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Rock in Rio a ideia o sonho e a realidade do mundo do rock

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Campanha para os Medinas


ROCK IN RIO REFORÇA DIÁLOGO COM FÃS VIA PLATAFORMA DIGITAL

O novo site tem blog com conteúdo exclusivo sobre os bastidores e agrega em um só local ferramentas sociais para estabelecer uma comunicação mão dupla. 


cidade_do_rock3O Rock in Rio está de volta ao Rio de Janeiro, sua cidade de origem, após ter se tornado uma marca global. Ele é, hoje, o maior festival de música e entretenimento do mundo e causa grande impacto no turismo, indústria fonográfica e economia. Em suas nove edições, sendo três no Brasil (1985, 1991 e 2001), quatro em Portugal (2004, 2006, 2008 e 2010) e duas na Espanha (2008 e 2010), reuniu mais de 5 milhões de pessoas e 656 bandas. Além disso, suas 780 horas de música foram transmitidas para 1 bilhão de telespectadores em 80 países.
Com o mote Por um Mundo Melhor, o Rock in Rio sempre buscou o pioneirismo em seu modelo de negócios, visando uma atuação consciente e socialmente responsável. Essa atitude vai desde a compensação das emissões de carbono até a escolha de parceiros com atuação socioambiental e apoio a projetos de educação.
Conscientes da força dessa marca, os organizadores do evento buscaram este ano uma agência especializada para realizar a estratégia de comunicação digital de forma atraente e ousada, com foco em relacionamento, conteúdo, serviços e engajamento. A postura de sustentabilidade e conscientização estará refletida na estratégia on‐line: mesmo um ano antes do início dos shows, a plataforma digital oferece ao público um conteúdo relevante e inspirador, acompanhando cada passo da produção do festival e estimulando o compartilhamento de idéias por um mundo melhor.


“A filosofia do festival pode ser resumida em três palavras: convergência, convivência e permanência” – revela o empresário Roberto Medina, que criou o Rock in Rio no início da abertura política brasileira e foi responsável por abrir as portas do país para as grandes atrações internacionais.


Seguindo essa filosofia, o site terá um conteúdo com foco no entretenimento e na mobilização do público, estimulando mudanças de atitude no dia a dia. Dessa maneira, irá além da divulgação e cobertura dos shows: conterá uma agenda cultural periódica e outros serviços, estabelecendo um canal permanente de convergência artística e transformação social. 


wallpaper-guitar Nessa nova versão, o site traz: o tradicional contador regressivo de dias até o festival; um blog escrito pela produção, por personalidades e pelo internauta; uma seção multimídia onde estarão disponíveis conteúdos para download; um tour pela Cidade do Rock e novidades sobre sua construção; imagens e dados históricos do festival acompanhando sua linha do tempo; TV Rock in Rio com vídeo‐depoimentos e arquivo de imagens; além de concursos, ações especiais e solução de dúvidas freqüentes.


Complementando o site, todo o conteúdo e serviços da estratégia digital estarão presentes de forma integrada em redes sociais como Facebook, Twitter, Flickr e Youtube, entre outras ferramentas de diálogo digital. Fora isso, inúmeras parcerias comerciais serão anunciadas em breve com ações contextualizadas que promoverão interatividade e diálogo entre marcas e público, utilizando a plataforma digital do Rock in Rio como meio – ações que vão desde aplicativos e games até um guia de lazer e entretenimento para a cidade do Rio de Janeiro, o “How to Rock in Rio”.


A agência de conteúdo e relacionamento Grudaemmim é a responsável pela criação de toda a plataforma digital do Rock in Rio, incluindo o site, perfis oficiais, geração de conteúdo e relacionamento em multiplataformas. “Queremos promover o diálogo. Uma comunicação realmente produtiva é aquela onde existe uma conversa e ambos os lados podem falar e ouvir com a mesma eficiência” ‐ explica Alberto Blanco, sócio‐fundador da Grudaemmim. “Será uma plataforma digital que crescerá a cada dia de forma colaborativa. Nós faremos nossa parte e contaremos com os fãs do festival para que deixem suas marcas pessoais também no projeto”, conta Blanco.


Para mais informações, visite o site oficial: www.rockinrio.com.br
Assessoria de Imprensa Grudaemmim
Cartaz Comunicação
www.agenciacartaz.com.br
Leandro Matulja e Sandra Calvi

Informações para Imprensa:
Ana Luiza Galvão (+55 11) 3871-3030 ramal 215
ana@agenciacartaz.com.br
Assessoria de Imprensa Rock in Rio
Approach
www.approach.com.br
Tel: (21) 3461-4616 r. 152 / 8818-4845
Fabiana Guimarães Lavinas
fabiana.guimaraes@approach.com.br






VEJA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O FESTIVAL E COMO GARANTIR SEU LUGAR NO ROCK IN RIO AQUI.


