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“Não há homem imprescindível, há causa imprescindível. Sem a força coletiva não somos nada” - blog da retórica magia/arte/foto/imagem.

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Negocios com Celular Moda e Sorvetes on-line

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Cresce audiência de comércio eletrônico no Brasil

Negócios no mundo digital:
Comércio eletrônico de celular, moda maquiagem, tênis, sapatos e sorvetes online. Estudos e pesquisas de negócios no mundo digital

Só há um jeito de produzir eficácia digital: medindo, analisando e corrigindo

Ibope//NetRatings



Quem estava acostumado a ver o Brasil sempre com a maior média de tempo de navegação e de páginas vistas na web mundial achou um espanto termos ficado atrás da França e da Alemanha em dezembro. Com o forte crescimento que vem ocorrendo desde 2006 na internet residencial, começa a mudar o perfil de uso da web brasileira.


A chegada do computador na residência estimula o interesse dos jovens — que navegam por muito tempo —, sobretudo por mensagens instantâneas e sites de comunidades. Mas, no segundo semestre de 2008, os adultos e idosos da família também passaram a ganhar espaço no uso do computador. No período de um ano, o número de internautas ativos com até 24 anos aumentou 7,5%. Entre adultos com 25 anos ou mais a evolução foi de 21,5%. Como os adultos não navegam tão intensamente quanto os jovens, a média de tempo e de páginas consumidas entre todos os usuários obrigatoriamente diminuiu.


O crescimento da audiência adulta na internet residencial tem um efeito imediato sobre alguns tipos de sites, com destaque para os de comércio eletrônico. Em dezembro de 2008, a audiência única conjunta de todos os sites de comércio eletrônico chegou a 14,1 milhões, incremento de 15,5% sobre dezembro de 2007. É um aumento superior ao de toda a internet residencial, que se expandiu 14,7% no período.


Os sites que mais contribuíram para o crescimento da audiência da categoria comércio eletrônico foram os da subcategoria lojas de varejo, que, de 40,9% de alcance em dezembro de 2007, subiram para 43,1% dos usuários ativos em dezembro de 2008.


O amadurecimento do perfil do internauta residencial brasileiro e dos que navegam em sites de compras produz efeitos em várias direções. Por exemplo, aumenta a média de consumo por pessoa no comércio eletrônico, já que os adultos tendem a navegar mais demoradamente do que os jovens nesses sites.
As redes sociais, que neste ano devem oferecer ao mercado mais meios de gerar rentabilidade com sua poderosa audiência, só agora começam a ser apresentadas oficialmente ao comércio eletrônico. Enquanto isso, no mundo todo, nos sites de comunidades amam-se ou odeiam-se determinadas lojas e distribuem-se links para obtenção devida ou indevida de descontos.

BOLSA DE ESTUDOS

Audiência em milhões e alcance em percentual

audiencia-unica-mensal
  • alcance % mensal
  • audiência única mensal

    Fonte: NetView - IBOPE//NetRatings VOL


Bens de consumo lideram

DOM Strategy Partners

A DOM Strategy Partners analisa dados sobre os indicadores VOL (Varejo Online) e B2BOL (Business to Business Online).

Algumas conclusões:
• Varejo online cresceu mais que o tradicional no último quarter de 2008 (efeito da maior penetração da web nas classes A e B x tíquete médio relativamente baixo na web x crise econômica), aumentando sua penetração no total.
• O VOL Bens de Consumo lidera esse crescimento, com leve vantagem no online x off-line. O Natal online chegou perto de R$ 1 bi.
• O VOL Turismo sente o efeito do aumento do dólar, enquanto o VOL Automóveis tem seus números revisados para baixo — expectativa de crescimento cai 16%.
• Os consumidores das classes C e D ainda sofrem com a menor taxa de inclusão digital e acesso a crédito (este item, estrangulado em Q4/08).


