Domínio DE Público - domain of the public
Esse documentário começou a ser filmado um ano atrás, de forma independente, com pouquíssimo recurso conseguido através da produção de um evento cultural. A equipe abriu mão de seus salários e os equipamentos foram cedidos gratuitamente. Percorremos as comunidades do Vidigal, Vila Autódromo, Providência, toda a Zona Portuária do Rio de Janeiro e o Maracanã, obtendo diversas imagens, entrevistando muitos moradores, participando de reuniões, debates e conflitos. Além disso, entrevistamos o professor Carlos Vainer do IPPUR/UFRJ, pesquisador de megaeventos, o Deputado Estadual Marcelo Freixo e o Deputado Federal Romário.
Nesse período, investigamos para onde estão indo todos os bilhões investidos no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, visando a Copa do Mundo e as Olímpiadas. Está muito claro para nós, que grande parte desse dinheiro sairá dos cofres públicos e servirá para enriquecer um grupo muito restrito de empreiteiros, políticos, bancos e empresários envolvidos com esses megaeventos. O legado que vai ser deixado para a população é muito pequeno. E o pior de tudo: várias comunidades estão sendo removidas, ilegalmente, das áreas de forte interesse imobiliário para periferias distantes, sem nenhuma infraestrutura e dominadas por milícias fortemente armadas e extremamente violentas.
Pretendemos aprofundar a pesquisa e o debate sobre esse processo, mas fazer cinema é complicado e os equipamentos são caros. Os meios de financiamento no Brasil são oriundos de leis de incentivo/editas que envolvem o governo ou grandes empresas, que jamais apoiariam projetos como o nosso. Estamos tentando o financiamento coletivo para prosseguir com o filme.
Publicado em 14 de jun de 2014 no YouTube
Entre 2011 e 2014, o documentário investigou as transformações no Rio de Janeiro por conta dos megaeventos: UPPs nas favelas, remoções forçadas, privatizações de espaços públicos e revoltas populares.
Gostaríamos de agradecer o apoio e a paciência de todas as pessoas que participaram e contribuíram com o projeto. O documentário está disponível para download e qualquer utilização sem fins lucrativos da obra está previamente autorizada.
Baixem, copiem, e exibam!
Música: "Subconsciente" por BNegão & Seletores de Frequência (Google Play • eMusic • iTunes)
Dividir para conquistar - divide to conquer
Public Domain (Domínio Público)
We started filming this documentary a year ago, independently, with few resources we obtained by producing a cultural event. The team did not earn a salary, and we used equipment free of charge. We went through the favelas of Vidigal, Vila Autódromo, and Providencia; to the port zone of Rio de Janeiro; and to Maracanã stadium, capturing multiple images, interviewing many residents, and participating in meetings, debates, and conflicts. In addition, we interviewed Professor Carlos Vainer at the Institute of Research and Urban and Regional Planning at the Federal University of Rio de Janeiro (IPPUR / UFRJ), an expert on mega-events; and congressmen Marcelo Freixo and Romario.
During this period, we investigated where the billions invested in Brazil will be going, especially in Rio de Janeiro – in preparation for the World Cup and the Olympics. It is very clear that much of this money will come from public resources and will serve to make rich a very small group of contractors, politicians, businessmen, and banks involved in these mega events. The legacy that will be left for the Brazilian people is very small. And worst of all, many community members are being illegally evicted from areas of high value for real estate and other forms of investment – to distant urban peripheries which lack infrastructure and services, and are dominated by heavily armed and extremely violent militia.
If you think you can do something to change this situation but do not know what to do, collaborate with us on this project.
Direção: Fausto Mota, Raoni Vidal e Henrique Ligeiro Produção: Fausto Mota Ass. de Produção: Katu Franco Som Direto: Henrique Ligeiro Som Adicional: Lucas Silveira e Cedric Aveline Câmera: Victor Zaiden, Fernando DeMello, Diego Sobral, Liliu, Tomás Camargo, Paulo Gouvea, Bruno Franklin, Raoni Vidal e Fausto Mota Montagem: Raoni Vidal e Fausto Mota Ass. de Montagem: André Romiszowski Produção de Finalização: Raoni Vidal Edição de Som: Henrique LigeiroMúsica: “Bahia” do Quinteto São do Mato Design Gráfico: Raoni Vidal e Márcio Heider
Contato: dominiopublico@paebiru.com
Orçamento (Budget): https://docs.google.com/open?id=0B1EWOGQtrF3nRjZydHIzWVF3WjA
Links:Orçamento (Budget): https://docs.google.com/open?id=0B1EWOGQtrF3nRjZydHIzWVF3WjA
Website: www.paebiru.com/dominiopublico
Facebook: www.facebook.com/ProjetoDominioPublico
Twitter: https://twitter.com/Pdominiopublico
Cine Ataque: www.paebiru.com/cine-ataque e www.facebook.com/cineataque
Marcio Heider: http://www.paebiru.com/marcioheider/
Paulo Gouvea: http://www.flickr.com/photos/paulogouvea e http://www.flickr.com/photos/paulogouvea2
Facebook: www.facebook.com/ProjetoDominioPublico
Twitter: https://twitter.com/Pdominiopublico
Cine Ataque: www.paebiru.com/cine-ataque e www.facebook.com/cineataque
Marcio Heider: http://www.paebiru.com/marcioheider/
Paulo Gouvea: http://www.flickr.com/photos/paulogouvea e http://www.flickr.com/photos/paulogouvea2
Subtitled Versions
Os Donos da Bola[da]
A campanha “Quem são os proprietários do Brasil?” www.proprietariosdobrasil.org.br já impulsionou uma grande onda de mobilização, repercussão e receptividade pelo Brasil afora e em outros países também. Durante a primeira fase do projeto, mostramos como o Ranking Proprietários do Brasil é de fato uma ferramenta importante para a transformação social, capaz de auxiliar nossa compreensão sobre as grandes forças do poder económico na sociedade brasileira.
Agora, queremos ir além. Sem aumentar o valor solicitado, e afim de acolher sugestões e críticas recebidas neste primeiros meses de debate sobre a campanha, conseguimos reformular o projeto para incluir também as 100 empresas de capital fechado com maior faturamento e cruzar todos estes dados com os financiamentos de campanha, repasses do BNDES e do governo federal. Vamos ainda produzir 10 análises de poder com infográficos sobre as relações de empresas e melhor ainda mais a plataforma, facilitando a consulta às informações do Ranking.
A relevância da campanha “Quem são os proprietários do Brasil?” já foi reconhecida por importantes pensadores, como Francisco de Oliveira, Boaventura de Sousa Santos e Ladislau Dowbor. Grandes veículos de comunicação, como o Estadão, a Revista Exame e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), também divulgaram a iniciativa. Porém, se alcançamos quase 50% da meta estipulada, foi graças ao apoio de cidadãos comuns que, como nós, querem mais transparência sobre o poder econômico e político - uma vez que optamos por não aceitar patrocínios de empresas ou do governo, afim de preservar a independência da iniciativa.
Confira os acréscimos que fizemos agora em relação ao primeiro projeto:
Ampliação do banco de dados da plataforma para incluir:
_Dados das 100 maiores empresas fechadas em faturamento
_Dados de doações eleitorais de 2010 e 2012
_Dados de financiamentos do BNDES de 2008-2012
Dados dos repasses do governo federal de 2005 a 2012
Produzir 10 análises de rede de poder com infográficos:
_5 escolhidas por voto no Fórum de debates do portal _5 em apoio às lutas concretas de movimentos sociais
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comment e colabore para expansão do conhecimento coletivo