ROCK IN RIO: NÚMEROS QUE IMPRESSIONAM



Em 25 anos, foram investidos 247 milhões de euros para um público de mais de cinco milhões de pessoas.
Com 25 anos de história, o Rock in Rio é hoje mais do que o maior evento de entretenimento e música do mundo. Ao longo de nove edições, mobilizou um público de mais de cinco milhões de pessoas que assistiu, em 57 dias, 653 atrações que passaram em mais de 780 horas de música, com transmissão para mais de um bilhão de telespectadores, em 80 países. Ao todo, o investimento ultrapassou 247 milhões de euros. Além disso, mais de cinco milhões de euros foram destinados a projetos sociais. Mais do que números expressivos de público e investimento, o Rock in Rio movimentou a economia dos lugares por onde passou: foram mais de 39 mil empregos diretos nesses anos. 


filipeta-rir-cardE não para por aí: em 2011, de volta à sua terra natal, o Brasil, a expectativa é que o Rock in Rio atraia mais 600 mil pessoas para desfrutarem com segurança e conforto cada uma das atrações que serão oferecidas, como os palcos Mundo, Sunset e Eletrônica, além de muitas outras novidades.


Esta história de sucesso mostrou força logo na primeira edição, em 1985. Neste ano, o Rock in Rio alavancou a indústria fonográfica brasileira, que cresceu 180%. Outro case foi com o McDonald’s, que entrou para o Guiness Book com um recorde de 58 mil hambúrgueres vendidos em apenas um dia.
Na segunda edição do evento, em 1991, decidiu-se que o Rio de Janeiro iria, mais uma vez, transformar-se na capital mundial do rock, e o evento foi realizado no Maracanã. Para o espetáculo, foram necessários três mil refletores para iluminar o estádio, sendo que 480 eram faróis de avião estrategicamente posicionados na cobertura. O evento foi transmitido para 55 países e teve o total de 580 milhões de telespectadores.


Quinze anos depois da primeira edição, o evento regressou à Cidade do Rock. O mesmo local que tinha recebido 1,380 milhão de pessoas — o equivalente a cinco Woodstocks. Em 2001, o festival gerou 350 milhões de dólares para a economia da cidade do Rio de Janeiro. Só na produção do espetáculo foram investidos mais de 30 milhões de euros. As enormes dimensões da Cidade do Rock absorveram mão de obra formada por três mil pessoas. O projeto foi responsável pela criação de sete mil empregos diretos. Em cada dia de espetáculo, 17 mil pessoas foram credenciadas para trabalhar, prestando serviços nas áreas de produção, segurança, limpeza, assistência médica, comercialização de produtos etc. Também foi neste ano que o Rock in Rio criou o projeto social Por Um Mundo Melhor, uma forte proposta social, com ênfase na área educacional e ambiental.


Em 2004, o evento cruzou as fronteiras quando Roberto Medina decidiu internacionalizar a marca e levou o Rock in Rio para Lisboa. Em seis dias, o Rock in Rio-Lisboa reuniu 386.300 pessoas. A repercussão internacional foi muito positiva: cerca de 60 países assistiram ao evento. Só no Brasil, 70 milhões de espectadores viram os concertos pela televisão. Com uma estrutura semelhante à da terceira edição, o Rock in Rio-Lisboa apresentou aos europeus a grandiosidade do projeto já consagrado no Brasil. Nos 200 mil m2 do Parque da Bela Vista foram montados o Palco Mundo (palco principal), a Tenda Raízes, a Tenda Mundo Melhor e a Tenda Electrônica. Foram 77 atrações — representantes da música portuguesa, grupos brasileiros e bandas internacionais consagradas — num total de mais de 120 horas de espetáculos. Mais de 700 jornalistas foram credenciados para fazer a cobertura diária do evento.
Dois anos após a primeira edição em Lisboa, em 2006, o Rock in Rio provou aos portugueses que tinha chegado para ficar. O investimento de 25 milhões de euros teve o retorno do público: em cinco dias, o evento recebeu 350 mil pessoas. E neste ano, o Parque da Bela Vista ganhou uma novidade: uma pista de neve verdadeira.
Já em 2008, na terceira edição do Rock in Rio-Lisboa, foram cinco dias de muita festa e alegria, que superaram as expectativas do público de 354 mil pessoas e da organização — com dois dias de lotação esgotada, com 90 mil pessoas em cada. Cerca de 800 jornalistas foram credenciados para fazer a cobertura diária e estima-se que a realização do evento tenha gerado mais de 63 milhões de euros de receita.
A primeira edição espanhola, também no ano de 2008, foi realizada na Cidade do Rock de Arganda del Rey, um espaço de 200 mil m2, em Madri. Assim como nos outros mercados, a organização apostou em apresentar artistas nacionais, grupos brasileiros e bandas internacionais consagradas. Foram credenciados mil jornalistas para fazer a cobertura diária, 20% deles estrangeiros. A Cidade do Rock recebeu 291 mil pessoas ao longo dos cinco dias de evento.