VOL

Crecimento-Varejo-Online-trimestral
Crescimento Varejo Online (R$ bilhões)
Turismo
Bens de Consumo
Autos
Fonte: VOL - E-Consulting Corp




B2BOL

Crescimento-B2B-Online
Crescimento B2B Online (R$ bilhões)
E-Markets
Companies
Fonte: B2BOL - E-Consulting Corp




VOL

Crecimento-Varejo-Online-8-anos
Crescimento Varejo Online (R$ bilhões)
Turismo
Bens de Consumo
Autos
Fonte: VOL - E-Consulting Corp



Celular, tênis e sorvete em blogs e redes sociais

E.life

O E.Life Map é uma metodologia de análise que permite visualizar os termos mais associados com uma marca em depoimentos espontâneos de consumidores em blogs e redes sociais. A proximidade dos termos do centro do mapa reflete o quanto cada um está associado à marca. A análise da proximidade dos termos com a marca proporciona insights sobre cada marca analisada.


E.Life Map – Celular

E-Life-Map-Celular
• No mapa da categoria celular, vemos que os termos mais associados ao produto são relacionados às funcionalidades oferecidas pelos aparelhos ou suas características (internet, vídeo, música, tela, mp3 e SMS). Observamos que câmera já não é o item mais desejado. As características atuais denotam um interesse maior por funções ligadas ao acesso à internet, à música e ao vídeo.
• As operadoras aparecem com mais freqüência nos depoimentos dos blogs em relação aos fabricantes de aparelhos.
• O iPhone ainda é um objeto de desejo entre os blogueiros. É a marca mais próxima do centro do mapa. Motorola, Samsung, LG e Sony Ericsson estão próximos entre si e com uma distância similar do centro do mapa.
• Com relação aos atributos, “bonito” é um termo que aparece com alta freqüência nos depoimentos sobre celulares, denotando a importância do design como fator de venda para a blogosfera.


E.Life Map – Tênis

E-Life-Map-Tenis
• Na categoria tênis, as marcas aparecem mais no centro do mapa, principalmente Nike, Adidas, Fila e All Star.
• Reebok e Converse surgem com menos freqüência.
• As modalidades de esportes também têm alta freqüência nos depoimentos sobre tênis, sendo futebol e corrida as mais citadas pelos blogueiros.
• Os materiais também aparecem altamente associados a tênis. Jeans e moda estão bem próximos entre si.
• Nike Shox é o modelo que se destaca nos depoimentos na categoria.
• Os atributos são mencionados com menos freqüência nos depoimentos, sendo design, casual e sneakers os mais comuns.


E.Life Map – Sorvete

E-Life-Map-Sorvete
• Os termos relacionados a situações de consumo de sorvete e atributos são os mais associados à categoria.
• Aparecem com alta freqüência e associadas entre si as palavras praia, amigos, criança, verão, calor, janeiro, melhor, vontade e delícia.
• As marcas Kibon e Nestlé são as mais citadas nos depoimentos sobre sorvete, mas não estão associadas aos demais termos de situações e atributos.
• O termo promoção aparece mais próximo a Kibon, o que demonstra a repercussão de promoções relacionadas à marca na blogosfera brasileira.



Aumenta o uso de campanhas Rich Media

O Índice Único de Performance Digital

é a taxa de click-through (CTR) de todas as campanhas veiculadas pela Aunica – The Tagnology Company. O click-through na publicidade online é a divisão entre o número de cliques e a quantidade de impressões das respectivas peças publicitárias. O IUPD® pode ser encontrado no www. aunica.com/iupd.asp.
Com mais de cem campanhas por mês, uma média de 70 anunciantes monitorados e todos os segmentos/modelos de anunciantes na América Latina, o IUPD® serve como referência para comparação de resultados e definição de qual tecnologia e serviço são ideais para os objetivos das empresas no mercado digital. O índice é formado pela amostragem das campanhas veiculadas no mês vigente. Não são contabilizados dados de e-commerce.
O CTR é uma métrica cujo diferencial é permitir uma análise geral comparativa de efetividade de campanha entre os mais diversos segmentos e utilizações, já que o clique é igual para todos.

