Scientia Ad Sapientiam

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“Não há homem imprescindível, há causa imprescindível. Sem a força coletiva não somos nada” - blog da retórica magia/arte/foto/imagem.

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Zeitgeist na visao do Google

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Antes de fazer o mundo, Deus poderia ter pesquisado…

Sobre o Zeitgeist do Google.

Como toda informação passível de manipulação, o Google também esforça-se para não ser manipulado, ou pelo menos parecer que não é manipulável. Independente disso, é mais uma ferramenta aprimorada desta empresa de tecnologia que pode ajudar-nos a observar nós mesmos. E toda a noção do que se passa na mente dos mortais mais singulares do planeta Terra. Nossa, Como somos “criativos”!
Pode ser que você não acredite muito nos resultados – meu caso – mas a curiosidade de saber o que os outros andam buscando na internet é mais importante do que a precisão destes dados. E acompanhar as evoluções da internet numa página bem montada, com design e conteúdo dinâmicos, já vale a pena a visita.

Vejam com seus próprios olhos ; )

Zeitgeist 2011: como o mundo pesquisou

Como o ano está ficando para trás, vamos dar uma olhada nos maiores eventos, notícias e pessoas que marcaram esse ano. Analisamos as milhões de consultas digitadas no Google ao longo do ano para dar a você uma visão de 2011 através das lentes das pesquisas do Google.

Metodologia

Para coletar o Google Zeitgeist do fim do ano de 2011, estudamos a agregação de bilhões de consultas que as pessoas digitaram no Google neste ano. Usamos dados de várias fontes, entre elas o Google Insights para pesquisa e as ferramentas de dados internas. Também filtramos o que é spam e consultas repetidas para desenvolver listas que melhor reflitam "o espírito da época". Todas as consultas de pesquisa que estudamos são anônimas, e nenhuma informação pessoal foi usada.

Uma palavra sobre como descrevemos as listas: exceto quando explicitado, todos esses termos de pesquisa são os mais populares de 2011, sendo classificados na ordem das consultas com o maior volume de pesquisas neste ano. Em alguns casos, listamos as consultas com as "maiores subidas", o que significa que encontramos as pesquisas mais populares feitas em 2011 e, em seguida, classificamos essas pesquisas com base no aumento da popularidade delas em comparação com 2010. De modo inverso, as consultas com as "maiores quedas" eram muito populares em 2010, mas perderam parte da popularidade em 2011.

Sobre essas visualizações

Os números de pesquisa normalizados refletem quantas pesquisas foram feitas durante um período específico, em relação ao número total de pesquisas feitas no Google ao longo do tempo. Eles não representam números absolutos de volume de pesquisa, pois os dados são normalizados e apresentados em uma escala de 0 a 100. Cada consulta é dividida pela pontuação mais alta atingida, ou 100. Quando não há dados suficientes, 0 é exibido. Saiba mais sobre como fixamos a escala e padronizamos os dados de pesquisa.

Sobre as visualizações da "Página inicial"

Ao clicar em "Ver mais detalhes" em uma das imagens de pesquisa da página inicial, você verá uma breve narrativa com informações gráficas sobre a "pesquisa mais realizada" selecionada de 2011. O gráfico mostra o aumento no volume de pesquisa, o volume ao longo do ano, o volume em comparação a um evento relacionado e o volume por país.

Observação: como essas são as 10 consultas globais mais realizadas, um termo pode aparecer em destaque na lista de mais realizadas e, ainda assim, ter um volume de pesquisa inferior às outras consultas.

Sobre as visualizações das "Listas dos 10 principais"

A matriz de visualização mostra o volume semanal padronizado dos termos de pesquisa ao longo de 2011. Selecione uma consulta no lado esquerdo da tela para visualizar o volume de pesquisa dos termos ao longo do ano. Compare os termos de pesquisa selecionando listas adicionais. Passe o mouse sobre a matriz para visualizar artigos de notícias associados e ajuste o indicador de tempo para isolar um período específico.

Observação: as listas especificadas como "mais realizadas" medem o crescimento de cada termo em comparação com 2010. Portanto, um termo pode aparecer em destaque na lista de mais realizadas e, ainda assim, ter um volume de pesquisa inferior às outras consultas.

Mais dados

Esperamos que você goste de nossa retrospectiva dos acontecimentos de 2011. Mas a história não precisa acabar por aqui. Se você estiver interessado em continuar explorando as tendências de pesquisa em todo o mundo, há várias maneiras de fazer isso.

