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“Não há homem imprescindível, há causa imprescindível. Sem a força coletiva não somos nada” - blog da retórica magia/arte/foto/imagem.

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TIKTOK SECRETS

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TIKTOK SECRETS COMO É USADO NA PRÁTICA

A nova rede é dominada por usuários da geração Z

o que torna o ambiente interessante para marcas que oferecem ou pretendem oferecer serviços para este público, considerado o mercado consumidor do futuro. O serviço merece atenção de empreendedores interessados em alternativas inovadoras de se comunicar online. Algumas empresas enxergam no TikTok uma oportunidade de se aproximar do seu segmento de clientes, utilizando principalmente os recursos visuais disponíveis na edição dos vídeos. Sua empresa estará preparada quando a novidade já não for novidade, ou ficará para trás mais uma vez?
Basta navegar pela rede e se inspirar em novos formatos, inclusive sem humor, se for a preferência da marca. Conheça as possibilidades desta ferramenta para conectar-se e vender para a geração Z, além de ficar preparado para quando as gerações mais antigas invadirem a plataforma (como ocorreu no Facebook e Instagram), e assim conectar-se também com elas. Seu negócio deve se diferenciar do concorrente não porque vende um produto ou serviço melhor, mas porque entrega uma experiência única.

  • Todo empreendedor deve entender a revolução promovida pelas redes sociais, seu papel na comunicação empresarial e as novas tendências de marketing no seu setor. Para isso, recomenda-se conversar com seus pares, ler artigos em revistas e acompanhar perfis de concorrentes nas diferentes redes sociais. 
  • Sua empresa já está presente nos canais mais antigos como Facebook, Instagram e Youtube? Como diz o ditado: “quem não é visto, não é lembrado” e, portanto, sua empresa precisa explorar o canal mais adequado (geralmente mais de um) para estar presente no inconsciente coletivo do mercado. O TikTok é apenas a nova tendência.
  • Avalie se sua empresa precisa de um profissional de mídias sociais fixo ou de um prestador de serviço esporádico. Em tempos modernos, a economia com redes sociais pode sair muito cara. Empreendedor não precisa se tornar especialista em vídeos, mas precis perder o medo de publicar. O tom certo se encontra com o tempo.
  • Calcule seus resultados digitais. Se uma das vantagens das novas mídias é a possibilidade de medir quase tudo, você deve comparar o investimento (de tempo, dinheiro e resultado) com frequência. Compare a relação custo-benefício com o contexto das mídias tradicionais.
  • Utilize canais digitais para divulgar as iniciativas, como Facebook e Instagram, além de cadastro de estabelecimentos em sites como Google Meu Negócio.

Resumo

Para quem o TikTok é recomendado?
Mesmo que o público do TikTok seja predominantemente a Geração Z (pessoas que nasceram em meados de 1990 até 2010), há espaço para todo mundo. É verdade que se você tem entre 10 e 20 anos, independente do gênero, e curte passar horas em um feed com vídeos musicais, pessoas dançando ou conteúdos divertidos aleatórios, o aplicativo é pra você. Mas há outro tipo de consumo.

Através do uso de inteligência artificial – que preenche sua interface com recomendações altamente personalizadas – a plataforma pode te fornecer exatamente o que você quer ver. Basta não perder tempo com o ócio coletivo característico da rede social. Há conteúdo de muito valor, como dicas valiosas de “do it yourself” (faça você mesmo, na tradução literal), de construção, decoração, arquitetura, gastronomia. Essas editorias devem puxar um público um pouco mais velho.

Seja como for, estamos falando de uma tendência universal: vídeos – e vídeos curtos. Se você não é um consumidor, você é alguém pronto para capitalizar uma oportunidade. De algum lado da balança você está. Vale a pena olhar com mais carinho. No app, moedas podem ser compradas pelos usuários para serem dadas aos influenciadores; Assim como no YouTube e em outras redes, as empresa podem pagar para os influenciadores do TikTok promoverem seus produtos e serviços; Os influencers do app também podem divulgar suas mercadorias, como linhas de roupas, para seus seguidores. Marketing de influenciadores, Promoção do produtos próprios, Eventos e parcerias de marca e Presentear Usuários do TikTok podem interagir diretamente comentando e conversando com milhares de outras pessoas no app. Os espectadores têm a capacidade de doar moedas virtuais que todos dentro do aplicativo podem comprar com identificação por impressão digital ou reconhecimento facial.