IUPD-Rich-Media


Análise dos dados

Durante os últimos meses, o IUPD® registrou tendência de aumento do CTR% das peças de padrão criativo de Rich Media Standard e Advanced, bem como queda nas peças de AdServer.
Pelo histórico da amostra, as peças AdServer são menos elaboradas em termos visuais, gráfico e sonoro, e tendem a menor efetividade em relação à Rich Media, lembrando que a análise é feita pelo CTR% (Clique/Impressão), e não pelo volume absoluto de impressões.
De fevereiro para janeiro , o CTR% dos dois tipos de Rich Media aumentou em média 64,22%; em relação ao formato AdServer, a queda foi de 44%.

OS INDICADORES

AdServer

Peças com poucas e breves imagens, de baixa ou média qualidade, sem nenhuma interação ou engajamento do usuário, permitindo apenas o clique. Geralmente, com baixo custo de produção e não mais do que 30Kb de peso.

Rich Media (Standard)

Peças enriquecidas com imagens de melhor qualidade, recursos multimídia e possibilidade de interação do usuário, tal como formatos que expandem ao comando da ação e que podem ou não combinar áudio e animação, fazendo uso de linguagens distintas como Flash, Shockwave e Java. Contemplam produção mais avançada e geralmente utilizam até 100Kb de peso.

Rich Media (Advanced)

Contemplam todos os recursos de mídia enriquecidos com o uso avançado de atributos que abrangem maior interação, tal como a possibilidade de inserir até mesmo vídeos de alta qualidade nas peças, games, formulários completos, transmissão ao vivo, diversos menus, cadastros e compartilhamento com outros usuários sem precisar clicar e sair da página onde a peça está veiculada. São peças avançadas que potencializam a exposição de marca/ produto através de maior interatividade e engajamento com o usuário. Essas peças geralmente apresentam imagens e sons de altíssima qualidade e podem ter peso de até 4Mb ou mais.

Mais pessoas compram pela web

O número de pessoas que já fizeram uma compra na internet continua crescendo. Só em 2008, aproximadamente 4MM de internautas aderiram a esse mercado. O perfil do consumidor virtual vem, a cada ano, sofrendo alterações, se tornando mais feminino e com perfil socioeconômico menos abastado.
O tíquete médio subiu 9% em relação a 2007 em virtude do aumento nas vendas de produtos de informática, eletroeletrônicos e eletrodomésticos.
A satisfação de compra na internet permaneceu elevada, com 85,65%, mostrando que ainda há espaço para chegar à excelência de atendimento.
E-BIT-compras-internet-aumentam
Fontes desta edição: Ibope//NetRatings, E-Life, DOM Strategy Partners, e-bit, Aunica – The Tagnology Company e Chat Trax
fonte:MEIO DIGITAL Maio, Junho 2009.

Cresce o valor médio das compras pela web

O tíquete médio de compras pela internet continuou a crescer no segundo semestre de 2009. Subiu de R$ 315, no primeiro trimestre, para R$ 330. O número de e-consumidores, pessoas que já realizaram uma compra pela web, também aumentou. Desde o ano 2000, são 15,2 milhões de consumidores que compraram na internet. Apenas no segundo trimestre deste ano o índice chegou a cerca de 1 milhão de novos e-consumidores.

E-BIT

Novos e-consumidores 1 milhão
Total de e-consumidores desde 2000 15,2 milhões
Tíquete médio R$ 330



Crise afeta menos os produtos com tíquete médio baixo

A E-Consulting analisa dados sobre os indicadores VOL (Varejo Online) e B2BOL (Business to Business Online). Veja os resultados do segundo trimestre de 2009

Para o indicador B2BOL, o segundo trimestre apresentou volumes menores em termos percentuais do que nos anos anteriores, ou seja, a representatividade do período no ano foi inferior a outros anos.
Entretanto, o B2BOL Companies (que computa as transações feitas entre as empresas e seus parceiros em ambiente digital próprio da empresa) ainda representa um volume muito superior ao B2BOL E-Markets (que representa o volume de transações entre empresas nos mercados online abertos). No último trimestre, a representatividade média prevista para o B2BOL E-Markets caiu 4%. Mas, ainda assim, não foram alteradas as previsões para o ano, uma vez que foram considerados os efeitos sistêmicos da crise em diversos segmentos que compõem esse indicador, como exportações e indústria de transformação, na composição da perspectiva para o ano. A expectativa é que no terceiro e quarto trimestres, com previsão de crescimento do País anualizado (jul/09-jul/10) de 4,2%, já seja recuperado o ritmo anterior do B2BOL.