Traduza

Você pode usar uma grande variedade de ferramentas do Google Tradutor para traduzir qualquer uma das páginas internacionais do Zeitgeist de fim de ano para até 64 idiomas. Se, por exemplo, você fala espanhol, mas quer ler o que foi mais pesquisado no Japão neste ano, basta inserir o texto ou o URL da página do Google Zeitgeist do Japão no Google Tradutor para ler no seu próprio idioma. Ou você pode usar a Barra de Ferramentas Google no Internet Explorer ou Firefox, com tradução avançada que exibirá a página em outro idioma automaticamente. Além disso, você pode traduzir qualquer página automaticamente com o Google Chrome.

Vá mais fundo

Battlefield 3 Zeitgeist 11Nosso Google Zeitgeist de fim de ano é apenas uma pequena amostra das consultas e tendências de pesquisa que achamos interessantes neste ano. Se você quiser ir além do que compartilhamos aqui, tente usar estas ferramentas para descobrir mais sobre os termos de pesquisa regionais e globais com o passar do tempo (em alguns casos, podem ser encontrados dados que datam de 2004).

Google Trends - Para obter uma visão geral dos dados de consulta de pesquisa, insira até cinco termos de pesquisa para ver a popularidade relativa com o passar do tempo. Você pode usar o Google Trends para comparar termos em qualquer idioma de qualquer país. No momento, a interface está disponível em inglês dos EUA, chinês e japonês.
Google Trends para websites - Google Trends para dados de tráfego de site. Digite o endereço de um site para ver os visitantes por região e os sites relacionados visitados. Disponível atualmente apenas em Inglês dos EUA.


Google Insights para pesquisa - Uma visão mais detalhada dos dados de consulta de pesquisa para usuários avançados. Crie suas próprias listas de consultas "mais populares" e com as "maiores subidas" para diferentes regiões geográficas com o passar do tempo e por tópico. O Google Insights para pesquisa está disponível em 40 idiomas.
Hot Trends (somente na Índia, Japão, Cingapura e EUA) - As 40 principais consultas de pesquisa com as maiores subidas, atualizadas continuamente durante todo o dia.

Personalize!

Talvez você queira apenas ver os detalhes do seu próprio comportamento na web no último ano. Embora os dados usados no nosso Google Zeitgeist sejam anônimos e agregados, existem alguns lugares que você pode acessar para examinar suas próprias tendências de pesquisa pessoais caso tenha uma conta do Google.

Histórico da web - Se tiver optado por ativar o Histórico da web em sua Conta do Google, você poderá obter uma visão geral interessante sobre sua própria atividade na web, como suas principais consultas e seus picos de atividade ao longo do tempo. Para experimentar, faça login no seu Histórico da web com a sua Conta do Google e clique na guia "Estatísticas". A guia pode não abranger todas as suas atividades na web, mas pode ser bem divertido dar uma olhada no passado de suas consultas e de seu histórico de navegação ao longo do tempo.
Google Reader - Se usar o Google Reader para ler blogs e outros feeds RSS, você poderá visualizar suas tendências de leitura acessando a guia "Tendências" embaixo de "Suas coisas" no menu à esquerda.

Mantenha-se atualizado

Fique a par dos assuntos mais importantes desse ano e entenda os tópicos mais recentes conforme eles surgirem em 2012. Oferecemos diversas maneiras para que você se mantenha atualizado sobre seus tópicos favoritos e obtenha mais informações sobre eles.

Alertas do Google - Acompanhe os tópicos mais importantes para você inscrevendo-se nos Alertas do Google e receba atualizações por e-mail sobre os resultados relevantes mais recentes do Google (web, notícias, etc.) para essa consulta.

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NO AR Cultura Digital Quando a Cultura encontra a Tecnologia

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http://culturadigital.org.br/aovivo/

O Festival CulturaDigital.Br ocupará o Odeon Petrobras e o MAM RJ com diversas atividades.

A DEMOCRACIA não é um algoritmo. Não é uma fórmula que vai resolver nosso problema. São os pobres que estão criando cultura e estilo de vida. É importante investigar quais as ferramentas da revolução.

< ! -- ATUALIZANDO -- ! >


Degustações no menu dominical:


11:05-11:20
Gravadora Livre Amnésia Discos
APRESENTAÇÃO CANCELADA
Empreendimento solidário que atua trocando a produção de discos por dinheiro, serviços ou outros produtos. Falarão sobre as gambiarras necessárias para sua criação, a fim de contribuir com o debate crítico sobre a indústria fonográfica, direitos autorais e alternativas possíveis


12:05-12:20
OpenSourceInteractive
Essa oficina vai ensinar crianças a fazer videogames e outras instalações interativas em tempo real, usando Open Source.


