multimedia concepts

I had started in the commercial area of ​​sport newspapers since 1994. I did internships and assisting art directors at agencies until 2005. Today with outsourcing I work as a service provider specializing in Information and Communication Technologies. Always available to act with competence, efficiency, resulting in productive relationships, with dynamic and enduring professional accomplishment.

Academic Degree and Experience


ESPM School of Advertising and Marketing. Art Director - School of Creation.
School of Arts and Crafts Society
produtos portfolio still

Proficiency Skill


With these experiences meeting different levels of skills in creative and productive economy, working from concept, through the planning and development of proficient communication with the market. Multidisciplinary experiences whose aim is to add
the technology to human knowledge, to unite science and knowledge accessible in cooperative relationships. I have extensive experience in marketing and advertising projects execution with communication plans. 

I have knowledge of digital and analog equipment such as Nikon, Fuji, Pentax, Digital Camera Backs, HDVPRO footage, technical audio / video (RTVC), and other models with similar technics and functions.

 Performed the documentary Hands Made of Faith, advanced preview in Benin, Africa and Paris, France in 2012, and producing the feature film The House of We All with images of Africans encounters;
 Specialist tools and creative communities on the web, Program Marketing Professional Internet Marketer's Training Web CEO University based in London;
 Associate at the National Association of Photoshop Professionals NAPP;
 Invited to attend the United Press Photo UPP international association that promotes best practice ethical, cultural and environmental factors in the media, photography and photojournalism, based in Portugal;
 Assistance, handling and steering in digital photography. Customer: Telecommunication Cia, Sendas, Cold Point, Xerox, Velox, Petrobras, South Zone, CCRJ, L'Oréal Paris. Photographs Artephoto Productions for two years;
Assistant Art Director. Customers: Rio Off-price, Island Shopping Plaza, Audi Rio, South America Vehicles. Immediate Communication (current Agency 3);
Music production, concerts and events for the project (021), with presentations at conferences, sporting events and cultural programs. Technical Producer were my duties in Music Production.

I work today as micro entrepreneur in these areas of information, communication and technology. I have the ability to serve network and workgroups demand for existing services from planning of others. It means that I am also available to meet executives, directors and technical supervision operational in various economic sectors. Eventually institutional actions in nonprofit porpouses, scientific development and social order supported on ethics, science and dissemination of knowledge.


Fields of Communication and Information Technology with I can handle:
Archival Information Management;
Marketing, Audiovisual and Multimedia Advertising;
Office, Adobe Creative Suite, video and audio program and softwares;
Humanities: Human Rights and Diplomacy, Culture and Tourism, Natural Resources Sustainability, Physical oceanography and marine geology.

I am always available to solve the problem with competence, efficiency in interdisciplinary relationships, resulting in quality improvements and new business opportunities, a professional relationship productive, dynamic and enduring.


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Win the Game – Como vencer este jogo Parte II

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Win the Game – Como vencer este jogo Parte II


D.E.A.L
[continuação do post Win The Game - Como Vencer este Jogo]

A Definição de nosso Acordo Inicial e alguns aspectos importantes foram abordados anteriormente.

Agora vou revelar as outras siglas do acordo:

No post anterior:
D de Definição;

Neste post:
E de Eliminação;

Nos próximos posts da série Win the Game - como vencer este jogo:
A de Automação;
L de Libertação.




A DIETA POBRE EM INFORMAÇÃO

COMO FAZER ISSO?

Relatos de pessoas – COMO EU FIZ ISSO?
Criar modelo de E-MAIL.
Gerar perguntas inteligentes com roteiro de conversa telefônica.


PARCEIROS ON-LINE e COLABORADORES

Conseguir ALIADOS e MENTORES – procurar números de telefones.
JEJUM DE MÍDIA POR UMA SEMANA
NÃO LEIA, NÃO ACESSE, NÃO ASSISTA.
“Era uma vez um viciado em informação que decidiu se desintoxicar”
Usarei a informação para algo IMPORTANTE?
Desenvolver o hábito de não acabar o que for chato ou improdutivo.
“Aconteceu alguma coisa importante hoje? Eu não pude ler o jornal.”

INTERROMPENDO AS INTERRUPÇÕES E A ARTE DA RECUSA

“Aprenda a ser difícil quando for preciso. Na escola como na vida, ter uma reputação de assertivo ajuda a receber tratamento preferencial sem ter que implorar ou lutar por isso a toda hora”
Ex.: Aluno contesta primeira nota do professor por 2 ou 3 horas nas primeiras provas dissertativas. Resultado: Descobrir como o professo corrige provas, preconceitos e aborrecimentos. Forçar uma nota alta ou boas razoes para uma nova visita de 3 horas do aluno.