VOL-B2BOL-Seg-trimestre-09

Valores em Bilhões de Reais

B2BOL 2009
783.7
Demais 673.99
Companies 2009 642.3
E-Marketing 2009 141.4

B2BOL em Q2
109.71
B2BOL Companies em Q2 89.9
B2BOL E-Markets em Q2 19.81

Companies 2009 82%
E-Markets 2009 18%
Representatividade Segmentos 2009

Demais 86%
Q2 14%
Representatividade Q2

B2BOL Companies em Q2 81,9%
B2BOL E-Markets em Q2 18,1%
Representatividade Segmentos Q2



Em relação ao indicador VOL, a categoria bens de consumo manteve o desempenho esperado, uma vez que a crise afetou menos as compras de produtos de varejo de baixo tíquete médio e alta recorrência. Porém, automóveis representou queda relativa em relação à expectativa anual. Apesar de representar apenas 19% do total anual, o segundo trimestre não teve desempenho tão negativo quanto se poderia imaginar, sustentando as metas analisadas para o ano. No terceiro trimestre deverá haver início de recuperação de autos e pequeno crescimento de bens de consumo, que tenderá a ser maximizado no último trimestre deste ano.


VOL-B2BOL-Cat-trimestre-09

Valores em Bilhões de Reais

total e-commerce
21.8
Demais 17.66
total Q2 4.14

Autos 1.12
Turismo 0.87
Bens de consumo 2.15

Autos 27,1%
Turismo 21%
Bens de consumo 51,9%
Representatividade Categorias

Demais 81%
Q2 19%
Representatividade Q2



E-Consulting




Moda, sapato e maquiagem em blogs e redes sociais

A metodologia de análise E.Life Map E.Life, desenvolvida pela empresa E.Life, especializada em inteligência de mercado na web 2.0, acaba de concluir um estudo sobre moda, sapato e maquiagem. Com a ferramenta, é possível visualizar os termos mais associados a uma marca ou assunto em depoimentos espontâneos de consumidores postados em blogs e redes sociais abertas, proporcionando insights sobre cada tema analisado. A coleta de dados foi feita entre os dias 1º de janeiro e 20 de julho de 2009.


E.Life Map – Moda



E-Life-Map-Moda
• Os blogs são bastante utilizados pelos internautas para noticiar sobre moda e compartilhar dicas e truques.
• Não somente roupas, mas também a casa, incluindo o design de móveis e interiores, e calçados e acessórios entram nas discussões sobre moda. Com relação ao design, entram também discussões sobre design de jóias, design de moda e design de calçados, dentre outros.
• Mulheres compartilham também dicas e tendências de moda na blogosfera.
• Acontecimentos do calendário de moda mundial também aparecem nos posts e comentários. Os desfiles, as semanas de moda, as coleções outono/inverno e primavera/verão, principalmente de 2010.
• As semanas em Paris e São Paulo são as mais freqüentes nos depoimentos dos blogs brasileiros.


E.Life Map – Sapato



E-Life-Map-Sapato
• Nos blogs também aparecem discussões sobre sapatos. Lindo, moda e super são os termos mais associados a sapatos pelas mulheres na blogosfera.
• São freqüentes blogs que servem como brechós para a venda de roupas, acessórios e sapatos usados, geralmente das próprias blogueiras. A troca de dicas de brechós e bazares com a venda de calçados também é freqüente. Nos posts aparecem indicações de preços e tamanho dos calçados.
• Tipos de calçado (como os de couro) estilo boneca também são indicados nos posts. As cores que possuem mais referências são preto e branco.
• Qual tipo de sapato usar com um tipo de vestido e sapatos de noiva são outras discussões presentes na blogosfera.