O uso do TikTok é indicado justamente para pequenas empresas que não têm disponível uma grande verba para marketing e comunicação, e o grande desafio é produzir um conteúdo leve e, ao mesmo tempo, informativo. Segundo a especialista, a rede é muito utilizada para divulgar vídeos de humor,
mas é importante sempre levar em consideração que humor é um conteúdo muito fácil de ser assimilado e deve ser pensado com certos cuidados para ser divertido e, ao mesmo tempo, respeitoso.

PEQUENAS EMPRESAS TÊM EQUIPE ENXUTA E INVESTEM POUCO EM MARKETING E MUITO MENOS NO DIGITAL

Os pequenos negócios não precisam ter uma grande verba disponível para marketing. Use justamente
este fator que faz com que as pessoas sigam e compartilhem os perfis. A plataforma TikTok oferece
muitos recursos para que usuários caprichem na originalidade e criatividade. Lembre-se que estratégia é
tudo, tanto no ambiente online quanto no offline.
Confira algumas estratégias de comunicação:
  • Planeje o conteúdo da rede social da empresa. O conteúdo precisa ser de qualidade, caso contrário a audiência não se engaja.
  • Mostre os bastidores. Apresentar a sensação do cliente quando entrou na cozinha e ficou a par de como se dá o processo de execução de um prato, é uma forma de aproximação. As marcas podem utilizar este interesse do consumidor para mostrar sua linha de produção, as tendências etc.
  • Mostre as características do produto. As pessoas não compram uma roupa e sim a experiência que elas terão com determinada peça. Por isso, mostre para elas saberem como ficaria no próprio corpo.
  • Ter capacidade criativa ao gravar vídeos que mostrem o funcionamento da empresa, destacando a importância do trabalho de cada colaborador na engrenagem da marca, mas peça autorização formal para uso da imagem deles.

Outras dicas importantes

  • Proposta de valor da empresa. Antes de pensar em usar o TikTok, sua empresa deve saber claramente qual é a sua proposta de valor.
  • Seu negócio deve se diferenciar do concorrente não porque vende um produto ou serviço melhor, mas porque entrega uma experiência única.
  • EXEMPLO DE UM CONCURSO NO TIKTOK
    Uma filial da rede McDonald’s, na Malásia, lançou um concurso na plataforma que ficou conhecido como BigMacTikTok Challenge (desafio). Os usuários eram estimulados a dançarem ao som do clipe musical #BigMacTikTok criado pela marca e depois deveriam compartilhar o vídeo usando a hashtag da campanha no TikTok e também no APP oficial do McDonald’s. Cada usuário que participava do desafio ganhava um BigMac, além de também concorrer a prêmios em dinheiro. Teve custo? Sim, mas não é a única ideia.

  • Uma confeiteira que mostra o seu processo de criação, uma manicure que mostra as tendências de beleza no seguimento e um pet shop que dá dicas de cuidados com o pet, são exemplos simples que mostram como é possível explorar o TikTok para divulgar ainda mais a marca”, explica Priscilla Azevedo.

  • OUTRA TENDÊNCIA NO TIKTOK SÃO OS STICKERS (ADESIVOS) DA MARCA
    O uso inteligente e criativo desse recurso (que não é exclusivo do TikTok, mas tornou-se mais popular nessa ferramenta) pode estimular o branding dentro da rede social. IMPORTANTE Tudo depende da proposta de valor da sua empresa. Mais uma vez: o efeito viral é o que interessa. Promova desafios para clientes usarem seu produto e gravarem vídeos com músicas que simbolizem como ele se sente com sua marca.
    O desafio é criar stickers irreverentes que sejam capazes de estimular a atenção dos usuários, de forma que sejam copiados e utilizados em suas próprias publicações. Seus adesivos podem estar associados a peças específicas da sua coleção (roupas, jóias, calçados, entre outros) ou a conceitos da marca como o estilo de vida fit, ou intelectual etc.

  • O uso inteligente e criativo desse recurso (que não é exclusivo do TikTok, mas tornou-se mais popular nessa ferramenta) pode estimular o branding dentro da rede social.

  • Campanha da fabricante de mochilas Nordweg, empresa com sede no sul do Brasil. Ao receber o produto em casa, após compra online, o cliente é estimulado a fazer uma publicação explicando porque ele gostou, além de receber um voucher de R$50,00 para novas compras. A publicação deve ter a hashtag da campanha e da sua empresa para ter maior alcance.

Fontes: Techtudo, MLabs, Rock Content, L. Larossa, Infomoney, PEGN, Startse, Priscila Azevedo e Bernardo Medina, neste relatório.

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