Scientia Ad Sapientiam

Scientia Ad Sapientiam
“Não há homem imprescindível, há causa imprescindível. Sem a força coletiva não somos nada” - blog da retórica magia/arte/foto/imagem.

Pesquisar este blog

Desenhando e desenrolando a ambivalência da vida

Leave a Comment

Desenhando e desenrolando a ambivalência da vida

$$$ MULTIDÃO DE SOLITÁRIOS $$$ Para uma vida relativamente feliz

Tereis as havaianas nos pés,
porém jamais sabereis quanto ela custou
nos pés de outrem;
Mas andareis por aí a crer que
na meritocracia do espírito santo capital
na liberdade da livre iniciativa da vida
Sempre havereis deter a oportunidade para customizá-la!
Então, adentrareis no reino do sucesso
e da felicidade absoluta!

A ambivalência da vida - Segurança e liberdade

Segurança sem liberdade é escravidão 

Liberdade sem segurança é um completo caos

A fórmula de ouro, a mistura perfeita,
ninguém ainda encontrou... 

Cada vez que você tem mais liberdade,
você entrega parte da sua segurança. 

Cada vez que você tem mais segurança, você entrega um pouco da sua liberdade. 

Então, você ganha algo e perde algo

Z.Bauman

 

Não me convidaram pra essa festa pobre Que os homens armaram pra me convencer A pagar sem ver toda essa droga Que já vem malhada antes de eu nascer Não me ofereceram nenhum cigarro Fiquei na porta estacionando os carros Não me elegeram chefe de nada O meu cartão de crédito é uma navalha Brasil, mostra a tua cara Quero ver quem paga pra gente ficar assim Brasil, qual é teu negócio O nome do teu sócio Confia em mim
Não me convidaram pra essa festa pobre Que os homens armaram pra me convencer Apagar sem ver toda essa droga Que já vem malhada antes de eu nascer Não me elegeram a garota do fantástico Não me subornaram, será que é meu fim Ver TV a cores na taba de um índio Programada pra só dizer sim sim sim Brasil mostra tua cara Quero ver quem paga pra agente ficar assim Brasil qual e teu negocio O nome do teu sócio confie em mim
Grande pátria desimportante Em nenhum instante eu vou te trair Brasil mostra a tua cara quero ver quem paga Pra gente ficar assim Brasil, qual é teu negócio O nome do teu sócio Confia em mim Brasil mostra a tua cara quero ver quem paga Pra gente ficar assim. Brasil, qual é teu negócio O nome do teu sócio Confia em mim O meu Brasil!
 


Written by Agenor Neto, George Alberto Heilborn Israel, Nilo Romero • Copyright © EMI Music Publishing, Sony/ATV Music Publishing LLC, Warner/Chappell Music, Inc


Cazuza 


Deixou gravado na história a canção “Brasil, mostre a tua cara”. É um protesto aos escândalos políticos, às desigualdades sociais e às injustiças. Sua música-manifesto dos anos 1980 conclama: “Brasil, mostra a tua cara /Quero ver quem paga /Pra gente ficar assim /Brasil /Qual é o teu negócio? /O nome do teu sócio /Confia em mim”. O autor de “Ideologia” (“quero uma pra viver”) morreu queixando-se de que suas ilusões haviam sido perdidas. Deixou este outro verso de triste atualidade: “Os meus sonhos foram todos vendidos”.

A música foi composta exatamente no período de transição da ditadura para o regime democrático, com a eleição do presidente Tancredo Neves pela via indireta. Como Cazuza era contra o colégio eleitoral, ele faz uma crítica ao congresso e à mídia, que dava sustentação e legalidade àquele processo de “cala boca” ao povo, já que este não teve nenhuma participação na escolha do presidente. A“festa pobre” a que ele se refere é aquilo que a mídia batizou de “festa da democracia”, ou melhor, à eleição que aconteceu com o povo pedindo “Diretas já!”.