A – DESPERDIÇADORES DE TEMPO, TORNE-SE UM IGNORANTE

- Desligar, enviar/receber auto do Outlook;
- Não faça da conferencia de e-mails a primeira atividade da manha;
- Faça a tarefa mais importantes ate as 11 horas;
- Criar e-mails de resposta automática e checa-la apenas duas vezes ao dia;
(10 mandamentos = peça desculpa e não autorização)
Ex: auto resposta sem reclamações checados 1x semana
timothy@brainquicken.com
timothy@bodyquicken.com
- Filtrar chamadas recebidas e eliminar efetuadas;


Dois números de telefone: comercial para não urgentes e on line redirecionado para caixa de mensagem, o outro celular – do e-mail de auto resposta - para urgentes e filtrar chamadas pela caixa de mensagem. Para avaliar a importância se puder esperar que espere.


Quem interrompe precisa aprender a esperar.


- Faz parte do seu trabalho treinar as pessoas ao seu redor para serem eficazes e eficientes;
Segundo a urgência use: e-mail > telefone > encontros pessoais > e-mail em substituições a reuniões > telefone contra oferta.


Cite trabalho pendente e urgente como argumento para falar em 30 min mencione outros compromissos.


- Resposta da cx msg de voz via e-mail sempre deve ser dinâmica. Usar estrutura do senão; Ex: “se ...entao faça...” linguagem lógica.


- Sua área de trabalho é seu templo;


“Oi invasor. Estou ocupado agora. Como posso ajuda-lo?”

“ficarei feliz em ajudar mas tenho q terminar o que estou fazendo primeiro. Vc pode mandar um e-mail pra lembrar?”

“ok, tenho apenas 2 min antes de fazer uma ligação, mas qual é a situação e o que posso fazer?”


AUTO RESPOSTA E-MAIL

Criar sistemas para limitar minha disponibilidade via E-MAIL e TELEFONE, e evitar contatos inapropriados.


“Oi Amigos,
Para ser mais eficaz, passo a chegar e responder e-mails duas vezes ao dia – ao meio-dia e às quatro da tarde. Se você precisa de algo URGENTE, tenha certeza de que é URGENTE, e não pode esperar até um dos horários definidos, por favor, entre em contato pelo celular 21 9983-1126. Obrigado por compreender esta iniciativa que ajudará a fazer mais coisas para servi-los melhor. Atenciosamente, Leo barros.”


– Checar 2 X ao dia, desligar receber automático;
CONTATOS E HORÁRIOS

RESPOSTA CAIXA DE MENSAGEM

1 - Telefone Comercial – Celular 2 ou tel na Web
Redirecionado para CX de MSG on-line www.skype.com
2 – Celular – Do e-mail de auto-resposta. Atender sempre ou deixar na CX de VOZ para avaliar

MSG da CX de VOZ TEL COMERCIAL

“Você ligou para o Estudio de Leo Barros. Atualmente confiro e respondo as mensagens duas vezes por dia, ao meio-dia e às quatro da tarde. Se você precisar de algo realmente URGENTE deixe sua mensagem que eu retornarei aproximadamente nesses dois horários. Não esqueça de deixar seu endereço de E-MAIL porque normalmente consigo responder mais rápido desta forma.
Obrigado por compreender esta iniciativa a fim de fazer mais coisas para servi-los melhor, tenha um bom dia.”


- Celular deve ser tratado como URGENTE. Não permita gastar tempo;


Ex.: “Aqui é Leo Barros falando... Oi fulano, em que posso ajudar?
Estou um pouco ocupado agora...
Não, eu tenho um minuto. O que posso fazer por você?
Desculpe interromper, mas estou esperando uma ligação em 5 min. Você poderia me mandar um E-MAIL?”


- SEJA ESPECÍFICO COM AÇÕES IMEDIATAS, INTERROMPENDO AS INTERRUPÇÕES;


- EVITAR reuniões, usar E-MAILS. Peça para não ir.;


- Senão FAZER LISTA CLARA DE OBJETIVOS e ESTABELECER UMA HORA PARA ACABAR;
Ou sair mais cedo porque tem um encontro às 15:20 (horário incomum)


– Técnica da PROPOSTA ÚNICA E REVERSÍVEL;


Aproximação do cachorrinho de estimação
Ex: “vamos tentar apenas uma vez senão pode trazê-lo de volta se mudar de idéia”.

B – CONSUMIDORES DE TEMPO: CRIE LOTES E NÃO VACILE.