13:00-13:15
Chaos Computer Club
Pioneiros da cultura digital na Alemanha se propõem falar sobre o como a cultura hacker e os artistas estão construindo o futuro


13:40-13:55
Hackerspaces: uma oportunidade para o conhecimento livre em sw&hw
Durante o Festival, membros do Garoa explicarão como montar um hackerspace em 44 dias. Hackers, simpatizantes e interessados são bem vindos para participar, compartilhar e colaborar.


14:20-14:35
Resistência – Proteja sue identidade – Como fazer carteiras protegidas de RFID. Este workshop vai explicar como funciona, como pode ser usado e os riscos do RFID, um pequeno sistema de circuitos eletrônicos que se comunica por wireless em uma curta distância. Qual o tamanho da conveniência disso e quais podem ser os abusos?


16:50-17:05
Bitcoin – a construção da nova economia digital: sem bancos e intermediários
A construção da nova economia digital, sem intermediários desnecessários e livre do controle de como seu dinheiro é usado, suas implicações, como vai afetar a mídia digital, e suas ramificações sociais





A entrada é livre. O acesso às atividades será garantido por ordem de chegada dos interessados até a capacidade máxima dos espaços. A programação pode ser conferida aqui.
Museu de Arte Moderna Rio de Janeiro
Av Infante Dom Henrique 85
Parque do Flamengo

O Festival CulturaDigital.Br, em parceria com a produtora Filmes para Bailar, realizou um video de divulgação convidando todo mundo a participar do encontro que acontece de 2 a 4 no MAM Rio e no Odeon Petrobras, no Rio de Janeiro.
O filme foi construído a partir de uma diretriz: reforçar a chegada do encontro ao Rio de Janeiro. A partir daí, surgiu a proposta de utilizar as faixas transparentes multicoloridas que compõem a identidade visual do Festival para percorrer as ruas da capital carioca: o centro, a praia, os morros e, finalmente, os lugares sedes do encontro.
Este processo incluiu também a construção coletiva de 7 “tags” que caracterizam o Festival: Diversidade, Colaboração, Compartilhamento, Liberdade, Remix, Afetividade e Ativismo. Além da definição de 3 frases orientadoras: ”O futuro é agora”, ”A vida é um laboratório” e ”Invente seu caminho”, elementos textuais que foram incorporados ao trabalho audiovisual.
O resultado é um video com a cara do Festival: construído a vários mãos e aberto para a recriação por quem se interessar.

Vale lembrar que o festival acontece durante a alta temporada do Rio de Janeiro. Preparar sua viagem com antecedência é o melhor caminho para encontrar opções de transporte e hospedagem com o melhor custo-benefício.
Aqui você poderá encontrar algumas dicas para essa fase.
http://culturadigital.org.br/cobertura-colaborativa/

Grande parte da programação do Festival

será composta por projetos selecionados na Chamada Pública. Aqui você pode saber mais sobre os 358 projetos inscritos, de quase todos os Estados do Brasil e dos cinco continentes. Um qualificado mapeamento de projetos, ideias e redes com atuação destacada e inovadora nas áreas de cultura, política e tecnologia.
Um processo dinâmico e vivo como o Festival CulturaDigital.Br só pode ser realizado com o suor de muitas cabeças. Desde a primeira edição, sob o nome de Fórum da Cultura Digital, em 2009, até este ano,  foram muitas as pessoas que contribuíram e continuam contribuindo para que o encontro seja incrível e que ele perdure até a realização do próximo.

Organizamos a programação complexa do Festival CulturaDigital.Br numa planilha pública do Google Calendar. Assim, os usuários do serviço podem incorporar os eventos que quiserem aos seus próprios calendários, além de outras opções úteis e bacanas :)
  • escolher os eventos exibidos (clique na seta em cima do calendário e elimine/insira a lista que quiser)
  • conhecer detalhes de cada evento (basta clicar sobre a caixa e ler a descrição, com links e mapa)
  • saber a duração de cada evento (e se programar direitinho para não perder nada)
Siga as cores de cada eixo da programação:
Visualidades Mostra de experiências Espaço multimídia Arena
Encontro de rede Laboratório experimental Palestrantes Show
Sábado, 3/12

 

Domingo, 4/12
https://www.google.com/calendar/embed?src=u10dm6iiqk49pan4pkjnlon23o%40group.calendar.google.com&ctz=America/Sao_Paulo
https://www.google.com/calendar/embed?src=h909t35q6uspeqfnc17k3e8qr4%40group.calendar.google.com&ctz=America/Sao_Paulo