“Brasil, mostra a tua cara”

Cazuza demonstra seu desejo de que a conjuntura seja transparente, desnuda e a nação brasileira mostre a sua verdadeira identidade, ou talvez “mostrar a cara” signifique mostrar quem está dominando, quem está mandando reprimir e criar a recessão.

“Quero ver quem paga para a gente ficar assim”

Sabemos que os países imperialistas (especialmente os Estados Unidos) financiam a miséria do terceiro mundo, seja no fomento de guerras, influenciando na escolha ou derrubando presidentes, etc.

“Qual é o teu negócio? o nome do teu sócio?”:
Essa relação NEGÓCIO X SÓCIO sinaliza para uma “construção”, uma simulação, que gera lucros e que causa a pobreza do povo, porque isso é bom para um grupo ou para as facções.

“Confia em mim”

Pede que a nação constituída e organizada confie em seu povo para resolver os seus problemas.
Nela faz várias críticas ao Brasil, em uma parte que ele fala: “Meu cartão de crédito é uma navalha”, ele procura alertar que o único jeito de pagar suas contas é roubando, por causa do péssimo governo do Brasil na época.
Ele também cita o desprezo do povo diante da corrupção, na qual até a mídia está envolvida.(Até parece que fala dos dias atuais, pois nada parece ter mudado)
Quando a música diz “Mostra a tua cara”, está dizendo para os políticos corruptos, que roubam sem parar, que estão lá não para o povo, mas sim pelos interesses deles e de quem os financia, que mostrarem suas caras, para nós vermos quem nos paga.

Será que o Brasil começou a mostrar a sua cara, ou melhor, suas entranhas? Será que veremos toda essa sujeira?

O problema é que o país sofre de amnésia crônica, e assim tem pouca persistência em levar adiante seus bons propósitos. O escritor Antonio Callado (1917/1997) dizia que o Brasil não anda pra frente porque aqui roubam as rodas do carro. A verdade é que as forças da inércia, da acomodação e do retrocesso às vezes, parecem ser mais fortes do que o movimento para a frente. Assim como os tempos que estamos vivendo hoje, com pedidos da volta dos militares e com os projetos de retrocesso que estão sendo votados e aprovados pelo congresso.

A canção de Cazuza está precisando despertar nos brasileiros a visão crítica, pois tudo indica que os brasileiros venderam suas vozes, seus direitos, suas liberdades, seus futuros, suas vidas.

fonte: http://pensadoranonimo.com.br/voce-sabe-o-significado-da-musica-brasil-do-cazuza/



Solta o cano







Experiência de ser

Não estamos interessados em abrir mentes
As mentes sempre seguiram o fervor do coração
Estamos interessados em abrir corações
A vida no terceiro milênio
Qualidades de manifestação do seu ser
Fonte de inspiração
Necessidade
Fato
Ação
Receptivo ao subconsciente
Afirmação
Manifestação de atitudes e qualidades
na sua vida
Essência
Orientação
Consciência humana
Origem
Propósito de nossas vidas
Sabedoria perene e inerente
Dissolver conceitos cristalizados
Mudar o curso dos interesses humanos
Pensamento e ação centrados no medo
Pensamento e ação centrados no amor
Consciência interior natural e sincrônica
Comunicação com o coração eternizado
No presente
Momento de nossas vidas

Escolha ser exponente espontâneo
nas suas interações com a vida!


Alvará de Soltura Espiritual

A mãe terrena e eu somos um
Ela me dá o alimento da vida
para todo meu corpo
Nutrição

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comment e colabore para expansão do conhecimento coletivo

_hedonism_taken_serious

by The Hedonist Cover Art: "Portrait of Sun Ra", oil on canvas by Paul David Elsen

World_cloud

banner

Louco ou criativo, depende de que lado voce está.
Inovador ou bizarro, ousado ou abusado, diferente ou excêntrico, qual sua imagem?

Top_blog