– AGRUPE ATIVIDADES EM LOTE;


Limitar custo de preparação = + tempo para realizar sonhos
$20/h o valor do seu tempo = 40 mil por ano – 2 semanas de férias
[40.000/(40h/semana x 50 semanas = 2.000)] $20/h
Quanto economizara ao agrupar tarefas em lote?
Valor das horas <> seu salário por hora (20/h) x hrs
$20/h x por semana : 10 hrs = $200,00
$20/h x a cada 2 semanas : 20 hrs = $400,00
$20/h x por mes : 40 hrs = $800,00
Checar e-mail 1 x por semana = $80 de perda (hipótese trabalho perdido)
Porque $200 (10h do meu tempo) - $80 = $120
Se calcular o beneficio financeiro e emocional de uma tarefa importante verá que o valor dos lotes é muito maior do que economia por hora.
Se os problemas custam mais do que economiza volte para a freqüência imediata anterior.
( De 1x por semana para 2x por semana e não diariamente)
Não trabalhe mais quando a solução é trabalhar menos.


Ex.:
E-mail = segunda as 10 hrs Telefone = nunca
Lavanderia = domingos alternados 22 hrs
Faturas = segundas após e-mail Cartoes e contas = debito automático
PROPAGANDA e manutenção de CAMPANHAS e HORÁRIOS


- Agendar Hora a cada dia / semana / mês / semestre


- Assistente Virtual AV
Teste cada uma das freqüências e determine quanto $ para resolver problemas por hr. Se o custo for menor que $/hr aumente mais os tamanhos dos lotes

C – FALHA NA DELEGAÇAO DE PODERES: REGRAS E REARRANJOS

Não era dimensionavel porque havia um gargalo de informação e decisão: EU
A quantidade colossal de e-mails na cx de entrada vinham dos serviços terceirizados de atendimento ao cliente. Mais de 90 % de problemas que geravam um e-mail custavam menos de $20. Rever resultados financeiros da tomas de decisão independente semanal,mensal e semestral.
O primeiro mês talvez custe mais, porem a economia de 100 h/mês do seu tempo. Os terceirizados trabalharão menos tempo em seu contato. Problemas, devoluções ou reclamações diminuem em menos de 3%.


- Desenvolva um certo numero de regras que permita trabalhar com mais autonomia e buscando menos aprovação sua;
“Isso parece ser algo que possamos tentar em 1 semana? E razoável?”


- Seja um desafiador consistente e as pessoas evitarão desafiar você em prol de maior produtividade;


- Delegue poderes para que os outros ajam sem interrompe-lo;


“Oi parceiros,
Eu gostaria de estabelecer uma nova política para nosso contrato, que substitui todas as outras.
Deixar o cliente feliz.
Se isto for um problema que custe menos de R$100 para resolver, use seu julgamento e resolva.
Isto é uma permissão oficial por escrito para resolverem todos os problemas cuja solução custe menos de R$100 sem me contatar. Eu não sou mais seu cliente; meus clientes são os seus clientes. Não me peçam permissão.
Façam o que acharem que é correto, e nós ajustaremos o que for preciso conforme formos avançando.
Obrigado”

“Eu gostaria de tentar. Isso parece algo que possamos tentar por uma semana?”


REGRAS DE AUTONOMIA

I - Sistemas para limitar disponibilidade via e-mail;


II - Agrupar atividades em lote;


III - Estabelecer regras de autonomia com revisão ocasional de resultados;


IV - Dê aos outros a chance de provarem seu valor. Problemas irreversíveis ou de soluções caras são


MÍNIMOS e a economia de TEMPO é garantida;


LEMBRE-SE: lucro so é lucrativo se você tiver tempo para usa-lo.



Como ler mais rápido em 10 min ( + infos em www.pxmethod.com )


1 – Use uma caneta / régua / dedo para percorrer cada linha lida
Durante a leitura você faz vários saltos / sacadas sem perda da compreesão


2 – Comece a ler cada linha focando na terceira palavra a partir da primeira e termine na terceira palavra antes da última
Use sua visão periférica nas palavras e não foque nas margens


3 – Vá progredindo até conseguir suprimir ¾ das palavras de cada lado. Tente fixar a visão duas vezes por linha. Pratique leitura rápida sem prejudicar a compreensão até encontrar sua velocidade.
CÁLCULO VELOCIDADE: Palavras Por Minutos PPM
Número de palavras em 10 linhas / 10 = média por linha X linhas por páginas = média palavras por páginas PPP
Ex.: 1,25 pag/min em 330 PPP = 412,5 PPM
3,5 pag/min em 330 PPP = 1155 PPM (1% da humanidade)


Minha vida Terceirizada



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