Produção Fotográfica para Publicidade
Quando trabalhamos com grandes agências, não precisamos nos preocupar com a produção das fotos, há sempre alguém encarregado disso, porém, há certos “truques” e certas necessidades que somente o fotógrafo saberá de sua necessidade e somente ele poderá providenciar. Não costumamos nos preocupar com qual roupa e que tom de maquilagem o/a modelo usará, porém devemos estar preocupados com que tipo de produto será vendido e qual o público alvo, visto que para a criação de um “clima” com a iluminação é necessário sabermos os objetivos do cliente.
Nas produções comerciais deseja-se que seja transmitida alguma mensagem ao
consumidor, em outras produções, como nas científicas, a interferência do fotógrafo sobre a peça e o ambiente fotografados deve ser a mínima possível. Em ambos os casos, o
fotógrafo deve estar atento às características que devem ser ressaltadas e àquelas que
devem ser disfarçadas.
A fotografia publicitária não está vinculada explicitamente às agências, ela pode
acontecer de maneira autônoma (freelance), num trabalho que alia o conhecimento
fotográfico e o publicitário. Por isso, seguem abaixo algumas áreas de atuação para quem
estiver querendo “andar com as próprias pernas”, e ainda, um passo-a-passo de produção.
Algumas áreas de atuação do fotógrafo freelance:
- Restaurantes - cardápio
- Indústria - registro documental, divulgação, têxtil, etc...
- Construção civil
- Comércio local e varejo- açougues, pet-shops, papelarias, etc.
- Além de serviços terceirizados agenciados por profissionais publicitários, agências, veículos, associações e entidades, órgãos covernamentais, etc...
A produção de uma fotografia comercial:
- Preparar um briefing;
- Idéias prévias da utilização da fotografia;
- Marcar uma reunião com o dono/ diretor/ gerente.
Expor superficialmente suas idéias, o suficiente para vendê-las:
- Numa pequena empresa, basta um portfólio e tudo que for dito impresso;
- Em empresas médias e grandes, uma apresentação mais requintada é necessário, talvez um power point onde a idéia é exposta, acompanhada por um currículo sucinto (apenas sobre fotografia) e um portifólio bem elaborado.
Como fazer o preço:
Devem ser considerados todos os itens materiais, além do desgaste
do equipamento e deslocamento, como na tabela em anexo.
o Fazer uma primeira visita ao local onde serão realizadas as fotos.
- Ir preferencialmente no mesmo horário em que serão realizadas;
- Observar luz;
- Verificar o que deve e o que não deve ser mostrado;
- Estudar possíveis enquadramentos;
- Verificar dificuldades como: superfícies reflexivas, transparentes, ambientes muito escuros.
fonte:
Apostila criada por Adriana B. Ferreira Cunha, para uso na disciplina de Fotografia 1
Publicitária, oferecida pela Escola de Belas Artes da UFMG, no 1° semestre de 2006.
O Diretor de Arte - quem é esse cara?
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