Scientia Ad Sapientiam

Scientia Ad Sapientiam
“Não há homem imprescindível, há causa imprescindível. Sem a força coletiva não somos nada” - blog da retórica magia/arte/foto/imagem.

Pesquisar este blog

Criatividade e Meditacao

Leave a Comment

Seria mais fácil enrolar o céu com um pano do que obter a verdadeira felicidade sem o conhecimento de Si Próprio.
Upanishads

Quando comecei a meditar, eu estava tomado por ansiedades e medos. Sentia deprimido e com raiva.
Muitas vezes eu descarregava essa raiva na minha primeira mulher. Após duas semanas de meditação, ela se aproximou de mim e disse: “O que está havendo?”. Fiquei quieto por alguns instantes. Até que perguntei: “O que quer dizer?”. Ela continuou: “A raiva, aonde foi parar?”. E eu nem tinha notado a mudança...


Costumo chamar esse tipo de depressão e raiva de Sufocante Traje de Borracha de Palhaço da Negatividade.
Ele é sufocante e a borracha fede. Mas logo que você começa a meditar e a mergulhar mais fundo, o traje de palhaço se dissolve. E quando começa a dissolver, finalmente você se dá conta do quanto esse traje é pútrido e fétido. E quando ele se dissolve completamente você tem a liberdade.


A raiva, a depressão e o sofrimento são muito bonitos nos enredos, mas venenosos para os artistas e quem trabalha com arte.
São como torniquetes para a criatividade. Se você estiver preso neste torniquete, vai ser difícil se levantar da cama e mais ainda vivenciar o fluxo de criatividade e idéias.

Para criar é preciso ter clareza. Você  tem que ser capaz de pegar as idéias.


As idéias são como peixes


Se você quer pegar um peixinho, você pode ficar em águas rasas. Mas se quiser um peixe grande terá que entrar em águas profundas. Quanto mais fundo mais poderosos e mais puros são os peixes.
Peixes enormes, abstratos e, realmente maravilhosos. Quanto mais você expande a consciência, a atenção, mais fundo é o mergulho nessa fonte, e maior o peixe que você pode pegar.

Meus 33 anos de pratica no programa de meditação Transcendental têm sido fundamentais para o meu trabalho com arte, e para todas as áreas da minha vida. Para mim, isso é uma forma de mergulhar mais fundo em busca do peixe grande.

Fonte: extraído do livro Em Águas Profundas, de David Lynch, editora Gryphus.
Read More...

_hedonism_taken_serious

by The Hedonist Cover Art: "Portrait of Sun Ra", oil on canvas by Paul David Elsen

World_cloud

banner

Louco ou criativo, depende de que lado voce está.
Inovador ou bizarro, ousado ou abusado, diferente ou excêntrico, qual sua imagem?

Top_blog