Grade completa aqui:

  http://culturadigital.org.br/programacao/grade/




Por Renata Tonezi e Luiza Peixe

Os cartazes colaborativos do Festival CulturaDigital.Br

Quando lançamos a chamada pública convidando designers, artistas, ilustradores e interessados para criarem cartazes de divulgação do evento se apropriando da identidade visual do Festival, não esperávamos que a ação teria tanta repercussão. Recebemos um total de 48 cartazes de diversas cidades do Brasil, incluindo outros países. Todos os cartazes enviados receberam créditos no material de divulgação com a licença Creative commons BY-SA 3.0, que permite divulgação, livre adaptação e eventuais remixes.
O mais bacana, além da participação dos colaboradores, foi ver o quanto as pessoas se dedicaram para criar e transmitir um conceito que dialogasse com os temas abordados pelo Festival. Trabalhar de forma colaborativa ainda é um desafio dentro da comunidade dos designers. Além de levantar dúvidas e questionamentos sobre a forma ideal de como documentar as etapas, metodologias e técnicas utilizadas na criação de um projeto, gera algumas polêmicas sobre o assunto.
Esta ação foi inspirada pela metologia utilizada no desenvolvimento de software livre, e tem sido também discutida por grupos de designers de produtos. Seguindo a lógica proposta pelos desenvolvedores, a proposta é abrir o processo de criação, documentar as etapas e compartilhar a metodologia de criação.
Esse movimento nos motivou a inicialmente abrir uma roda de discussão sobre o tema com outros designers e interessados durante o Festival. Com o passar dos dias foram surgindo novas e boas ideias. Uma delas foi a de pesquisar e compreender mais a fundo como seria o formato de trabalhar com design de forma colaborativa. Convidamos, então, o Henrique Monnerat (letslevo.com), que ministra workshops e oficinas sobre o tema Design Livre, para fazer uma breve apresentação sobre a proposta. Além da parte teórica pensamos também que seria muito produtivo explorar o lado técnico do processo, então convidamos o Felipe Sanches “Juca”, membro e responsável pelo Garoa Hacker Clube e desenvolvedor doInkscape, para fazer parte do nosso bate-papo sobre softwares livres de desenho.
Para dar continuidade a essa ação, estamos convidando todos os colaboradores, designers e interessados para remixarem os cartazes colaborativos enviados para o Festival em uma oficina.

Design Commons


Oficina que busca incentivar projetos abertos, aproximar os designers dos sofwares livres de desenho e dar continuidade à ação dos cartazes colaborativos. A oficina está prevista para acontecer no domingo, 04/12 das 12h às 15h no Espaço Multimídia. Faça o download do Inkscape, teste e/ou traga dúvidas e sugestões.

Sobre a licença Creative Commons BY-SA 3.0

Todas as artes enviadas serão utilizadas como parte da identidade visual do Festival e todos os artistas receberão créditos em todo material de divulgação. Vale informar que os cartazes enviados nesta ação receberão a licença Creative commons BY-SA 3.0 para permitir eventuais remixes.

http://culturadigital.org.br/cartazes-colaborativos/lista/

Como chegar?

De avião
Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão/Antônio Carlos Jobim
Av. 20 de Janeiro, Ilha do Governador
Tel: (21) 3398-5050 e (21) 3393-2288
Confira a
lista de Companhias Aéreas que operam no aeroporto
Aeroporto Santos Dumont
Praça Senador Salgado Filho, Centro
Tel: (21) 3814-7070
Confira a
lista de Companhias Aéreas que operam no aeroporto
De ônibus
Terminal Rodoviário Novo Rio
Av. Francisco Bicalho, 1, Santo Cristo
Tel: (21) 3213-1800

As empresas São Geraldo (0800-704-3496), Itapemirim (0800-723-2121), Cometa (4004-9600), 1001 (4004-5001), Águia Branca (4004-1010) e Penha (0800-723-2121) têm saídas das principais capitais do país
De carro
Do Centro-Oeste e Minas Gerais: acesso pela BR-040
De São Paulo: acesso pela Via Dutra
Do Litoral Norte de São Paulo: acesso pela Rio-Santos
Do Sul e do Nordeste: acesso pela BR-101

Onde ficar?
O Festival tem fechado parcerias com hostels legais no Rio de Janeiro para oferecer descontos nos dias do encontro.
Os nossos parceiros para hospedagem são:
Além disso, selecionamos alguns sites que reunem dicas de Albergues; Pousadas; Apart Hotéis; Hotéis; e Pousadas no Rio de Janeiro
Estamos abertos a negociar espaços para abrigar coletivos, redes, grupos com muitos integrantes. Entre em contato!


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by The Hedonist Cover Art: "Portrait of Sun Ra", oil on canvas by Paul David Elsen

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