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“Não há homem imprescindível, há causa imprescindível. Sem a força coletiva não somos nada” - blog da retórica magia/arte/foto/imagem.

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Producao Fotografica para Publicidade - aspectos importantes

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Produção Fotográfica para Publicidade


Quando trabalhamos com grandes agências, não precisamos nos preocupar com a produção das fotos, há sempre alguém encarregado disso, porém, há certos “truques” e certas necessidades que somente o fotógrafo saberá de sua necessidade e somente ele poderá providenciar. Não costumamos nos preocupar com qual roupa e que tom de maquilagem o/a modelo usará, porém devemos estar preocupados com que tipo de produto será vendido e qual o público alvo, visto que para a criação de um “clima” com a iluminação é necessário sabermos os objetivos do cliente.


Nas produções comerciais deseja-se que seja transmitida alguma mensagem ao
consumidor, em outras produções, como nas científicas, a interferência do fotógrafo sobre a peça e o ambiente fotografados deve ser a mínima possível. Em ambos os casos, o
fotógrafo deve estar atento às características que devem ser ressaltadas e àquelas que
devem ser disfarçadas.


A fotografia publicitária não está vinculada explicitamente às agências, ela pode
acontecer de maneira autônoma (freelance), num trabalho que alia o conhecimento
fotográfico e o publicitário. Por isso, seguem abaixo algumas áreas de atuação para quem
estiver querendo “andar com as próprias pernas”, e ainda, um passo-a-passo de produção.


Algumas áreas de atuação do fotógrafo freelance:



  • Restaurantes - cardápio
  • Indústria - registro documental, divulgação, têxtil, etc...
  • Construção civil
  • Comércio local e varejo- açougues, pet-shops, papelarias, etc.
  • Além de serviços terceirizados agenciados por profissionais publicitários, agências, veículos, associações e entidades, órgãos covernamentais, etc...





A produção de uma fotografia comercial:



  1. Preparar um briefing;
  2. Idéias prévias da utilização da fotografia;
  3. Marcar uma reunião com o dono/ diretor/ gerente.



Expor superficialmente suas idéias, o suficiente para vendê-las:



  • Numa pequena empresa, basta um portfólio e tudo que for dito impresso;
  • Em empresas médias e grandes, uma apresentação mais requintada é necessário, talvez um power point onde a idéia é exposta, acompanhada por um currículo sucinto (apenas sobre fotografia) e um portifólio bem elaborado.



Como fazer o preço:


Devem ser considerados todos os itens materiais, além do desgaste
do equipamento e deslocamento, como na tabela em anexo.
o Fazer uma primeira visita ao local onde serão realizadas as fotos.



  1.  Ir preferencialmente no mesmo horário em que serão realizadas;
  2.  Observar luz;
  3.  Verificar o que deve e o que não deve ser mostrado;
  4.  Estudar possíveis enquadramentos;
  5.  Verificar dificuldades como: superfícies reflexivas, transparentes, ambientes muito escuros.



fonte:
Apostila criada por Adriana B. Ferreira Cunha, para uso na disciplina de Fotografia 1
Publicitária, oferecida pela Escola de Belas Artes da UFMG, no 1° semestre de 2006.




O Diretor de Arte - quem é esse cara?

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