O Rock in Rio-Lisboa 2010 reafirmou o sucesso das edições anteriores: em cinco dias, 82 bandas tocaram para um público de 329 mil pessoas. O investimento total foi de 25 milhões de euros.
E para a edição espanhola deste ano, o montante foi de 27 milhões de euros. No Rock in Rio- Madri 2010, a cobertura jornalística bateu recorde com o credenciamento de 1.200 jornalistas. Ao todo foram 6.562 matéria publicadas sobre o evento, que reuniu 250 mil pessoas.


Mais informações:
APPROACH
Carolina Bellei

Tel: (21) 3461-4616, ramal 110 / (21) 8850-0388 carolina.bellei@approach.com.br



Artes
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ROCK IN RIO LANÇA CAMPANHAS “VOLTEI” E “CIDADE DO ROCK” E PROMETE SURPRESAS




O clima do Rock in Rio, o maior evento de entretenimento e música do mundo, começa a esquentar. A campanha “Voltei”, criada pela Artplan, tem início marcado para 7 de novembro, e foi produzida para transmitir ao público toda a emoção do retorno do evento à sua cidade natal após 10 anos. Essa primeira ação reforça que “em setembro de 2011, o sonho está de volta”. Na semana seguinte, a campanha “Cidade do Rock” trará filme e spot para apresentar as novidades do festival que estão vindo para o Rio de Janeiro e aumentar ainda mais a expectativa para a grande festa.


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O primeiro filme, “Voltei”, de um minuto, é impactante: traz imagens da cidade maravilhosa de vários ângulos e mostra a guitarra, símbolo do Rock in Rio, nas mãos da modelo Luize Altenhofen, que exibe o instrumento no alto de um prédio. A campanha envolve também spots de 30 segundos para rádio.
As ações, que ainda incluem anúncios em jornais, revistas, web e mídia internacional, iniciam a contagem regressiva para o Rock in Rio e relembram as nove edições do evento que marcou época e reuniu mais de 5 milhões de pessoas e 656 bandas em mais de 780 horas de música. Em clima crescente de comemoração, será apresentada a campanha “Cidade do Rock”, que inclui filme e spots.
Em 30 segundos, esse segundo filme mostra ao público, o sucesso do festival na Europa e destaca a super estrutura que será montada em três espaços diferenciados: o Palco Mundo, o Palco Sunset e a Eletrônica. Ainda serão exibidas outras diferentes atrações desta edição, como roda-gigante, montanha russa, free fall, tirolesa, entre muitas outras novidades. No fim, a Artplan ainda aguça a curiosidade do público: a partir do dia 19 de novembro, é melhor se preparar para ganhar um presentão de Natal. Fica mais uma expectativa sobre tudo o que está reservado para essa grande festa, que ainda promete muitas surpresas.



Ficha Técnica Título: “Voltei” e “Cidade do Rock”
Cliente: Roberto Medina
Criação: Roberto Vilhena, Betoca Jencarelli, Jorge Falsfein, André Sampaio, Ana Esteves e Leandro Valente
Atendimento: Rodolfo Medina, Elisa Simões e Mariana Lellis Produção RTVC: Rodolpho Donato e Tatiana Torres
Produção gráfica: Ronaldo Martins, Davi Vidal e Ana Paula Aguiar
Art Buyer: Bianca Repsold
Data da produção: Agosto de 2010
Produtora: Tycoon
Foto: Ricardo Cunha
Período de veiculação: 07 a 18/11/2010



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JINGLE DA CAMPANHA

Poucas músicas-tema foram tão marcantes como essa, que desde 1985 causa arrepios em quem pôde ouvi-la ao vivo, cercado por milhares de pessoas no maior evento de música e entretenimento do mundo.


Trilha Rock in Rio 2011 by RockinRio

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by The Hedonist Cover Art: "Portrait of Sun Ra", oil on canvas by Paul David Elsen

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