Buzz no Twitter sobre o debate dos candidatos à Presidência
A E.Life, empresa brasileira em inteligência de mercado e gestão do relacionamento 2.0 nas redes sociais, monitorou o buzz sobre o primeiro debate dos candidatos à Presidência, que aconteceu no dia 5 de agosto, na TV Bandeirantes. A E.Life analisou o volume das mensagens publicadas via Twitter sobre cada candidato entre as 10h do dia 5 de agosto e 12h do dia 6 de agosto. Além dos volumes, foram analisadas também as principais hashtags – organizadores e sinalizadores de informação utilizados em posts no Twitter e sinalizados por # – associados a cada um dos participantes.Dilma Marina Plínio Serra
O debate na Band foi muito associado à Dilma, nos tweets que aconteceram durante a programação. Através das hashtags, foram notados dois movimentos: um de apoio à candidata, manifesto em expressões como #lula, #pt e #agoraedilma, #ondavermelha (há um movimento pró-Serra com #ondaazul), e outro de apoio a Serra: #serra45, #serravence, #serra. Algumas falhas, como o fato de a candidata gaguejar, geraram críticas expressas por termos como #fail, #dilmafail ou #deusemas Demais candidatos, como #serra, #marina e #plínio foram citados
Serra também foi muito associado ao debate, conforme demonstram as hashtags relacionadas ao tema: #debate, #debateband. Nota-se um movimento de entusiastas do candidato, que divulgaram conteúdo associado à vitória do candidato: #serravence, #ondaazul. Críticas à postura de Serra no debate surgem nos tweets, quer por brincadeiras – #trocadilhofail, #piadasfail (piada sobre a diferença de postura entre Serra e Marina: “enquanto Marina Planta árvores, José Serra” – ou por propostas políticas: #jaouvimosissoantes. #dilma, #plinio e #marina foram associados ao candidato.
Marina foi muito associada às piadas e trocadilhos sobre seu posicionamento político, com destaque para aquela relacionada ao plantio de árvores. #pelavoltadoscassinos e #vivaobingo surgem de uma brincadeira originalmente publicada pelo perfil @nairbello acerca de alguns dados trabalhados pela candidata. Grupos de apoio se posicionaram frente às redes sociais: #euvotomarina, #marinapresidente. Algumas pessoas, a partir de um posicionamento da candidata em defesa dos índios, passaram a defendê-la e pedir debate através de #euquerodebate.
Plínio Arruda foi associado a Dilma através de piadas, como por exemplo “Plínio Arruda ganhou a pele no pescoço que a Dilma tirou. #MáDistribuiçãoDe- Pelanca”, publicada originalmente por @nairbello. O fato de o candidato ter ficado em primeiro lugar nos trending topics mundiais suscitou uma série de piadas denominadas #plinioarrudafacts. A postura ácida do candidato gerou expressões como #euri e #trollrito (internauta que faz piada com outros internautas). Grupos de apoio ao candidato se manifestaram - #plinio50.
O estudo tornou possível uma leitura rápida daquilo que se falava sobre a performance dos candidatos no debate, durante o desenrolar do programa. “É importante observar que o candidato Plínio, mesmo sendo a revelação do debate e ter aparecido nos trending topics do Twitter, teve um número de menções menor que os demais. Não se sabe de uma relação comprovada entre entrar nos trending topics e o volume de buzz no Twitter. Nossa hipótese é de que o algoritmo dos TT leve em consideração o passado, ajudando a identificar as novidades, picos repentinos de temas e assuntos que nunca tiveram grande volume e que aparecem com picos pela primeira vez”, diz Alessandro Barbosa Lima, CEO da E.Life. O levantamento foi realizado por meio do Tweetmeter, software desenvolvido pela própria E.Life para monitorar, em tempo real, a comunicação boca a boca online.
fonte: E.LIFE Proxxima Setembro 2010
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