E.Life Map – Maquiagem



E-Life-Map-Maquiagem
• As mulheres trocam dicas e truques de maquiagem com freqüência na blogosfera. Além dos blogs, que, fora as dicas, falam sobre produtos, os vídeos são utilizados como meio de ensinar a fazer maquiagem. Informações sobre cursos também são trocadas.
• O termo make também é freqüente nos posts dos blogs ao se referir à maquiagem. As meninas falam sobre quais produtos utilizar na pele, no rosto, nos olhos, quais as modas do verão e do inverno, que tipo de maquiagem utilizar em uma festa, dentre outros.
• Os produtos mais discutidos são blush, sombra, base, pó e maquiagens minerais. As cores, as linhas das diversas marcas e os tipos de pincéis também são discutidos. Linda e super são adjetivos bastante citados pelas blogueiras.
fone: PROXXIMA Setembro 2009

Mídias sociais conquistam internautas brasileiras

As mídias sociais conquistaram o público feminino de forma avassaladora.

Uma pesquisa realizada pela Sophia Mind, empresa de inteligência de mercado do Grupo Bolsa de Mulher, mostrou que 93% das 1.962 entrevistadas costumam usar, pelo menos, uma modalidade de mídia social.
As modalidades mais acessadas são as ferramentas de mensagens instantâneas e os sites de relacionamento. A freqüência de acesso é bastante elevada: 36% das usuárias visitam as redes sociais várias vezes ao dia, com objetivos diversos — da comunicação à busca de informações e opiniões sobre produtos e serviços. As entrevistas foram realizadas entre outubro e novembro de 2009, com usuárias de internet, via questionário online.
A pesquisa revelou também que, comparado com os últimos dois anos, 83% das mulheres afirmam acessar a internet por mais tempo hoje — especificamente para as redes sociais, esse percentual é de 58%. Em contrapartida, o tempo de utilização das mídias tradicionais, como rádio, revista, jornal impresso e TV, está sendo reduzido.

Perfil da usuária

Mulheres de todas as idades e estados civis são freqüentadoras assíduas. Dentre as mulheres mais jovens, entre 18 e 25 anos, 97% costumam acessar alguma modalidade de mídia social. Já para as mulheres entre 31 e 60 anos esse percentual é de 90%. Entre as mulheres com acesso semanal às mídias sociais, as mães apresentam percentual mais baixo de utilização do que as mulheres sem filhos em todas as modalidades.

O acesso

Na média, o consumo diário das mídias sociais concentra-se em até duas horas. Mulheres que trabalham em casa ou não trabalham dedicam mais tempo às mídias sociais.
As atividades mais importantes no uso das mídias sociais são a comunicação com amigos/familiares, a leitura sobre assuntos de interesse e a atualização, por meio de notícias. Uma parcela grande das mulheres também utiliza as mídias sociais para assuntos relacionados ao trabalho ou networking.
O Orkut predomina entre os cadastros femininos dos sites de relacionamento, com 75% das usuárias de mídias sociais. O Sonico e o Facebook se igualam na segunda posição, com 22% e 21%, respectivamente. O microblog Twitter também possui cadastro de 21% das entrevistadas.

Publicidade

O público feminino usa cada vez mais a web para dividir informações sobre produtos e serviços. 60% delas afirmam comentar suas experiências com produtos nas redes sociais. O ambiente deixou de ser usado apenas para reclamações — 26% dizem comentar quando se surpreendem positivamente.
Mais da metade das entrevistadas já comprou algum produto baseado em comentários que leram em redes sociais.
O impacto da publicidade online na decisão de compra é o mesmo que o da publicidade veiculada na TV. As mulheres não se sentem incomodadas quando são expostas a promoções ou comunicações criativas e de seu interesse.
fonte: PROXXIMA Março 2010



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